Tuesday, November 11, 2014

Bolo de chocolate, coco e banana

English version

Chocolate, coconut and banana cake / Bolo de chocolate, banana e coco

Adoro coisas novas e tenho certeza de que não sou a única: se pensarmos em cinema, por exemplo, roteiristas e atores se tornam diretores, diretores atuam ou fazem cameos, e assim por diante. Mudar é bom, a variedade dá sabor à vida.

Enquanto alguns tem bastante sucesso trabalhando em áreas diferentes – eu acho que Antonio Banderas deveria dirigir mais depois que vi “Loucos do Alabama”, e não podemos esquecer que Quentin Tarantino foi roteirista antes de sentar atrás das câmeras – não posso dizer o mesmo sobre outros: comecei a ver o debut como diretor de Joseph Gordon-Levitt outro dia, mas o filme era tão ruim que mudei de canal após quinze minutos. Pobre menino, volte a atuar, ok? :)

Como eu disse, mudar é bom – exceto talvez para JGL? ;) – não somente no cinema como também na cozinha: este bolo delicioso, úmido e bem chocolatudo é feito sem ovos e ainda assim o resultado é ótimo pois a banana, além de agir como um substituto para os ovos, também dá um sabor maravilhoso ao bolo.

Não tenho intenção alguma de cortar ovos da minha dieta – eu amo ovo, gente – e essa nem foi a razão pela qual fiz o bolo: eu fiquei mesmo hipnotizada pela foto linda e tive de prepará-lo, especialmente porque a receita vem de um livro que eu adoro mais e mais a cada vez que cozinho algo dele.

Bolo de chocolate, coco e banana
bolo um nadinha adaptado do maravilhoso A Modern Way to Eat: Over 200 Satisfying, Everyday Vegetarian Recipes (That Will Make You Feel Amazing), cobertura do excelente Annie Bell's Baking Bible

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
1 ½ xícaras (150g) de farinha de amêndoa
1 xícara (95g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
125g de manteiga sem sal, derretida e fria
150ml de xarope de bordo (maple syrup)
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
150ml de leite de coco
50ml de leite integral, temperatura ambiente
1 banana grande, bem madura, amassada com o garfo

Cobertura:
100g de chocolate meio-amargo – usei um com 53% de cacau
25g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de leite integral, temperatura ambiente

Bolo: pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma redonda de 20x7cm, com fundo ou aro removível, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte-o também.
Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo, a farinha de amêndoa, o cacau, o fermento em pó e o sal com um batedor de arame. Faça um buraco no centro e adicione aos poucos a manteiga, o xarope de bordo, a baunilha, o leite de coco, o leite e a banana e misture bem.
Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno por 35-40 minutos ou até que o bolo esteja firme no topo e um palito inserido no centro dele saia limpo – não se preocupe com as rachaduras no topo do bolo, a cobertura se encarregará de disfarçá-las.
Retire o bolo do forno e deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Desenforme com cuidado, remova o papel e transfira o bolo para um prato de servir.

Cobertura: coloque o chocolate e a manteiga em uma tigela refratária pequena e leve ao banho-maria (fogo baixo), mexendo até derreterem. Retire do fogo, junte o leite e misture com um batedor de arame. Reserve por 5 minutos e então espalhe sobre o bolo já frio.

Rend.: 8 porções

9 comments:

Luciana Leal said...

Nossa, deve ser uma delicia esse bolo!! Vou testar qualquer dia! Beijinhos Patrícia!

Ana Teles said...

Que bolo tão guloso!

______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

feedly - bloglovin' - Facebook




Carolina Mello said...

Ops, faltou a quantidade de cacau para o bolo!!!

Evelyn said...

Ai, Pat, que delícia tudo isso, sempre que entro aqui tenho vontade de te contratar como cozinheira pessoal, haha (pois por mais que tente não levo jeito na cozinha não, falta aquela malemolência culinária).

Também preciso comentar que suas fotos são ótimas, acho que ao longo dos anos você se especializou em fotografia culinária, hein? Tem sempre tantos detalhes fofos, panos, talheres, umas louças diferentes, uma luz bonita... sua cozinha deve ser um charme só. ;)

Patricia Scarpin said...

Carolina, você está enganada.

Gabi said...

Vi essa receita e não sei porque mas achei a sua cara: http://ohsweetday.com/2014/11/lemon-yogurt-apple-cake.html ;)

Minutos com os tachos said...

Excelente sugestão para não usar ovos ;) O bolo está com um aspecto delicioso!!!

Anonymous said...

Oi Patricia, comprei farinha de amêndoa só pra fazer esse bolo lindo! Mas não reparei que ia maple syrup e não tenho o ingrediente, haha. Será que posso substitui-lo por glucose de milho ou mel? Tem alguma dica? beijos Rachel

Patricia Scarpin said...

Rachel, dá pra usar mel, sim. Bj!

Related Posts with Thumbnails