Monday, November 17, 2014

Quadradinhos de caramelo

English version

Sticky toffee squares / Quadradinhos de caramelo

Sou uma formiga e isso não é segredo nenhum, mas há doces e sobremesas que tem um lugar especial no meu coração por outros motivos além de seu sabor: eles lembram certos períodos da minha vida, certos dias e ocasiões, e isso os torna mais especiais ainda.

Quando eu era pequena minha avó fazia doce de leite em casa de vez em quando, e era um dos meus doces preferidos: era delicioso sozinho, para comer de colher, espalhado no pão, com queijo... Só de pensar minha boca enche d’água – minha avó fazia uma panelona de doce de leite a cada vez, mas não durava quase nada. :)

Ainda amo doce de leite, mas nunca tentei fazê-lo em casa como minha avó fazia – o máximo que fiz até hoje foi cozinhar a lata de leite condensado na panela de pressão, mas nem isso faço mais já que agora é facílimo encontrar doce de leite argentino por aqui: o único trabalho é abrir o pote, e para evitar que eu acabe com ele sozinha também uso o doce em receitas, preparando coisinhas gostosas como estes quadradinhos aqui. :)

Quadradinhos de caramelo
um nadinha adaptados da deliciosa revista Olive

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
175g de farinha de trigo
1 ¾ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
2 colheres (sopa) de farinha de amêndoa
175g de manteiga sem sal, amolecida
150g de açúcar mascavo claro
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3 ovos

Cobertura:
2/3 xícara de doce de leite
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre o fundo com um quadrado de papel manteiga e unte-o também.

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha de trigo, o fermento, o sal e a farinha de amêndoa. Em outra tigela, usando a batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte a baunilha. Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos + 1 ovo a cada vez em três adições, batendo para incorporar, e depois bata até obter uma massa lisa. Transfira para a forma preparada e alise a superfície. Asse por cerca de 30 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 30 minutos. Desenforme com jeitinho, remova o papel e inverta o bolo na gradinha para que esfrie completamente.

Cobertura: junte o doce de leite e o creme de leite em uma tigela pequena e misture bem. Espalhe sobre o bolo já frio. Corte em quadradinhos para servir.

Rend.: 16 porções

3 comments:

Ameixinha said...

Dá um conforto só de pensar em caramelo :)

maria said...

Só um comentário...MARAVILHOSO!!!!! Acabei de fazer e já foi mais da metade. Beijos, Maria.

Patricia Scarpin said...

Maria, adorei saber que vc fez a receita - beijo e obrigada por vir aqui me contar!

Related Posts with Thumbnails