sexta-feira, setembro 06, 2019

Rolinhos de amêndoa para aquecer o corpo e a alma


Rolinhos de amêndoa

Anda fazendo um frio danado aqui em São Paulo, gente – voltando do almoço ontem eu quase congelei antes de chegar ao escritório. Um vento cortante, que faz os olhos lacrimejarem e os dentes baterem, e uma garoa fina que gela tudo e transforma o já horrível trânsito da cidade em um completo caos.

Já fui mais amiga do frio, como lhes contei tempos atrás, e hoje não vejo tanta graça assim no inverno, mas confesso que há algo que ainda me deixa animada com os dias mais gelados: ligar o forno e fazer pão. Além do meu já companheiro de todos os dias 100% integral, dá vontade de fazer pãezinhos doces também, para acompanhar um filme ou seriado (no momento, estou viciada em “The Good Wife”). Os rolinhos de amêndoa que lhes trago hoje são um xodó meu: quando criei a receita, ainda pensando no livro, fiquei tão orgulhosa do resultado! Os rolinhos, além de saborosos, ficaram tão bonitinhos. :D Espero que vocês liguem o forno em suas casas e se aqueçam com estes pãezinhos também.

Rolinhos de amêndoa

Rolinhos de amêndoa
receita minha

- xícara medidora de 240ml

Massa:
200ml de leite integral
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente e picada
2 ¼ colheres (chá) - 7g - de fermento biológico seco
¼ xícara + 2 colheres (sopa) - 75g - de açúcar cristal
1 ovo grande, temperatura ambiente
1 pitada de sal
½ colher (chá) de extrato de baunilha
3 ¼ xícaras (455g) de farinha de trigo comum

Recheio:
raspas da casca de 1 limão siciliano
¼ xícara (50g) de açúcar demerara
½ xícara (50g) de farinha de amêndoa
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, amolecida
2 colheres (chá) de Amaretto - uso sempre para substituir extrato de amêndoa; use se quiser/tiver em casa

Para pincelar:
1 ovo, temperatura ambiente, batido com 1 colher (chá) de água

Para polvilhar:
açúcar de confeiteiro

Comece preparando a massa: em uma panelinha aqueça o leite até que comece a ferver. Retire do fogo, junte a manteiga e deixe derreter. Assim que a mistura estiver morna, despeje na tigela da batedeira planetária e junte o fermento biológico e o açúcar, misturando bem. Reserve por 5 minutos ou até espumar. Acrescente o ovo, o sal, a baunilha e a farinha bata com o batedor em formato de gancho em velocidade média por cerca de 8 minutos ou até que uma massa lisa e elástica se forme – se preferir, sove à mão por 12-15 minutos. Transfira a massa para uma tigela grande levemente untada com manteiga, cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar morninho, longe de correntes de ar, por cerca de 1 ½ horas, ou até dobrar de volume.

Enquanto isso, prepare o recheio: junte as raspas de limão e o açúcar em uma tigela média e esfregue com as pontas dos dedos até o açúcar ficar aromatizado. Junte a farinha de amêndoa, a manteiga e o Amaretto e misture bem. Reserve.

Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e abra com um rolo, formando um retângulo de 30x40cm. Espalhe o recheio sobre toda a massa, deixando 1cm de borda sem recheio. Começando pelo lado mais longo, dobre a massa ao meio, formando agora um retângulo de 15x40cm. Aperte as beiradas da massa para selar bem o recheio, e então corte em 12 fatias. Torça cada fatia levemente, formando uma espiral, e então vá enrolando a ponta para dentro, até formar um disco/círculo. Prenda a ponta apertando levemente a massa com os dedos e transfira todos os rolinhos para uma assadeira grande e rasa forrada com papel manteiga, deixando uma distância de 5cm entre os rolinhos. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer novamente por 40-45 minutos – enquanto isso, preaqueça o forno a 200°C.

Pincele os rolinhos com o ovo batido e leve ao forno por cerca de 25minutos ou até que dourem bem. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos, e então deslize o papel sobre a gradinha com cuidado. Deixe esfriar (ou sirva mornos, ficam deliciosos). Antes de servir, polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Rend.: 12 unidades


2 comentários:

Detetive Particular disse...

Gosto de tudo que tem amendoas e amaretto, vou tentar fazer. Obrigado pela dica!

Evelin disse...

Que coisa mais linda!