sexta-feira, abril 04, 2014

Frango assado com pasta de curry vermelha, algo forte e algo mais suave

English version

Roast curry chicken / Frango assado com pasta de curry vermelha

Ao começar a ler a notícia sobre os livros encadernados com pele humana descobertos em Harvard imediatamente pensei em Sam Raimi e em “A Morte do Demônio”, e ao final do artigo descobri que o autor pensara neles, também. :)

Filmes são uma questão de gosto, assim como comida: este franguinho assado simplíssimo, amaciado pelo buttermilk e temperado pela pasta de curry, é uma ideia boa até para dias mais agitados, já que o forno faz todo o trabalho – você só precisa de tempo para deixar a marinada cumprir seu papel enquanto o frango repousa na geladeira. Entretanto, nem todo mundo gosta de comida super picante, e pastas de curry variam em intensidade e sabor, sendo umas mais ardidas do que outras, por isso prove a pasta que comprar antes de adicioná-la à marinada: ela pode ser fortíssima como o filme de 1981 ou mais suave como a versão de 2013. ;)

Frango assado com pasta de curry vermelha
adaptado do delicioso e lindíssimo Feed Me Now!

3 colheres (sopa) de leite integral
suco de 3 limões taiti grandes
3 colheres (sopa) de pasta de curry vermelha*
2 dentes de alho, amassados até virarem purê
sal e pimenta do reino moída na hora
8 pedaços de frango – use os seus preferidos

Em uma tigela grande e rasa, misture o leite e o suco de limão e reserve por 10 minutos (assim você obterá buttermilk, ingrediente que deixa o frango bem macio). Junte a pasta de curry, o alho, sal e pimenta e misture. Adicione os pedaços de frango, vire-os para cobrir bem com a mistura e cubra com filme plástico. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou de um dia par ao outro.

Pré-aqueça o forno a 190°C. Forre uma assadeira grande (em que caibam os pedaços de frango sem que fiquem sobrepostos) com uma camada tripla de papel alumínio e pincele-o levemente com óleo ou azeite. Arrume os pedaços de frango sobre o papel, um ao lado do outro, e regue com a marinada. Asse por 60-70 minutos ou até dourar bem (cozinhe de acordo com a sua preferência, mais clarinho ou mais dourado).
Sirva em seguida.

*pastas de curry variam em intensidade e sabor, umas são mais ardidas do que outras, por isso prove antes de temperar o frango e ajuste a quantidade de acordo com a sua preferência – eu usei esta pasta (comprei na Casa Santa Luzia)

Rend.: 4 porções

4 comentários:

Pimentinha disse...

Olá Patricia
Este franguinho deve ser uma delicia! Adoro sabores fortes:)
Bom fim-de-semana

Entre Tralhas e Panelas disse...

Que belo franguinho :)

Patricia Pena disse...

Oi Patrícia, sigo seu blog há uns 3 anos e já fiz pelo menos umas 20 receitas pelo menos umas 50x. Nosso gosto combina, suas receitas são precisas, casamento perfeito. Ontem fiz essa receita de frango com curry e estranhei um pouco a proporção do buttermilk... O leite nadou no limão... Ficou gostoso, mas o sabor de limão destacou mais que o curry.. Não sei se houve algum engano na receita. Eu certamente farei de novo mas com bem menos limão.

Patricia Scarpin disse...

Oi, xará, tudo bem?
A medida é essa mesma - é só um tiquinho de leite, só para amaciar a carne do frango, não é para dar sabor. Eu acho que o limão, além de tirar aquele cheiro ruim do frango, dá sabor, mas vc pode, sim, ajustar conforme o seu gosto.
Bj!