Sunday, November 02, 2014

Pão de pasta de curry vermelha e coco - o pão mais incomum que já fiz

Red curry and coconut bread / Pão de pasta de curry vermelha e coco

Meses atrás comprei um livro bem interessante, cheio de receitas de pão e sopa, duas coisas que amo. Esperei ansiosa e pacientemente pelos dias frios do inverno, mas este ano eles não deram as caras por aqui: faz calor há tanto tempo que tenho a sensação de que o último verão ainda não acabou.

Por causa disso, adiei o plano de fazer as sopas deliciosas do livro e decidi focar nos pães: as receitas pareciam igualmente gostosas.

Comecei com o que achei o mais incomum deles, um pão feito com pasta de curry vermelha e coco – eu tinha um pouco de pasta na geladeira e fiquei curiosa para saber como ela daria sabor ao pão. O pão ficou mesmo bem incomum e eu admito que não é a praia de todo mundo, não: tem que ser fã de comida apimentada para gostar dele.

Achei que o pão ficou ótimo com uma sopinha de legumes simples (a temperatura caiu um dia depois de eu prepará-lo, acreditem se quiserem), mas o que eu achei mesmo um jeito incrível de consumir esse pão tão diferente foi transformá-lo em queijo quente – ficou realmente muito saboroso.

Pão de pasta de curry vermelha e coco
um nadinha adaptado do delicioso The Soup & Bread Cookbook: More Than 100 Seasonal Pairings for Simple, Satisfying Meals

- xícara medidora de 240ml

½ colher (sopa) rasa de fermento biológico seco
½ colher (sopa) de açúcar cristal
100ml de água morna
1/3 xícara (80ml) de leite de coco
1 ½ colheres (sopa) de pasta de curry vermelha
½ colher (chá) de sal
2 xícaras (280g) de farinha de trigo

Coloque o fermento, o açúcar e a água em uma tigela grande e misture com um garfo para incorporá-los. Reserve por 5 minutos ou até que espume. Junte o leite de coco, a pasta de curry, o sal e a farinha e misture até que uma massa comece a se formar. Cubra e reserve por 15 minutos.

Sove a massa por cerca de 10 minutos (ou 5 na batedeira) ou até obter uma massa lisa e elástica. Coloque em uma tigela grande levemente pincelada com óleo, cubra com filme plástico e deixe em um lugar morninho por 1 hora ou até dobrar de volume.

Unte com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 6 xícaras de massa (21x11cm). Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e abra com um rolo formando um retângulo de 20x30cm. Enrole, formando um cilindro apertado, e coloque na forma preparada. Cubra e deixe crescer novamente por 45 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200°C.

Asse até que o pão cresça e doure e haja um som de oco ao bater com os nós dos dedos na parte inferior do pão. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos, e então desenforme com cuidado e transfira para a gradinha. Deixe esfriar completamente.

Rend.: 1 filão

3 comments:

Sabrina Romano said...

nossa, o dando ficou muito lindo; olhe essa casca!!! 8o

Susana Machado said...

que belo aspecto!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Ana Teles said...

Ficou com ar mesmo apetitoso.

______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

feedly - bloglovin' - Facebook


Related Posts with Thumbnails