quarta-feira, abril 23, 2014

Bolo de geleia de laranja e coisas novas

English version

Marmalade cake / Bolo de geleia de laranja

Geleia é algo que sempre tenho em casa, mas tenho um amor especial por geleia de laranja, tanto que o ingrediente se tornou um dos meus preferidos: sua mistura de azedo e amargo é ótima na torrada e/ou no pão integral e também vai bem em bolos, barrinhas e tortas.

Eu costumava achar geleia de laranja um troço muito amargo, mas aprendi a apreciá-la com o tempo – do mesmo jeito que aprendi a gostar de cerveja. Agora, é raro eu não comer uma colherada da geleia enquanto separo os ingredientes para as sessões de baking. :D

Este bolo, bem fácil de fazer e bem gostoso, veio daqui – nunca ouvira falar de Rosemary Shrager antes e o livro foi uma grata surpresa: tudo parece fantástico e já marquei várias receitas para provar. Também nunca ouvira falar de David Michôd ou de Michaël R. Roskam antes dos excelentes “Reino Animal” e “Bullhead” e agora mal posso esperar por “The Rover” e “The Drop” – coisas novas podem ser coisas boas, gente. :)

Bolo de geleia de laranja
um tiquinho adaptado do delicioso Rosemary Shrager's Bakes, Cakes & Puddings

Bolo:
250g de farinha de trigo
1 ¾ colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
130g de manteiga sem sal, amolecida
130g de açúcar cristal
raspas da casca de 1 laranja
3 ovos
½ colher (chá) de extrato de baunilha
50ml de leite integral, temperatura ambiente
150g de geleia de laranja

Glacê:

¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro – usei impalpável
1-2 colheres (sopa) de suco de laranja

Bolo: pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre o fundo com papel manteiga e unte o papel também.
Em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal.
Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar e as raspas de casca de laranja até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo a cada adição. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Junte a baunilha e o leite.
Com uma espátula de silicone, incorpore a geleia de laranja, misturando gentilmente de baixo para cima (a mistura pode parecer talhada). Incorpore os ingredientes peneirados da mesma forma. Transfira a massa para a forma preparada e asse por cerca de 40 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma. Desenforme com cuidado, remova o papel e transfira o bolo para uma gradinha.

Glacê: peneire o açúcar em uma tigelinha e adicione o suco aos poucos, misturando, até obter uma consistência boa para espalhar sobre o bolo – se necessário, junte mais suco. Espalhe o glacê sobre o bolo. Deixe o glacê secar, cerca de 20 minutos.

Rend.: 16 quadradinhos

12 comentários:

As receitas lá de casa disse...

Que tentação! :)

Masterchef cá de casa disse...

Esse glace ficou um espetáculo!

Luciana Leal disse...

Hummmm, delícia!! E esse glace então!! rsrs... Patricia, deixa eu te perguntar uma coisa, influencia no resultado final se eu utilizar uma forma retangular quando você pede na receita forma de furo central? Sempre tive essa curiosidade de saber. Bj

Unknown disse...

mmmmm...que delicia!

viagemdoceviagem.blogspot.com

Entre Tralhas e Panelas disse...

Simplesmente divinal...ai que tentação :)

mjulia.back@gmail.com disse...

Cara, acho que adivinhasse meus pensamentos, estava mesmo atrás de uma receita assim.
Obrigada,
Júlia

Patricia Scarpin disse...

Lu Leal, depende muito da receita, algumas massas são mais líquidas, outras mais espessas. Eu já troquei formato de forma, sim, mas tendo em mente que poderia não dar certo. :S
Beijo!

Julia, espero que vc goste!

Thaty Corrêa disse...

Oi Patrícia,

Deixa eu te fazer outra pergunta, qual a marca que você usa de geleia de laranja? Eu costumo encontrar por aqui aquela marca dinamarquesa Dana, que eu gosto muito. Nunca tinha comprado a de laranja e comprei para fazer os seus Muffins. A geléia pura deixou a desejar... Um dia desses eu encontrei em outra cidade a Streamline com redução de açúcar e achei fantástica! Aí me bateu uma curiosidade ao ver esse post: qual é a sua favorita?
Eu amo geléias e sempre estou procurando a geléia perfeita!!
E juro que não sou louca, rsrsrsrs

Beijos,
Tati

Patricia Scarpin disse...

Thaty, querida, eu gosto muito da Bonne Maman! Comprei a da Casino uma vez mas achei um tantinho doce demais. Essa marca Dana nunca vi por aqui para vender, e não conheço a Streamline, vou ficar de olho!
Eu gosto de todos os sabores da Bonne Maman, a de damasco é demais de boa tb.
Beijo!

Thaty Corrêa disse...

Patrícia,

A Bonne Maman é realmente muito boa! Eu sempre compro dela de frutas do bosque, a de laranja nunca vi por aqui, mas vou procurar.
Essa Streamline eu não conhecia, mas gostei. Comprei também para experimentar uma de framboesas da St Dalfour, depois te conto! ; )

Beijos

Dai disse...

Uma delícia, muito bom!

Dai disse...

Muito bom! Delícia!