Friday, April 25, 2014

Cinnamon rolls com chocolate para uma mente que não consegue esquecer

English version

Cinnamon and chocolate rolls / Cinnamon rolls com chocolate

Por dias fiquei com cinnamon rolls na cabeça e não tinha bem certeza da razão – talvez porque eu vira alguns no Starbucks quando passei lá com uma amiga? Faz sentido. Mas eu também vi muffins de mirtilo por lá e nem lembrei da existência deles – minha mente e seu jeito peculiar de ser. :)

Por ser Páscoa eu queria fazer algo de chocolate, então por que não adicionar um punhado do ingrediente nos já deliciosos cinnamon rolls? Fiz isso, inspirada pelo Eric Lanlard, e para tornar os pãezinhos mais interessantes troquei um pouco da farinha de trigo por farinha integral: além de o sabor combinar super bem com o chocolate e a canela, a farinha deu um lindo tom dourado aos rolls (e aliviou um tiquinho o fator culpa). :D

Decidi não colocar cobertura nos pãezinhos por duas razões: achei que seria um exagero e sem ela os rolls podem ser reaquecidos no forno por alguns minutos antes de servir – o chocolate derretido junto com a canela no pão morninho é algo que pre-ci-so recomendar a vocês.

Cinnamon rolls com chocolate
adaptados de duas fontes ótimas: Chocolat e The Beekman 1802 Heirloom Dessert Cookbook: 100 Delicious Heritage Recipes from the Farm and Garden

- xícara medidora de 240ml

Massa:
2 ½ colheres (chá) de fermento biológico seco
¼ xícara (50g) + 1 colher (chá) de açúcar cristal
¼ xícara (60ml) de água morna
6 colheres (sopa) - 85g - de manteiga sem sal, temperatura ambiente
4 gemas grandes
¾ xícara (180ml) de buttermilk*
½ colher (chá) de sal
80g de farinha de trigo integral
3 a 4 xícaras (420g a 560g) de farinha de trigo comum

Recheio:
100g de açúcar mascavo claro
2 colheres (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal, bem molinha
100g de chocolate amargo ralado – usei um com 53% de cacau e moí no processador de alimentos

açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Massa: em uma tigelinha ou xícara, dissolva o fermento e 1 colher (chá) do açúcar na água morna. Reserve até que espume, cerca de 5 minutos.
Enquanto isso, na batedeira usando o batedor em formato de pá, bata a manteiga e o ¼ xícara de açúcar restante até homogeneizar. Junte as gemas, o buttermilk e o sal e bata bem (a mistura pode parecer talhada). Junte o fermento e bata. Acrescente a farinha de trigo integral e 3 xícaras de farinha de trigo comum e vá batendo até misturar. Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e sove até obter uma massa lisa e elástica, adicionando farinha se necessário – eu usei o batedor de gancho da Kitchen Aid para sovar e no total usei 470g de farinha de trigo comum.
Transfira a massa para uma tigela grande levemente pincelada com manteiga, cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume, cerca de 1 hora.

Recheio: em uma tigelinha, misture o açúcar mascavo, a canela e o sal. Reserve.
Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e abra com um rolo até obter um retângulo de 30x45cm. Espalhe a manteiga sobre a massa e então salpique com a mistura de canela seguida do chocolate. Começando pelo lado mais longo, enrole a massa firmemente formando um cilindro. Corte em 16 fatias iguais.
Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel alumínio e pincele-o levemente com manteiga. Arrume as fatias de massa sobre o papel deixando 2,5cm de distância entre uma e outra. Cubra de maneira frouxa com filme plástico e deixe crescer novamente por cerca de 45 minutos - enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C.
Asse por 20-25 minutos ou até que os pãezinhos dourem e estejam assados por dentro. Retire do forno e deixe esfriar na forma por 10 minutos. Transfira para uma gradinha e sirva mornos ou em temperatura ambiente.

* para fazer 1 xícara de buttermilk: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10-15 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara em usa receita

Rend.: 16 unidades

12 comments:

Amanda said...

Patricia! Ficaram lindos seus cinnamon rolls de Páscoa. E por falar nela, fiz a Colomba que você postou no blog, te digo que foi uma receita "redondinha" que deu tudo certo e fiquei bastante orgulhosa com a minha primeira Colomba. Obrigada! :-D

Susana Machado said...

Que lindos! Optimo aspecto!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Entre Tralhas e Panelas said...

Adorei...tem canela...logo adoro :)

Cami said...

Patricia, te acompanho ha tempos quietinha aqui de Toronto. Acho super bacana sua leitura da cozinha. Planos de aderir ao pinterest??

Patricia Scarpin said...

Amanda, que coisa mais gostosa saber que a Colomba deu certo contigo! Adorei! <3
Obrigada a você por vir aqui me contar o resultado da receita!
xx

Cami, eu já tenho conta lá, mas nunca lembro de usar, vc acredita? Uso mais o delicious.com
Bj!

Thaty Corrêa said...

Que delícia de receita! Vou aproveitar o feriado para fazer.

Só queria tirar uma dúvida: você sovou só na Kitchen Aid mesmo?

Obrigada!

Beijos

Patricia Scarpin said...

Thaty, querida, só sovei na Kitchen Aid mesmo!
Beijos!

Thaty Corrêa said...

Que bom, me animei mais, fiquei louca por esses rolinhos, mas deu uma preguiça de sovar massa, rsrsrs!

Beijos

Cami said...

Ah legal, ja tem mais uma seguidora! Mas me referi a intencao de postar suas delicias la....ou lancar aquele botaozinho pin aqui pelo blog? �� um monte de gente pra ver por ai!!

Patricia Scarpin said...

Oi, Cami!
Menina, eu já tentei colocar o tão botãozinho e não consegui! :(

Cami said...

Patricia, que sorte! Perguntei ao nosso acessor e meu marido (lol) que eh de IT e ele me mostrou isso aqui oh: http://uk.pinterest.business.com/widget-builder/#do_pin_it_button
tomara que ajude! Bjs

Patricia Scarpin said...

Cami, obrigada pelo link - infelizmente está com erro, mas não se preocupe, vejo isso outro dia e tento colocar o botão, sim.
Bj e obrigada!

Related Posts with Thumbnails