Wednesday, November 05, 2014

Barrinhas de limão siciliano e coco e pensando sobre a minha comida

English version

Lemon and coconut Bakewell bars / Barrinhas de limão siciliano e coco

Às vezes fico pensando em como seria, para mim, cozinhar se não fosse a Internet: minha comida certamente seria diferente, eu não teria o blog e provavelmente também não teria tantos livros e revistas de receitas.

Aprendi muito sobre cozinha lendo todos os tipos de materiais (quem sabe um dia terei tempo e dinheiro para estudar o maravilhoso mundo da comida) e deparei com muitas coisas das quais nunca ouvira falar antes e duvido que conheceria tais coisas hoje se não fosse tanta leitura.

Por exemplo, antes de ter o blog eu não tinha ideia do que eram curds de frutas e hoje são favoritos meus, o de limão siciliano sendo o #1 (seguido de pertinho pelo de maracujá). Se a Internet não existisse, eu provavelmente não saberia nada sobre curds e o quão deliciosos são.

Sei que isso parece bobo, e provavelmente estou em um humor tolo hoje dando tanta importância a curds; só sei que são uma delícia e que a de limão siciliano combina incrivelmente bem com coco, como nestas barrinhas irresistíveis.

Lemon and coconut Bakewell bars / Barrinhas de limão siciliano e coco

Barrinhas de limão siciliano e coco
adaptadas do maravilhoso Feast: Food to Celebrate Life, inspiradas pelo delicioso John Whaite Bakes: Recipes for Every Day and Every Mood

Base:
145g de farinha de trigo
30g de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal
150g de manteiga sem sal, gelada e picada

Recheio:
100g de manteiga sem sal
2 ovos
100g de açúcar cristal
raspas da casca de 1 limão siciliano grande
½ colher (chá) de extrato de baunilha
100g de coco ralado sem açúcar
2/3 xícara de curd de limão siciliano – receita aqui

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio, deixando sobrar em dois lados opostos, formando “alças”. Unte o papel alumínio com manteiga.

Comece preparando a base: coloque a farinha, o açúcar de confeiteiro e o sal no processador de alimentos e pulse para combiná-los e remover quaisquer carocinhos. Junte a manteiga e processe até conseguir uma farofa grossa, que forme uma massa ao ser pressionada com as pontas dos dedos. Transfira a mistura para a forma preparada e pressione-a por toda a base da forma. Asse por 20 minutos ou até que a base comece a dourar.

Prepare a cobertura: derreta e manteiga e reserve. Coloque os ovos, o açúcar refinado, as raspas de casca de limão, a baunilha e o coco no processador de alimentos e processe até obter uma mistura homogênea.

Assim que a base estiver pronta, retire-a do forno e deixe esfriar por 5 minutos. Espalhe o curd sobre a base. Ligue o processador e, com o motor ligado, vá despejando a manteiga derretida sobre a mistura, processando até combinar. Despeje esta mistura sobre a camada de curd. Asse por 25-30 minutos ou até que a cobertura esteja dourada (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha. Corte em barrinhas para servir – as barrinhas são melhores quando servidas ainda mornas, mas também são deliciosas em temperatura ambiente.

Rend.: 16 unidades

3 comments:

Susana Machado said...

Verdade!! Eu também descobri imensas coisas com este mundo!!
Essas barrinhas parecem perfeitas!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Richie said...

Que lindo, Pat! Parece um bombocado de limão, [massinha, creme e casquinha por cima] deu muita vontade!

Danielle said...

Que delícia!! Ficou uma cara tão boa. Adorei seu blog. Já salvei o waffles de churros para testar.

Beijos
Danielle
betweenteaandcoffee.blogspot.com

Related Posts with Thumbnails