Monday, March 31, 2014

Bolo de banana com mesclado de geleia e versatilidade

English version

Banana-jam swirl bread / Bolo de banana mesclado com geleia

Ao abrir o freezer para separar claras para fazer financiers encontrei quatro bananas congeladas guardadinhas lá, ao lado de um pacote de ervilhas. Na hora pensei “ok, financiers e bolo de banana” – nada de errado com isso, né? :)

Daí abri a geladeira para pegar manteiga e vi um vidro de geleia de framboesa (não vivo sem geleia, comprei outro pote logo depois de usar o restinho que tinha em casa para preparar estas blondies) e isso acionou a minha memória: tinha quase 100% de certeza de ter visto um bolo de banana com geleia em algum lugar (aqui, para ser mais precisa). Então decidi que o meu bolo de banana (neste caso, um banana bread) teria geleia, sim, mas de framboesa, pois acho a de morango um pouquinho doce demais. O efeito marmorizado ficou lindo e o sabor ótimo, também.

Bolos ou muffins de banana são gostosuras bem versáteis, não? São deliciosos puros, com frutas vermelhas, chocolate, coco, xarope de bordo, mel, com glacê de limão e com geleia – lembram o talentoso (e bonitão) Mark Ruffalo, quem vi esta manhã sendo fofinho e engraçado no trailer de “Begin Again” e fisicamente transformado e sombrio no filme que mais quero ver este ano.

Bolo de banana com mesclado de geleia
do delicioso Better Homes and Gardens Baking: More than 350 Recipes Plus Tips and Techniques

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de sal
¼ colher (chá) de noz-moscada moída na hora
2 ovos, levemente batidos com um garfo
1 xícara de bananas bem maduras e amassadas (cerca de 4 médias)
1 xícara (200g) de açúcar cristal
½ xícara (120ml) de óleo de canola ou manteiga derretida (usei ¼ xícara de cada)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara geleia de framboesa

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês de 22,5x12,5cm, forre com papel manteiga e unte o papel também.

Em uma tigela grande misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, a canela, o sal e a noz-moscada. Faça um buraco no centro e reserve.
Em uma tigela média misture os ovos, a banana, o açúcar, o óleo e a baunilha. Despeje no centro dos ingredientes secos misture apenas até que os secos fiquem úmidos (a mistura será empelotada como massa de muffin). Transfira para a forma preparada e espalhe uniformemente. Espalhe a geleia sobre a massa e com uma faca sem ponta ou espátula pequena misture levemente para obter o efeito marmorizado. Asse por 55-60 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma por 15 minutos e então desenforme com cuidado. Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente.

Rend.: 8-10 porções

6 comments:

Fernanda Amarante said...

Ficou com uma cara ótima esse bolo, querida! Ando com muita mania de geleia, Pat. Geleia de framboesa com cream cheese. Na tapioca. Outro dia levantei às duas com uma crise de tosse e fiz uma assim pra mim. Tãaaao bom! Eu e o gato Jorge Alberto na cozinha, comendo tapioca, na madruga.
Tenho uma novidade. Guess what.

Letrícia said...

Nham, nham. Mais um bolo de banana de cair o queixo. Quando eu o fizer, penso em usar essa geleia aqui: http://chocolatria.com/blog/geleia-de-banana-e-chocolate/.

Beijos, lindona.

Entre Tralhas e Panelas said...

Tem um aspecto delicioso :)

https://www.facebook.com/entretralhasepanelas

Maria Virgínia said...

Como as outras receitas do blog que fiz essa aqui também é um SUCESSO!!! Obrigada, Patrícia, por selecionar delícias para a gente!

vanaoliver said...

Ficou muito bom fiz ontem a noite. Eu só tinha geleia de laranja achei que não combinaria. Usei nutella e ficou divino!!! Patricia vc que é viciada em séries, assim como eu, me conta uma coisa você gosta de The Walking Dead?
Beijos Vanessa

Patricia Scarpin said...

Vanessa, que bom saber que a receita deu certo! Amei essa sua ideia de usar Nutella, que delícia!
Eu não vejo "The Walking Dead", Van, mas minha irmã é viciada na série.
Bj!

Related Posts with Thumbnails