Sunday, November 23, 2014

Mull de berinjela e mudanças de humor

English version

Eggplant mull / Mull de berinjela

Escolher o que cozinhar nem sempre é uma tarefa fácil por aqui: quero fazer um monte de coisas, o que não é muito viável (sem contar que é caro também), por isso tenho que me policiar e ser razoável. Às vezes estou cansada e quero algo simples que não me deixe em pé na cozinha por muito tempo – estes são os dias em que a tomada de decisão é bem mais rápida.

Há, entretanto, algo que muda de vez em quando: meu humor.

Há dias em que folheio certos livros de receita por horas e não encontro absolutamente nada que me apeteça: começo a pensar no porquê de ter comprado o livro, que foi um desperdício de dinheiro, etc. (oi, TPM). Daí, semanas depois, ou até mesmo dias, pego o mesmo livro na estante e quero comer tudo o que está nele – todas as receitas me parecem deliciosas.

Não, gente, não sou louca de pedra, juro. :D

Tempos atrás estava com o livro da Maria Elia no colo enquanto tomava uma xícara de chá e ao virar página por página fiquei tentando me lembrar da razão pela qual comprara o livro já que nada ali me parecia interessante. Nadinha mesmo. Uma semana depois peguei o livro novamente e fiquei com tanta água na boca que não conseguia decidir qual receita preparar: tudo parecia sensacional! Escolhi o mull de berinjela porque tinha todos os ingredientes em casa e o danado ficou tão gostoso e foi tão simples de fazer que se tornou um favorito aqui – comidinha ótima para dias úteis.

A páprica que usei era ardida e nas outras vezes em que preparei o prato usei metade da quantidade pedida na receita abaixo – tolerância a coisas apimentadas é algo bem pessoal, por isso sugiro que adaptem a quantidade de acordo com o gosto de vocês.

Mull de berinjela
um nadinha adaptado do delicioso Full of Flavor: How to Create Like a Chef

1 berinjela grande, cortada ao meio no sentido do comprimento e então em fatias de 5mm
azeite de oliva
sal e pimenta do reino moída na hora
½ cebola picadinha
2 dentes de alho, amassados e picadinhos
3 tomates maduros, sem as sementes e picados grosseiramente
1 colher (chá) de páprica
½ colher (chá) de cominho
1 pitada de pimenta caiena
suco de ½ limão siciliano
1 punhado de folhas de salsinha picadas
3 colheres (sopa) de orégano fresco

Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira grande e rasa com papel alumínio e pincele generosamente com azeite. Arrume as fatias de berinjela sobre o papel, regue com azeite e tempere com sal e pimenta. Asse por 25 minutos.

Aqueça 2 colheres (sopa) de azeite uma frigideira antiaderente grande em fogo médio-alto e junte a cebola, refogando até que fique transparente. Junte o alho e refogue até perfumar. Junte os tomates, a páprica, o cominho e a pimenta caiena e cozinhe por cerca de 5 minutos ou até que amaciem. Junte a berinjela e cozinhe por 5 minutos. Acerte o sal e junte mais pimenta do reino se desejar.

Retire do fogo, junte o suco de limão e as ervas e misture. Sirva imediatamente.

Rend.: 2 porções

15 comments:

Lilo Brito said...

Nossa, nunca me vi tanto em um post.
Super eu esse negócio de folhear livros de receitas e não encontrar nada em um dia e no outro pirar com 90% das receitas...rss
Amo seu blog e sua maneira de escrever.
Até hoje a única coisa que discordamos foi sobre Game of Thrones. Eu amo!!!
beijos

Bárbara Pustai (O Mundo na Cozinha) said...

Eu sou bem assim também, Pat! Meu humor é o meu guia haha. Adoro berinjela, vou fazer assim que o humor permitir! :D Beijo!

Patricia Scarpin said...

Lilo e Ba, que bom saber que não estou sozinha nas minhas doideiras culinárias. :D

Beijos!

omlet said...

I bet this is so good! These flavors are perfection!

Minutos com os tachos said...

São essas coisas que tornam a nossa vida mais engraçada!! :)
Gostei muito do aspecto deste Mull de berinjela! ;)

Amanda said...

Patrícia, ontem eu me inspirei na sua sugestão de Mull de berinjela e fiz uma versão improvisada que ficou uma delícia! Meu marido e eu o jantamos depois de uma aula de natação bem puxada! rsrsrs Hoje fiz um purê de batata e batata doce e pensei porquê não fazer um escondidinho de Mull de berinjela com as sobras de ontem? Arranjei as berinjelas em uma travessa, depois o purê e parmesão ralado por cima alguns minutos no forno para gratinar... Ficou lindo e muito gostoso! Você acabou garantindo meu jantar e meu almoço. :-D Beijos

Teresa Newman said...

Bem eu!
Me arrependo pelo monte de livros que tenho, depois folheio e quero fazer tudo que tem nele. Aqui anda meio quente, penso bem o que quero fazer para ir ao pé do fogão, tem que ser prazeroso, rápido... o clima não está ajudando.

Patricia Scarpin said...

Amanda, eu AMEI essa sua ideia! Deve ter ficado uma delícia mesmo - obrigada por vir aqui me contar!
Beijo!

Letrícia said...

Sabe que isso acontece até com quem lê blogs, né. Eu vi seu mull de berinjelas outro dia e fiquei indiferente. Hoje olhei de novo e estou com a boca cheia d'água, já planejando passar na quitanda no caminho de casa só para comprar berinjela.

Beijos!

Olga said...

Patricia, acabei de preparar o mull! Ficou uma delícia!!! Muito obrigada por mais essa receita!

Patricia Scarpin said...

Oi, Olga! Que notícia boa, adorei saber! Obrigada a você por vir aqui me contar o resultado!

Kelem said...

Uau!! Uma explosão de sabores! Fiz para o jantar hoje com algumas adaptações (óregano seco, coentro em pó, diminuí a quantidade dos temperos porque minha berinjela grande murchou). Confesso que comecei a comer a berinjela ao retirá-la da assadeira (já estava gostosa). Este mull já está na minha lista de receitas favoritas com berinjela. Pena que ainda não consegui fazer o namorado gostar dela.
Obrigada por compartilhar!

Patricia Scarpin said...

Oi, Kelem! Menina, adorei a sua versão do prato - e que bom que vc gostou da receita, obrigada a vocé por vir aqui me contar o resultado!

Stéfanie Alves said...

Oi! A que giras devo juntar páprica, cayena e cominho? Logo no início ou no final?

Beijos!

Patricia Scarpin said...

Stéfanie, junto com os tomates - obrigada por me avisar do erro, já corrigi.
Beijo!

Related Posts with Thumbnails