segunda-feira, março 17, 2014

Waffles de chocolate e Super Mario

English version

Dark chocolate waffles / Waffles de chocolate

Levei um certo tempo, mas finalmente cedi e comprei uma máquina de waffle. :)

Por anos evitei comprar a máquina porque sabia que seria a única pessoa comendo os waffles, e eu realmente não precisava de mais uma guloseima indo parar na minha cintura. :S Também me parecia um desperdício de dinheiro. Porém, há vários meses, descobri que minha parceira no crime para todos os assuntos cinematográficos e doces – minha irmã – também adorava waffles, e então me toquei de que eu teria alguém com quem os dividir de vez em quando, alguém que gosta deles tanto quanto eu, e a máquina já não pareceu tão desnecessária assim. :D

Sábado passado tivemos uma tarde de Super Mario – é uma versão moderna do jogo, então minha irmã me deu um couro – seguida de waffles de chocolate fresquinhos regados com mel. Nós nos divertimos horrores – quase enlouquecemos meu marido com tanta gargalhada – e ela amou os waffles (eu também adorei). :)

Da próxima vez vou desafiá-la a jogar uma versão mais velhinha de Super Mario (para que eu possa dar um couro nela) – só vou ter de escolher outra receita de waffle para experimentarmos. :D

Waffles de chocolate
um nadinha adaptados da revista Bon Appétit

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
½ xícara (45g) de cacau em pó sem adição de açúcar
¼ xícara (44g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
3 ovos grandes, claras e gemas separadas
2 xícaras (480ml) de buttermilk*
½ xícara de óleo de canola
1 colher (chá) de extrato de baunilha
170g de chocolate meio-amargo ou amargo, picadinho – usei um com 53% de cacau

Pré-aqueça o forno a 120°C.
Em uma tigela grande, misture com o batedor de arame a farinha, o cacau, os açúcares, o fermento, o bicarbonato e o sal. Faça um buraco no centro da mistura e coloque aí as gemas, o buttermilk, o óleo e a baunilha. Misture com um garfo, incorporando aos poucos os ingredientes secos e mexa somente até combinar.
Usando uma batedeira, bata as claras até obter picos suaves. Em duas adições, incorpore-as à massa misturando gentilmente de baixo para cima. Incorpore o chocolate.
Aqueça a máquina de waffle em temperatura bem quente e unte-a levemente com spray. Coloque uma porção da massa no centro da máquina, tampe e cozinhe até que o waffle esteja completamente assado. Transfira para uma gradinha dentro de uma assadeira grande, cubra de maneira frouxa com papel alumínio e mantenha no forno enquanto prepara os outros waffles.
Sirva com mel.

* para fazer 1 xícara de buttermilk: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10-15 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara em usa receita

Rend.: 6 unidades – consegui 5


13 comentários:

Anônimo disse...

Poderia me dizer qual marca/modelo você comprou? estou tentada a comprar uma também..
essa sua receita está sensacional, suas fotos estão cada vez mais bonitas!
Abraços,
vah

Amanda disse...

Foto linda, parece delicioso, consigo imaginar até o cheirinho doce invadindo a cozinha... mas resistirei com todas as minhas forças à essa tentação!! Com açúcar e com afeto, Amanda.

valeria rezende disse...

Oi Patrícia. Fiquei com água na boca. Já faz um tempinho que tento convencer meu marido a comprarmos uma, mas ele acha que vai ser mais um cacareco ocupando espaço na cozinha, que vou usar um pouquinho e abandonar às traças :(
Beijos!

Marcella Preta ;) disse...

Pat querida, waffle é puro amor!
Babei nesses!
Ah, se precisar de ideias para usar a maquininha, eu ando fazendo pão de queijo nela... nhaaami
beijocas <3

Unknown disse...

Um dos melhores presentes que eu ganhei de casamento foi uma sanduicheira elétrica que troca a chapa pra uma chapa de waffle... :)

Assim posso revezar o uso da máquina de waffle pra fazer sanduba quente e torradinhas... <3

Fernanda Amarante disse...

Paaaat sua danada! Não achou a de ferro antiga, não? Eu procurei aqui pra você e ainda não achei. Só lembro da da casa da minha bisavó, que deve estar perdida em algum lugar aqui em casa.

Agora vamos ao que interessa: depois que estive na Bélgica descobri que esse tipo de waffle americano, de massa estilo panqueca, é um grão de areia se comparado à perfeição dos gaufres belgas. São bem mais complicados de fazer, mas nada que você não consiga dominar. O negócio é que usa um tipo de açúcar que não temos, mas acho que dá pra improvisar. É uma massa mais pesada, que precisa de tempo para crescer, e caramelizado ainda por cima. Dá uma olhada nesse blog: http://ateliergourmetdaana.blogspot.com.br/2012/08/gaufres-de-liege.html

Pichuzinha tem sorte de ter uma irmã com você! Um beijo, linda!

Paula disse...

Paty, também gostaria de saber qual modelo/marca você comprou... beijos

Patricia Scarpin disse...

Meninas, a máquina que comprei foi a da Britânia!

Fer, querida, não achei aquela, acabei comprando a elétrica. Eu queria a de ferro por ser mais simples de limpar... ;D
Eu babei nesse link que vc mandou, tenho algumas receitas de massa de waffle com fermento biológico, tenho que testar!
Beijo!

Fabiola disse...

Boa Tarde!
Eu posso não colocar o cacau na massa? Caso possa, devo substituí-lo por mais farinha?

Patricia Scarpin disse...

Fabiola, tudo bem?
E se vc procurar uma receita de waffle sem ser de chocolate? Acho melhor.

Anônimo disse...

Super Mario é sinônimo de gargalhadas em casa. E agora já tô com vontade de comprar a paradinha de ferro de waffle que achei na internet e nunca tinha arriscado! Acabo de ver 3 receitas diferentes de waffle, já tô com desejo!

Bjos

Myla

Karina disse...

Olá Patrícia! Amo waffles e testei várias receitas sem sucesso...pareciam massa de panqueca....até que testei essa receita e adorei.....veja se gosta...http://www.fifteenspatulas.com/5-secrets-to-crisp-flavorful-golden-brown-waffles/

Patricia Scarpin disse...

Karina, obrigada pelo link!