sexta-feira, julho 02, 2010

Muffins de iogurte e maçã

English version

Apple yogurt muffins / Muffins de iogurte e maçã

Andei fazendo o que lhes disse que faria: comecei a fazer mais pão. E tem sido ótimo. Mas a cabeça de vento aqui se esqueceu de comprar mais fermento biológico e usou a última colherinha para fazer a pizza do sábado à noite. :(

Por sorte havia fermento em pó na despensa – e uma maçã bem solitária na geladeira. :)

Muffins de iogurte e maçã
adaptados do The Williams-Sonoma Collection: Muffins

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
½ xícara (100g) de açúcar*
1 ¼ colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
¼ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
1 ¼ xícaras (325g) de iogurte natural integral
2 ovos grandes
5 colheres (sopa) de óleo vegetal de sabor neutro
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 maçãs do tipo Gala, descascadas, cabinhos e sementes removidos, picadas em cubinhos

Pré-aqueça o forno a 190°C; forre uma forma de muffin com 12 cavidades com forminhas de papel.

Numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato, o sal e a noz-moscada e faça um buraco no centro dos ingredientes. Em outra tigelinha ou jarra medidora, misture bem com um garfo o iogurte, os ovos, o óleo e a baunilha. Despeje esta mistura nos ingredientes secos, junte as maçãs e mexa ligeiramente com um garfo, só até umedecer os ingredientes, sem misturar demais – a massa não é lisa como a de um bolo e se você misturar demais os muffins ficarão duros.
Transfira a massa para as forminhas preparadas enchendo-as até ¾ de sua capacidade. Asse por 16-20 minutos ou até que cresçam e dourem (faça o teste do palito).

* estes muffins não ficam muito doces, o que em minha opinião os torna perfeitos para o café da manhã – acrescente mais açúcar se desejar

Rend.: 12 unidades – fiz metade da receita acima, usei forminhas com capacidade para 1/3 xícara (80ml) e ainda assim consegui 6 muffins

25 comentários:

nubets disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Salsa Verde disse...

Que lindos que ficaram e com esses sabores, imagino que sejam magníficos!
Beijinhos,
Lia.

risonha disse...

esta receita vai ser já anotada no meu caderno... muffins com maçã é um must... adoro!

cristal disse...

ai que delícia! eu tava mesmo procurando uma receita prática e fácil pra fazer com as maçãs perdidas da geladeira :)

Receitas para a Felicidade disse...

Já anotei e levo a receita, pena não poder roubar um desses muffins hehehe, estão bem fofos e apetitosos, beijos e bom fim de semana.

Mi Müller disse...

Oi Patrícia...
Báh meu piá vai adorar, mais um tipo de muffim para ele levar de lanche, ele já levou vários aqui do TK e sempre leva a mais para dividir cm os colegas que sempre querem os lanches caseiros dele :D
Como sempre inspirador, adoro a maneira como tu sempre te coloca nos textos, mesmo nos curtinhos, não são meramente receitas o que encontramos aqui, é uma conversa gostosa, daquelas regadas a café fresco e muffins de iogurte e maça.
estrelinhas coloridas...

Talita Rustichelli disse...

Olá, Patrícia. Achei seu blog por acaso na net e to adorando visitá-lo. As imagens são belíssimas e as receitas parecem deliciosas. Mesmo eu não tendo nenhum jeito com a cozinha e nem podendo comer muitas guloseimas, visito sempre este seu cantinho. Parabéns! Aliás, adoro o nome do seu blog também. Me lembra Mutantes... hehe... Beijão!

Claudia Lima disse...

Adoro bolos com iogurte e pouco açúcar. Uma receita para mim.
Ficaram lindos!
Bjs e bom findi :)

Giu disse...

Paty, você assina a revista da Donna Hay ? Como vc faz para recebê-las ? PS O seu blog continua lindo :) Você e a Elisa do La Cucinetta arrasam !

Delírios Gourmet disse...

Adorei essa receita!

Ah! Aproveita e passa lá no blog! Participe da Promoção Temperada!

http://deliriosgourmet.blogspot.com

Katia Bonfadini disse...

Linda foto e receita deliciosa!!!!!!!!!!! Ai, que vontade de entrar pela tela do computador e provar um pedacinho!!!! Bjs!

Valentina disse...

Sou como voce, levou maçã estou lá. O frutinha que fica bom ao ser cozida. Acho que de todas as receitas de maçã que já fiz ainda nao tive o privilégio de testá-la com noz moscada. estou fazendo uma anotação na minha gavetinha virtual. Quando vejo receita com iougurte ou coalhada já fico feliz pois já se sabe que a textura tem que ser show.BTw, esta xícara de café é para mim? Advinhou que estava com sede de um cafezinho.

Anônimo disse...

Adoro muffins! Esse de maçã parece delicioso! òtimo pra café da manhã!

Fiz outra sobremesa de limão, extra fácil!

Sobre o crumble, com a proporção certa ele ainda fica úmido, eu tenho q amassar mto??? Por isso q pus um pouco mais de farinha (pouco msm tipo 1 colher de sopa) pq ele não seca! Tendeu?

Beijos!!!

Levi Pereira disse...

Paty, ao invés de muffins, poderia fazer um bolo com furo central e acrescentar frutas secas (damasco, nozes, amêndoas, passas)Acho que ficaria divino!!!
bjos, querida tudo de bom... Continue assim sempre!!!

Rosana marangoni disse...

Pat, que delicia de muffin...
Posso substituir o yogurt por creme de leite UHT?
Pois aqui em casa ,o yogurt fica esquecido na geladeira e quando vejo ,data vencida...
Bjs

Patricia Scarpin disse...

Oi! Queria ver os teus macarons mas o link pro teu blog não funciona!
Beijo!

Lia, obrigada!
Beijo!

Risonha, espero que goste!

Cristal, faça sim! Espero que goste!

Mariana, muito obrigada! Uma ótima semana para você!

Mi, adorei saber dos lanches do teu filho, que delícia! Hoje em dia ninguém mais leva lanchinho feito em casa, ele deve estar revolucionando a hora do recreio! :)
Que bom que gosta daqui, fico feliz!
Super beijo e obrigada!

Talita, obrigada pelas visitas, volte sempre!
Beijo!

Claudia, obrigada! Uma ótima semana para você, beijoca!

Giu, assino lá no site da revista, as revistas chegam pelo correio.
Beijo e obrigada!

Katia, obrigada! :)
Beijoca!

Tina, eu quis dar uma mudada e fugir da tradicional canela - achei que ficou bom!
Pode se servir do café, amiga!

Liv, obrigada!
Você tem que amassar com as pontas dos dedos, esfregando os ingredientes secos na manteiga gelada até obter uma farofa grossa. E não deve colocar mais farinha, em hipótese alguma.
Beijo!

Levi, acho que dá certo, sim, mas tem que ver direitinho o tamanho da forma!
Beijo e obrigada!

Rosana, tudo bem? Não pode substituir, não.

___________________ disse...

Dá para botar a massa apenas nas forminhas de papel? Não desmorona não?
Adoro seu blog, adoro cozinhar também!

Patricia Scarpin disse...

Oi!
Não dá para assar só com as forminhas de papel, não - elas não suportam o peso da massa.
Obrigada pela visita!

Vans disse...

Noooooooossaaaaaaaaa que delícia!!! Farei o mais breve possível e passo aqui pra te dizer o quão delicioso ficou rs
Agora me diga: onde vc ocmprou essas forminhas azuis no tom claro? Não acho em canto algum :(
:*******

Patricia Scarpin disse...

Van, comprei as forminhas na Chocolândia, no Ipiranga - lá tem um monte de cores diferentes!
Beijoca!

Cozinheira Anônima disse...

Fiz e ficaram ótimos, úmidos e aerados.
Quanto de canela eu poderia colocar para dar uma perfumada?

Patricia Scarpin disse...

Cozinheira Anônima, isso vai de gosto... Eu colocaria 1 colher (chá) porque adoro canela.

Louise disse...

Patrícia,
Geralmente leio seu blog sem comentar (feio, eu sei)... Fiz esses muffins outro dia e ficaram deliciosos! Parabéns!
Acho que o primeiro blog de baking que li foi o seu... suas fotos, o layout do blog (que acho um dos melhores de todos que assino) e sua paixão por doces me encataram! Sou muito grata, porque a partir de você, pude conhecer esse mundo mágico (*-*) do baking! Obrigada mesmo!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Louise! Tudo bem?
Que bom que vc comentou - adoro me comunicar com as leitoras1 Obrigada!
Eu é que agradeço todos os elogios, fico até sem jeito! Amei saber dos muffins, que bom que deram certo!
Super beijo!

nubets disse...

Testando!