quarta-feira, abril 16, 2014

Mousse de chocolate branco, limão siciliano e limão taiti e o trailer de "Garota Exemplar"

English version

White chocolate, lemon and lime mousse / Mousse de chocolate branco, limão siciliano e limão taiti

O trailer de “Garota Exemplar” foi finalmente lançado e gente, que coisa maravilhosa: as cenas, as cores, a trilha (o pôster!), tudo parece ter sido feito sob medida para transformar um já ótimo livro em um filme bastante interessante.

Fincher é um dos meus diretores favoritos e ele é perfeito para histórias sombrias, sem contar que adoro o fato de ele não dar a mínima para o Oscar e fazer os filmes que quer do jeito que quer – sinto profunda admiração por alguém que não liga para as pessoas idiotas que ainda não deram um prêmio para Gary Oldman e Leonardo DiCaprio. :D

Li o livro há meses, mas ainda o tenho fresco na memória – espero que isso dure até outubro. A princípio eu não tinha curtido muito a ideia de Fincher de alterar o final do livro, mas depois que a Raquel me contou que a própria Gillian Flynn escreveu o novo final relaxei – vamos ver o que ela inventará para a tela grande.

Adoro chocolate branco, mas sei que pode ser um pouco doce demais às vezes: é por isso que gosto de usá-lo com sabores cítricos ou azedos. Nesta mousse o chocolate é combinado com raspas da casca de dois tipos de limão e há ainda o azedinho das framboesas para balancear as coisas – foi uma combinação perfeita, assim como David Fincher e histórias sombrias. :D

Mousse de chocolate branco, limão siciliano e limão taiti
um nadinha adaptada do Gordon Ramsay's Ultimate Home Cooking (comprei o meu aqui)

100g de chocolate branco picadinho
300ml de creme de leite fresco
raspas da casca de 1 limão taiti
raspas da casca de 1 limão siciliano
3 claras grandes
50g de açúcar cristal
150g de framboesas + algumas extras, para decorar

Coloque metade do creme de leite (150ml) em uma panelinha e leve ao fogo até que comece a ferver. Retire do fogo e imediatamente adicione o chocolate branco, mexendo até que derreta e a mistura fique homogênea. Deixe esfriar.

Coloque o creme de leite restante em uma tigela com as raspas de casca dos limões e bata com um batedor de arame até obter picos suaves. Gentilmente, incorpore o creme batido à mistura de chocolate, misturando de baixo para cima. Reserve.

Em outra tigela, usando a batedeira, bata as claras até obter picos suaves. Batendo, acrescente o açúcar aos poucos, 1 colher (sopa) por vez, até obter uma mistura brilhante, sedosa e firme, porém com picos ainda suaves. Gentilmente incorpore as claras à mistura de chocolate, misturando de baixo para cima, tentando manter o máximo de ar possível para obter uma mousse leve.
Divida as framboesas entre seis potinhos de 200ml e cubra-as com a mousse. Leve à geladeira por 4 horas ou de um dia para o outro, preferivelmente. Decore com framboesas e sirva.

Rend.: 6 porções

4 comentários:

Su Delícia disse...

Que delícia deve ser!!!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Evelin disse...

Parabéns, Patrícia!
Sempre visito o blog para ficar babando nessas fotos maravilhosas...
Você sabe onde encontro framboesas em São Paulo?
Obrigada!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Evelin! Tudo bem?
Eu já achei no Pão de Açúcar, na Casa Santa Luzia e no St. Marché!
Bjs!

Entre Tralhas e Panelas disse...

Adorei essa sobremesa :)