terça-feira, julho 06, 2010

Panna cotta com gelatina de maracujá

English version

Passion fruit jelly panna cotta / Panna cotta com gelatina de maracujá

Obrigada a todos pelos comentários no post de aniversário do blog! Vocês são mesmo os leitores mais queridos do mundo!

O blog me fez mudar de opinião sobre vários alimentos: pratos dos quais eu não gostava, ou melhor, achava que não gostava, entraram para a lista dos favoritos. E as gelatinas são um bom exemplo: eu as achava chatas até provar aquelas preparadas com suco de fruta de verdade.

Esta gelatina de maracujá é um tantinho diferente da que fiz há algum tempo – a outra receita misturava sucos de maracujá e laranja – e casa super bem com a panna cotta; o único “porém” para mim aqui foi a panna cotta, pois a prefiro mais cremosa – usarei menos gelatina da próxima vez.

Passion fruit jelly panna cotta / Panna cotta com gelatina de maracujá

Panna cotta com gelatina de maracujá
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

Gelatina:
2 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de gelatina em pó, sem sabor e incolor
1-2 maracujás – a quantidade vai depender do tamanho as frutas
½ xícara + 1 colher (sopa) - 112g - de açúcar refinado
1 ¼ xícaras (300ml) de água, extra

Panna cotta:
2 colheres (sopa) de água
2 colheres (chá) de gelatina em pó, sem sabor e incolor*
2 xícaras (480ml) de creme de leite fresco
1/3 xícara (47g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, sementinhas raspadas com as costas da faca

Prepare a gelatina: coloque a água num potinho e salpique a gelatina por cima. Reserve por 5 minutos ou até que a gelatina absorva a água. Passe a polpa do maracujá por uma peneira fina – você precisará de ¼ xícara (60ml) de suco.
Junte o suco de maracujá, o açúcar e a água extra numa panela e leve ao fogo médio, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe ferver, abaixe o fogo e ferva em fogo baixo por 3 minutos. Acrescente a gelatina e continue fervendo em fogo baixo, mexendo sempre, até a gelatina dissolver (1-2 minutos). Passe por uma peneira fina e divida a mistura entre seis copos/potinhos/moldes com capacidade para ½ xícara (120ml) cada (se você quiser desenformar a sobremesa, unte os potinhos com óleo vegetal neutro). Leve à geladeira até firmar (4-5 horas).
Agora, prepare a panna cotta: coloque a água num potinho e salpique a gelatina por cima. Reserve por 5 minutos ou até que a gelatina absorva a água. Junte o creme de leite, o açúcar, a fava e as sementinhas de baunilha numa panela e leve ao fogo médio, misturando algumas vezes. Deixe ferver. Acrescente a gelatina e continue fervendo em fogo baixo, mexendo sempre, até a gelatina dissolver (1 minuto). Passe por uma peneira fina e deixe chegar à temperatura ambiente antes de derramar sobre a gelatina já firme. Leve à geladeira por 4 horas ou até firmar.
Sirva nos recipientes ou desenforme.

* se você não for desenformar a sobremesa, use menos gelatina na panna cotta – ela fica bem mais gostosa menos durinha, mais cremosa

Rend.: 6 porções

31 comentários:

manjericota disse...

Pat, que ótima combinação, gelatina com panna cotta. Nunca provei, mas tá com uma carinha deliciosa...Sabe q nunca tentei gelatina com frutas frescas....

Bjo gde, Dani :)

Quéroul disse...

ai, gostei desse jeito diagonal que você colocou a gelatina e o creminho.

que fofor.
=***

tatiane disse...

Que idéia boa gelatina com suco de fruta. Também acho tão sem graça que prefiro nem comer. Preciso experimentar panna cotta. Concordo que o efeito diagonal deixou a sobremesa mais atraente ;)
beijão

Jean Y. disse...

Patrícia, vc leu meus pensamentos!
Esses dias atrás estava pensando em fazer panna cota, somente para experimentar, pois nunca havia tentado.
Cheguei a ver uma receita na revista Nestlé, mas o sedentário aqui ficou com preguiça de fazer.
Em breve farei esta, então te conto como ficou!
Brigadão!

Salsa Verde disse...

Olá Patrícia,
Esta panna cotta, com esta combinação de sabores, deve ser dos Deuses!!
A apresentação, como é hábito, nota 10!! Adoro as tuas fotos e o modo como apresentas as fantásticas receitas que preparas!
Beijinhos,
Lia.

Kátia Aguiar disse...

Olá Patrícia, boa tarde.
Aqui estou buscando inspiração para minha tarde de terça-feira. Estou de férias e pretendo experimentar algumas de suas receitas. Aproveito para te perabenizar pelo niver do TK, pena que não o conheci antes. Boa sorte para os próximos anos. Um bjo. Kátia Aguiar.

Nereime disse...

Patricia,
que gostoso chegar aos quatro anos de blog e com mais animação ainda, como leitora, sinto vc radiante a cada post ,parabéns!!
Preciso provar gelatina com suco de frutas ...adoro gelados com cremes!!
bjs

Ana disse...

Adoro panna cotta, amo de paixao. Acho um dos doces mais deliciosos que ha pois adoro creamy and milky desserts!
Nunca experimentei a combinacao da panna cotta com maracuja mas morro de vontade.
Aqui aonde moro nao tem maracuja, somente polpa congelada q encontro no supermercado mexicano. Voce acha q daria certo Patricia?
Aprendi a fazer panna cotta depois q vim morar nos EUA e nunca fiz nas vezes q voltei ao Brasil, apesar q eu como maracujas de colherzinhas aos montes quando vou visitar a familia, acho maracuja eh uma fruta gostosa demais!
Bjs
Ana

Erica Yamamoto Ferreira disse...

Patrícia, adoro doces com maracujá, esse está com uma bela apresentação!

Zoe disse...

Patricia! Parabéns pelos 4 anos do blog! Adoro suas receitas! E suas fotos tbm! Falam que uma boa comida começa com uma boa apresentação! E realmente suas fotos já dão água na boca! São inspiradoras!! Vc acredita que achei uma melancia deliosa!? Mas estava tão boa que não tive tempo de fazer mais nada com ela, acabou rapinho!! devoramos de uma só vez!! Agora com o verão aqui, as frutas estão ótimas cerejas, morango, melancia!
Ah, essa semana provei uma comida típica holandesa que nunca tive coragem, é um peixinho cru em conserva chamado hering com cebola cortada em quadradinhos veja a foto http://thumb18.shutterstock.com.edgesuite.net/display_pic_with_logo/87573/87573,1241785680,2/stock-photo-dutch-raw-fish-herring-with-flags-and-onions-29886076.jpg

http://www.destentor.nl/multimedia/archive/00303/haring_303234b.jpg

até que era gostoso!!
Bom, parabens novamente!!
beijos

Zoe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Teresa Rebelo disse...

Boa ideia fazer pannacotta em frasquinhos para não ter que desenformar, estão lindos!
Esta semana fiz pannacotta pela primeira vez mas a parte de desenformar não resultou muito bem...

Bjs e parabéns pelo blog e pela sua dedicação ao projecto :-)
Teresa (Lume Brando)

nubets disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristina disse...

Olá Patricia, a sua sobremesa está simplesmente fantástica! Nunca fiz gelatina "caseira", mas como as versões "caseiras" são regra geral as melhores, fiquei muito tentada! A conjugação com a panna cotta deve ser de ir aos céus. E com sabor a maracujá, ainda por cima :)

Levi Pereira disse...

Paty, amo maracujá... Essa gelatina feita com suco da fruta deve muuito melhor que as que se compra no mercado!!!
BjoOos...

P.S.: Dá uma olhadinha nesse blog, quando vi não acreditei, as comidas parecem obras de arte, saiu várias reportagens sobre ele, você vai amar...
http://epicute.com/
http://gnt.globo.com/Gourmet/Materias/Cupcakes--cookies-e-mais--blog-reune-comida-fofa-em-fotos-caprichadas.shtml

To mandando também um link, como sugestão da próxima receita! (rsrs)
http://gnt.globo.com/Gourmet/Materias/Whoopie--o-novo-hit-das-delicatessens.shtml

Anônimo disse...

Olá, tudo bem?
Sou de uma agência de publicidade e estaou em busca de bons blogs pra uma ação que estamos promovendo, se houver interesse me escreva por e-mail =)
jessica@simplebrasil.com
beijos!

tatiane disse...

Pat, ultimamente só tenho achado as gotas de chocolate na central do sabor, lá tem de todos os tipos.
bjs

ameixa seca disse...

Também não sou grande fã de gelatinas mas tenho feito sobremesas com ela que me têm surpreendido muito :) Esta panna cotta ficou belíssima :)

Lorena Bezerra disse...

Patricia,
confesso que nunca comi uma Panna cotta, ou se comi não sabia o que era, hehehehe, mas fiquei tentada a experimentar!!!!
=D

Patricia Scarpin disse...

Dani, acho que você iria gostar!
Beijo!

Quéroul, eu vi algo parecido num site australiano, queria tentar fazer tb!
Que bom que você gostou, querida!
Beijão!

Tati, fica tão diferente! É impressionante!
Beijo, querida, obrigada!

Jean Y., não use a receita da Nestlé, não, pois provavelmente lá estará escrito para usar o creme de leite deles... E panna cotta deve ser feita com creme de leite fresco.
Beijo!

Lia, obrigada, querida! Que bom saber que gosta das fotos!
Beijo!

Kátia, muito obrigada! Espero que você goste das receitas.
Beijo!

Nereime, obrigada, querida! Que bom ler esse teu comentário!
Super beijo!

Ana, eu tb adoro creamy desserts, hum!
Acho que com a polpa congelada dá certo, sim! Eu amo maracujá, Ana, sou louca pelo cheiro, pelo sabor... Tudo! :)
Beijo, queirda!

Erica, muito obrigada!

Zoe, adorei saber da melancia, que delícia! E obrigada pelo comentário, mal posso acreditar que já faz 4 anos... Que doido, né? :)
Vi as fotos - menina, vc é corajosa! Eu não sei se teria coragem de comer, não! :)
Beijo e obrigada!

Teresa, você pode usar taças, copinhos, potinhos... Dá pra usar a imaginação. Estes que usei eram vidrinhos de azeitona, vc acredita? :)
Beijo e obrigada!

Desopilando, adorei ver os teus macarons, obrigada por me dar o link!
Beijo!

Cristina, as versões caseiras são sim melhores, acho qeu vc vai gostar!
Beijo!

Levi, eu vi os links - não gosto muito destas modinhas, mas lá tem fotos lindas.
Obrigada!

Tati, bom saber, querida. Obrigada!
xx

Ameixa, obrigada! Quero fazer gelatinas com outras frutas agora.

Lorena, acho que você vai gostar!

Cinthya Rachel disse...

lindo! eu sempre tenho um pé atrás com gelatina, mas nas suas receitas confio de olhos fechados! peguei uma de bolo num livro americano q dei de presente, iogurte com nozes, algo assim, qdo eu fizer te conto, parece diferente das brasileiras. bj

Carine disse...

Adoro suas receitas...primeira vez que faço uma e foi um sucesso! Parabéns...Até meu filho mais velho que é enjoado pra comer novidades adorou...parabéns e sucesso!

Chef Marcel Pitelli disse...

Excelente verrine!

A.C. disse...

Oi Patricia,
Ficou linda esta panacota!
Onde eu encontro creme de leite fresco (em SP)? Ja procurei e nunca encontro, acabo fazendo a sobremesa com creme de leite normal, mas fica super engordurado...
Tks!!
Andrea

Patricia Scarpin disse...

Cin, obrigada! Adorei esse gelatina com iogurte, me deixou curiosa!
Beijo!

Carine, muito obrigada ! Amei saber que a receita deu certo!

Marcel, obrigada.

Andrea, obrigada!
O creme de leite fresco é aquele vendido em garrafinhas plásticas, fica na geladeira do supermercado (é pasteurizado).
É facil achar em SP.
Beijo e boa sorte!

A.C. disse...

Apenas para registrar que finalmente comprei o creme de leite fresco (realmente hiper fácil de achar) e que diferença!! Obrigada, Patricia!
Um bjo, Andréa

Patricia Scarpin disse...

Andrea, que boa notícia! Obrigada a você por vir me contar!
xx

Bimboca disse...

Ola patricia bem fico com água na boca de ver tantas panna cotas e como falou num dos post, ha receitas que a gente não gostava até que se começa a faze-las e ficamos fás delas. No meu caso é de panna cota de baunilha. Esta com o maracuja despertou-me o interessa mas queria perguntar o seguinte. Comprei aqui em portugal uma polpa de maracuja integral da marca brasfrut, é de origem brasileira, o link é este http://www.brasfrut.com.br/

Tem 100g, conhece? será que daria para substituir por maracujá fresco? é que aqui agora encontra-se no supermercado mas são muito caros e não prestam. Fico a aguardar que me possa ajudar porque vou AMAR ESTA panna cota.
Beijinhos de portugal

Patricia Scarpin disse...

Oi!
Não conheço esta marca, mas se é polpa vai dar certo sim!
Espero que vc goste da receita!
Um beijo!

nubets disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marion H disse...

@Patricia Scarpin

Oi Patricia !

Você diz Bimboca que você não conhece a marca Brasfrut. O que marca é que você conhece e que você usa?
Por favor,

Muit obrigada

Marion