sexta-feira, março 14, 2014

Almôndegas de berinjela e Stephen Holder

English version

Eggplant "meatballs" / Almôndegas de berinjela

Alguns personagens coadjuvantes tem o poder de roubar a cena de seus colegas principais em filmes e seriados: Amy Poehler, por exemplo, é super engraçada, mas para mim Tom Haverford é o destaque de “Parks and Recreation”.

Terminei a primeira temporada do excelente “The Killing” e fiquei boba com a performance poderosa de Mireille Enos, mas Joel Kinnaman foi a verdadeira surpresa aqui: seu Stephen Holder é uma delícia de assistir, trazendo um necessário – e brilhantemente feito – alívio cômico a um seriado bastante sombrio. Ele tem as melhoras falas e as interpreta perfeitamente, me fazendo gargalhar em vários momentos – uma das minhas cenas preferidas é quando Linden lhe diz que se ele é vegetariano não pode comer torresmo e ele responde que “torresmo é junk food, não conta” (aqui aos 1:10 para quem quiser rir). :D

Estas almôndegas, feitas de berinjela sem um mísero tiquinho de carne sequer, são deliciosas – eu as servi com macarrão, ficaram ótimas assim. A massa é bem molinha e demorei um pouco para conseguir moldar as bolinhas – pensei em adicionar um ovo à massa para facilitar as coisas, mas desisti da ideia ao ver meu marido beliscando enquanto eu a moldava; juntei um pouco mais de farelo de pão e funcionou – só tive de fritá-las com bastante jeitinho para que não desmanchassem.

Acho que estas “almôndegas” de berinjela serão um sucesso na sua casa, também – sejam vocês verdadeiros vegetarianos ou vegetarianos à la Holder. :D

Almôndegas de berinjela
um tiquinho adaptadas do A Girl Called Jack: 100 Delicious Budget Recipes

1 berinjela
1 cebola bem picadinha
1 dente de alho grande bem picadinho
1 pimenta vermelha bem picadinha
3 azeitonas pretas grandes, bem picadinhas
2 colheres (sopa) de óleo de canola
raspas da casca + o suco de 1 limão siciliano pequeno
cerca ¼ xícara de farelo de pão
2 colheres (sopa) de parmesão ralado bem fininho
1 punhado pequeno de folhas de salsinha, picadas
1 punhado pequeno de folhas de manjericão, picadas
sal e pimenta do reino moída na hora
molho de tomate, para servir

Corte as pontas da berinjela e então corte ao meio no sentido do comprimento. Pique a berinjela em pedaços pequenos e transfira para uma frigideira ou panela antiaderente. Junte a cebola, o alho, a pimenta vermelha, as azeitonas e 1 colher (sopa) do óleo e leve ao fogo médio, cozinhando por 10 minutos ou até que amacie e doure.

Acrescente as raspas e o suco de limão, misture, e então retire do fogo. Transfira para uma tigela grande e deixe esfriar um pouco. Junte o farelo de pão, o parmesão e as ervas, tempere com sal e pimenta do reino e misture – se massa estiver mole demais para ser enrolada, junte mais farelo de pão e/ou leve à geladeira por alguns minutos. Forme bolinhas com a mistura – cerca de 1 colher (sopa) de mistura por almôndega. Limpe a frigideira antiaderente com papel toalha, aqueça a colher de óleo restante nela e frite as bolinhas com cuidado, até dourá-las de todos os lados. Retire do óleo, escorra em papel toalha e sirva imediatamente com o molho de tomate.

Rend.: cerca de 12 unidades

9 comentários:

Terla disse...

Amamos receitas vegetarianas <3

Pimentinha disse...

Belas almôndegas vegetarianas! Gostei!
Bjos
http://pitadasdecoisasboas.blogspot.pt/

Samy disse...

Adoro quando você posta receitinhas salgadas :)
Hoje mesmo inventei uma 'meleca' de berinjela que ficou horrível, agora entrei aqui e vi que posso fazer algo muito melhor com as que sobraram! Obaa!

Beijoss

Marisa disse...

Maior parte dos seus posts são receitas doces! Gosto muito quando posta receitas salgadas=P Gosto
ainda mais quando são vegetarianas!!
Um dia experimento esta! Parece ser uma boa alternativa às almondegas de carne!

Bjinhoo

Neyara disse...

Holderisms! Adorei, hahahahahaha!

. disse...

Sou LOUCA pelo Holder, acho que ele rouba a cena na série toda. Parei no meio da segunda, que é espantosamente melhor que a primeira temporada.

Beijo!

Susana Gomes disse...

Que ideia deliciosa, adoro beringela, acho que vou experimentar. :)

Cristine Akemi disse...

Pati,

Fiz as almôndegas e ficaram um espetáculo!
Não coloquei no molho de tomate após fritar, arrumei em uma travessa, salpiquei queijo ralado por cima e grelhei no forninho elétrico.
Amei! Estou pensando em fazer amanhã de novo haha

Beijos!
Cris

Patricia Scarpin disse...

Cris, que notícia ótima, menina! Amei saber que vc gostou das almondeguinhas! <3
Beijo e obrigada por me contar!