Saturday, November 08, 2014

Panquequinhas de ervilha

English version

Pea pancakes / Panquequinhas de ervilha

Tenho percebido que ultimamente quero comer legumes e verduras mais e mais a cada dia, em vez de carne: quanto mais vegetais consumo, mais quero consumi-los, de tudo quanto é jeito – toda vez que vejo uma receita vegetariana bacana quero fazê-la imediatamente.

(Dito isso, amanhã farei o rosbife do Jamie Oliver para o almoço. :D Meu marido viu um trechinho do programa outro dia enquanto eu assistia e ficou doido de vontade, incluindo todos os acompanhamentos, até mesmo os Yorkshire puddings – já fiz os yorkies do Jamie e eles são uma delícia).

De volta aos vegetais: vi estas panquequinhas no livro lindo da Valli Little e logo pensei que eles seriam um lanchinho muito do bom – eu tinha todos os ingredientes em casa para prepará-las, e ainda por cima ficariam prontas num instante, mesmo fazendo a ricota do zero, o que, aliás, é facílimo e recomendo muito que provem – duvido que comprem ricota novamente.

As panquequinhas ficaram deliciosas, leves e fofinhas, e eu as comi com sweet chili sauce seguindo a recomendação da autora – ela também sugere bacon para acompanhar as panquecas, mas mesmo sendo louca por bacon achei que não foi necessário aqui.

Panquequinhas de ervilha
um nadinha adaptadas do lindíssimo Delicious. Love to Cook

- xícara medidora de 240ml

120g de ervilhas congeladas
2 ovos
200g de ricota fresca – recomendo usar a caseira
¼ xícara de parmesão ralado fininho – rale, depois meça
1 colher (chá) de azeite de oliva + um pouquinho para fritar as panquecas
¼ xícara (45g) de farinha de trigo
¼ colher (chá) de fermento em pó
sal e pimenta do reino moída na hora
2 cebolinhas, só a parte branca, picadinhas

Cozinhe as ervilhas em água fervente com um pouquinho de sal por 5 minutos. Escorra e enxague com água fria, escorra novamente e reserve.
Coloque os ovos, a ricota, o parmesão, 1 colher (chá) de azeite, a farinha, o fermento, o sal e a pimenta em uma tigela grande e misture para incorporar. Junte as ervilhas e a cebolinha e misture. Cubra e leve à geladeira por 30 minutos.

Aqueça ½ colher (sopa) de azeite em uma frigideira antiaderente grande em fogo médio-alto. Coloque 2 colheres (sopa) cheias da mistura por bolinho na frigideira, deixando espaço entre as porções, e achate levemente até conseguir uma panquequinha de aproximadamente 1cm de espessura. Frite por 3 minutos de cada lado ou até que dourem.
Sirva imediatamente.

Rend.: 6 unidades

2 comments:

panelasemdepressao said...

Olá Patrícia,
Ficaram com um aspeto delícioso. Vou ter de experimentar.
Percebo bem essa ideia da comida com vegetais. Ainda hoje postei sobre esse tema por ter feito recentemente uma formação nessa área e que foi muito educativa.
Votos de bom trabalho.
Um abraço,
Guida

CRISTIANE LARA said...

Oi Patricia, tudo bem ? Ficaram lindas as suas panquequinhas ! Amei ! Vou fazê-las, com certeza ! Beijos

Related Posts with Thumbnails