quinta-feira, agosto 10, 2006

Filé com cogumelos

Domingo é um dia em que gosto de caprichar mais no almoço e fazer alguma comidinha diferente. Durante a semana é tudo tão corrido e na maioria das vezes faço o jantar em 30 minutos, uma coisa mais básica, mesmo.
O problema é que temos uma espécie de impasse em casa. Eu não gosto de carne vermelha, meu marido não é muito chegado a frango e peixe. Então, de vez em quando, um ou o outro cede um pouquinho e vou variando o cardápio e os tipos de carne.

Domingo passado fiz este filé com cogumelos. Tenho que ser sincera com vocês e dedurar o João: ele não comeu o molho. Só a carne e o brócolis. Eu provei tudo, mas confesso que não consegui gostar. Tento comer, tento gostar, mas não dá, é mais forte do que eu (clichês novelísticos à parte).
Ele adorou e repetiu. Eu preferi ficar com o arroz, brócolis e puxei os cogumelos pro meu prato.

Usei filé mignon, porque sou extremamente ignorante em se tratando de cortes de carne. Escolhi algo que com certeza ficaria macio. Pedi que o açougueiro fizesse medalhões, mais ou menos altos. Você pode optar por outra carne, se quiser.

Cozinhei as arvorezinhas de brócolis no vapor. Gosto porque ficam super verdinhas. Para variar, você pode aquecer uma panela com um pouco de azeite, dourar fatias bem finas de alho (cuidado para não dourar demais, senão elas ficam amargas) e passar rapidamente o brócolis (cozido, mas firminho). Fica ótimo também.

Fiz algumas alterações nos ingredientes, acabei descaracterizando um pouco a receita... Vou postá-la completa para vocês verem. Minhas mudanças estarão entre parênteses.
A receitinha saiu deste livro - é o segundo que compro da mesma coleção (o primeiro foi este aqui). Fotos em todas as receitas, todas mesmo. Deixa qualquer um com água na boca.

Ah, a pimentinha no prato foi idéia do João. Ele a colheu da nossa mini horta, olha que luxo. :D

Filé com cogumelos

4 xícaras de buquês de brócolis
225g de de vagem (não usei)
1 colher (sopa) de óleo vegetal
60g de manteiga
4 filés, com cerca de 2,5cm de espessura
3 dentes de alho, bem picadinhos
3 xícaras de cogumelos variados (usei só champignon)
2 colheres (sopa) de tomilho fresco picado (usei cebolinha)
120ml de xerez seco (usei vinho branco seco)

Tempere os filés com um pouquinho de sal (e pimenta, se gostar). Reserve.
Cozinhe o brócolis e a vagem em água fervente, por 3 a 4 minutos, até que estejam cozidos mas ainda crocantes.
Derreta 1 colher (sopa) da manteiga, junte o óleo e frite os filés, deixando-os de acordo com o seu gosto (mal-passados ou mais ao ponto). Coloque numa travessa e cubra com papel alumínio.
Na mesma panela, em fogo médio, adicione mais 1 colher de manteiga e refogue o alho e os cogumelos. Tempere a gosto. Cozinhe até os cogumelos ficarem macios. Adicione o tomilho e retire da panela.
Despeje o vinho na panela, algum suco que a carne reservada tenha soltado e mexa até "limpar" o fundo da panela. Deixe ferver, abaixe o fogo e deixe reduzir para 1/3 xícara, mais ou menos. O livro diz que o líquido fica um pouquinho mais espesso, mas não foi bem assim que aconteceu. O fundo da minha panela não tinha muitos resíduos da carne, acho que foi por isso que o molho ficou mais ralinho. Mesmo assim, ficou saboroso.
Junte o restante da manteiga, aos poucos - o molho ficará mais brilhante.
Para servir: coloque os filés nos pratos, cubra com os cogumelos e regue com o molho. Sirva com o brócolis e a vagem.

Rend.: 4 porções

9 comentários:

valentina disse...

Amiga, confesso que todo dia nao,mas uma boa carne nao recuso.Andei com um filezinho minhon que quase me fazia chorar de tao bom. Amo cogumelos e nesta epoca por aqui se acha de todo tipo. Amo todos.sem excecao.poligama no quesito cogumelos.bonitinha a pimenta.e otima escolha de prato.

Akemi disse...

Não que não goste, mas carne vermelha entra na cozinha só de 15 em 15 dias. Acho que o paladar da gente vai mudando com a idade! rsss
Tbm somos mais de peixe e frango, ainda bem que aqui não temos briga por causa de tipos de carne!
Vendo os brócolis daí fiquei com água na boca, são tão deliciosos! Aqui só encontro do tipo couve-flor, sabe? Tudo num buquê só, é bom mas....
Bela sugestão e a pimentinha deu mesmo um a cor diferente ao prato! Que bife generoso, não é à toa que seu marido repetiu! rs

Patricia Scarpin disse...

Val,
Já vi que você tem um gene carnívoro no seu DNA. risos
Eu gostei do molho com os cogumelos e acho até que dá para comê-lo com frango.
Meu marido fica envergonhado quando escrevo sobre ele por aqui. :D

Akemi,
Tb adoro brócolis. Sabe que o maço era tão enorme que acabei fazendo brócolis mais duas vezes esta semana.
Mesmo não gostando de carne tenho que reconhecer que os filés estavam muito macios e suculentos. E ele é carnívoro, tb. :D

Karen disse...

Os blogs também servem para falar dos hábitos alimentares de nossos maridos! Afinal, somos obrigadas a quebrar a cabeça para satisfazê-los! rs
Ainda bem que o meu está comendo menos carne vermelha e aceitando minhas mudanças! Claro que um bifinho de vez em quando não faz mal, especialmente, um filé mignon bem feito!

Patricia Scarpin disse...

Karen,

É um dilema, não é? Tentar introduzir coisas novas no cardápio.
O João não gosta de provar. Tem um mundo de coisas das quais ele diz não gostar, mas tenho certeza de que nem sabe que gosto têm. Nunca experimentou.

Unidas venceremos!!! risos

Marcia da Paz disse...

Oi Paty, estou "viciada" nas suas receitinhas, tb não sou chegada em carne vermelha, agora amo de paixão peixe, c vc tiver algumas receitinhas me mande por favor,exprementei ficou uma delicia, o brocolis fiz com mantega ao invez do azeite, esqueci a receita, e pensei q era pra usar mantega ficou uma delicia bjs.

Patricia Scarpin disse...

Marcinha,
Fico feliz por você visitar o meu blog. Volte sempre que quiser.

Logo vou postar receita de peixe aqui. Tb adoro e por mim comeria todos os dias.

Tb já usei manteiga ao invés de azeite e fica super gostoso!
Se for manteiga com sal, então, melhor ainda!
Uso sempre com batatas cozidas.

Luísa. disse...

Humm, devo dizer que depois de 40 dias comendo só frango e carne de porco todos os dias na Alemanha hoje em dia só quero saber de carne vermelha. Meu namorado pediu um jantar especial hoje e já vim correndo pro seu blog pra procurar uma receita!! Achei essa bastante simples e parece ser saborosa (adoro champignon e brócolis, e ele também). Depois passo pra dizer se deu certo ou não!! Porque né, eu amo cozinhar, mas se eu resolvo fazer algo ou a cozinha sai limpa e a comida uma droga ou o contrário. XD

Patricia Scarpin disse...

Oi, Luísa! Espero que a receitinha tenha dado certo contigo.
Bj!

Related Posts with Thumbnails