quinta-feira, julho 08, 2010

Friands de pêra

English version

Pear friands / Friands de pêra

Muita gente me pergunta se eu como tudo que publico aqui – não, caso contrário estaria enorme. :) Provo, sim, cada receita e então decido se é boa o suficiente para ser compartilhada aqui com vocês, mas as quantidades são modestas: 2-3 cookies, uma fatia de bolo, e assim por diante. No começo não achei que fosse dar certo – afinal de contas, adoro comer – mas até agora, tem funcionado. :)

Estes friands ficaram tão gostosos que comi 2 de uma vez. E isso não acontece todo dia. :)

Friands de pêra
adaptados do Modern Classics Book 2

- xícara medidora de 240ml

1 xícara de farinha de amêndoas (amêndoas finamente moídas)
1 2/3 xícaras (233g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
¾ xícara (105g) de farinha de trigo, peneirada
½ colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de noz moscada moída na hora
5 claras
½ xícara + 1 colher (sopa) – 127g – de manteiga sem sal, derretida
2 pêras, maduras porém firmes, sem os cabinhos e em fatias finas
açúcar de confeiteiro extra, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180°C; unte bem com manteiga 10 forminhas de muffin com capacidade para ½ xícara (120ml) cada.
Coloque a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro, a farinha de trigo, o fermento e a noz moscada numa tigela grande e misture. Acrescente as claras e misture. Incorpore a manteiga. Divida a mistura entre as forminhas preparadas, enchendo-as até ¾ de sua capacidade. Coloque 2-3 fatias de pêra em cada forminha, afundando-as na massa.
Asse por 15-20 minutos ou até que dourem e estejam assados por dentro (faça o teste do palito).
Deixe os friands nas forminhas por 5 minutos e então os desenforme sobre uma gradinha.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro para servir.

Rend.: 10 unidades – fiz metade da receita acima, usei forminhas com capacidade para 1/3 xícara (80ml) e consegui 7 friands

19 comentários:

Leleca disse...

Tou encantada com o site, as receitas, as fotos. Vontade de fazer tudo! :D

Anônimo disse...

É Paty... vou adotar essa técnica porque socorro! Nem te conto como eu engordei desde q casei!
Caraca! Isso pq eu to na academia!

Lindos esses friands! Tava com claras sobrando mas fiz suspiros... essa semana estou postando coisas salgadas lá, e os suspiros ficarão pra semana que vem!

Beijos!

Receitas para a Felicidade disse...

Adorei estes friands, tem um aspecto bem delicioso mas eu não ficaria só por dois não lol hehehe.
Obrigado por partilhar esta receita fantástica, beijos.

vivilândia disse...

Patricia, adoro seu blog, é literalmente uma "delícia"...
Vira e mexe estou testando suas receitas....
Tbm tenho um blog, e já adicionei uma de suas receitinhas nele.


Parabéns,
abraços,
Viviane - http://vivischiavetto.blogspot.com/

Isabel Salvador disse...

que maravilha amiga,lindos mesmo,bjs

manjericota disse...

Pat, confesso q tinha essa curiosidade tbém, se vc fazia desgutação de tudo. Eu enlouqueceria, pq adoro doces, bolos....imagino que seja uma verdadeira tentação para vc.

Aqui em casa, minha cobaia é o maridão...rs

Bjo gde, Dani :)

Ana Elisa Granziera disse...

Pat, minha técnica p/ não ficar enorme é nunca fazer uma sobremesa nova até terminar a anterior. Duro é quando você se vê tentando comer o bolo mais rápido p/ poder cozinhar algo novo... hehehe...É, nem sempre dá certo... :P

Bjs

Letrícia disse...

Pat, caí de novo na pegadinha do Tastespotting - vi um bolinho 'gringo' com uma cara deliciosa, cliquei e era o seu blog em inglês :-)

Eu preciso aprender esse seu truque para não ficar enorme. Estou pensando seriamente em usar os meus caléugas de trabalho como cobaias para os meus testes.

Beijos!

Letícia Simonetti disse...

Patricia, adoro seu blog.
E quis pegar algumas receitas pelo sistema PDF q vc disponibiliza, mas o texto vem com símbolos onde tem acentos?? Vc sabe se acontece com todo mundo ou tem alguma coisa específica que eu possa fazer??

Bjs

Fabiana disse...

Pat,
Também faço muitos doces, e no meu caso, divido com minhas amigas/vizinhas.
Mas o problema, é que quando elas fazem um doce, também divem comigo..kkkkkk
Puxa, eu adoro peras, mas nunca usei em muffins ou bolos, estou mega curiosa, vou anotar a sua receita.
beijos

Marly disse...

Olá, Patrícia,

Vou direto ao assunto, rsrs. Você está sabendo da busca do canal de TV Fox Life? Falo sobre isso no meu último post; você não estaria interessada em responder ao convite?

Beijão

tatiane disse...

Pat, quando não consigo distribuir os doces, vou colocando no freezer, pra comer aos pouquinhos, assim também descubro o que dá certo - ou não - congelado.
Ficaram tão lindinhos os friands, preciso voltar a fazê-los!
beijos, querida

Andréa Potsch disse...

Adorei a receita e também o blog!! Não conhecia os friand... Mais uma receita para testar e engordar. kkkk Não sou controlada como você!
bjs

Salsa Verde disse...

Olá Patrícia, O meu truque também é esse. O primeiro a sair do fogão/forno, é meu e é o do teste, mas depois, tenho de "despachar" para os meus provadores senão, seria a desgraça completa...
Ficaram lindos e apetitosos, como é hábito!
Beijinhos,
Lia.

Patricia Scarpin disse...

Leleca, obrigada pela visita!

Liv, o jeito é socializar as guloseimas. :)
Beijo!

Mariana, obrigada a você!
Beijo!

Viviane, obrigada! Que bom que está gostando!
Beijo!

Belinha, obrigada!

Dani, meu marido não gosta de doce, vc acredita?
Beijoca!

Ana, somos incorrigíveis. :)
Beijo, querida!

Lê, morri de rir contigo agora! :)
Acho que os seus colegas vão adorar a idéia. :)
Beijo!

Letícia, não tem jeito, infelizmente... :(

Fabiana, daí é fogo! :)
Espero que goste da receitinha!
Beijo!

Marly, não estou sabendo, não! Obrigada por me contar!
Beijo!

Tati, a sua idéia é ótima também, querida!
Beijo!

Andréa, obrigada pela visita!
Beijo!

Lia, hahaha, nem me fale, vc tem razão! :)
Obrigada!
Beijo!

Priscila Beneducci disse...

Vc que é entendida é isso que entendi:

Friands - são bolinhos que tem base de farinha de amendoas, castanhas e alguma semente em pó... Tem preparo de manteiga. Eles devem ficar macios por 3 dias no minimo, tipo os Cupcakes. Vou testar suas receitas para saber.

Muffins - são bolinhos que duram 1 a 2 dias, porque ressecam o miolo rapido, a maioria de preparo manual. Por conta disso devem ser tampados com cobertura de preferencia para ficarem bons no dia seguinte.

Cupcake - Esse eu entendi bem la no IG e no Sugar Network Food, são receitas que bolinhos que são macios por no mínimo 3 dias, as melhores receitas duram até 7 dias macios, preparo sempre de batedeira e quase sempre tem manteiga.

Eu Priscila, apesar de tanta definição, no meu dia a dia, para minha filhinha, eu acabo dizendo para ela: decoradinho bonitinho é Cupcake, simpleszinho é Muffim. Que no mundo dela de tão pequenina é + facil entender.

Friands, Muffins e Cupcakes de 3 a 7 dias, no fundo são Cupcakes...

Valentina disse...

Amiya, me conduces bem e saves que Tenno weakness por friends.Sao gems.foi amor a primer vista.adore a idea da per a aqua.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Priscila,
O Google pode te ajudar bastante nisso, desde que você pesquise em inglês. Muffins são pãezinhos feitos com fermento de bolo (quick breads), cupcakes são bolos pequenos e friands são feitos somente com claras, manteiga derretida e sempre algum tipo de noz/castanha moída. Quanto à textura de todos eles, vai depender muito da forma como são armazenados e dos ingredientes que levam.

moranguita disse...

eu tambem tenho dificuldade em me conter hehe
mas vamos fazendo um esforço
esta uma delicia
beijinhos