quarta-feira, março 12, 2014

Skillingsboller - um projeto delicioso para um dia de chuva + algo para acompanhar

English version

Skillingsboller

Adoro doces com castanhas e amêndoas e geralmente tenho pelo menos um tipo delas em casa – mantidas no freezer para que durem mais sem que fiquem rançosas. Às vezes perco a noção e compro muito de um certo tipo de nut e aí, mesmo com a ajuda do freezer, tenho de dar um jeito de usar os preciosos ingredientes.

O pacotinho de amêndoas em lascas no freezer implorando para ser usado coincidiu com a chegada deste livrinho lindo, e ser fã de cinnamon rolls só ajudou – foi fácil escolher a primeira receita a ser provada. Os pãezinhos ficaram uma delícia, absurdamente macios e perfumados de canela, com o toque crocante das amêndoas. Eles levam um bom tempo para ficarem prontos, admito, mas era um dia nublado e eu não tinha intenção alguma de sair de casa, por isso a receita se tornou um projeto perfeito.

Pãezinhos recém-saídos do forno + o sofá em um dia de chuva = alegria pura. E se há algo interessante para assistir, melhor ainda. \0/

Skillingsboller
do delicioso The Book of Buns

Massa:
500g de farinha de trigo comum
1 ½ colheres (chá) de fermento biológico seco
75g de açúcar cristal
1 xícara (240ml) de leite integral – aqueça até começar a ferver e depois deixe chegar à temperatura ambiente
¼ colher (chá) de sal
1 ovo
½ colher (chá) de cardamomo moído na hora
1 colher (chá) de extrato de baunilha
75g de manteiga sem sal, picada e em temperatura ambiente

Recheio:
100g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
50g de açúcar cristal
50g de açúcar mascavo claro
1 colher (chá) de canela em pó
150g de amêndoas em lâminas, levemente tostadas e frias

Para pincelar:
1 ovo
1 colher (sopa) de água
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar cristal
açúcar demerara, para polvilhar os pãezinhos

Coloque a farinha na tigela grande da batedeira, faça um buraco no centro e coloque nele o fermento e o açúcar. Derrame o leite sobre o açúcar e fermento, jogue um pouco de farinha sobre ele para cobri-lo, cubra a tigela com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora.
À mistura da tigela adicione o sal, o ovo, o cardamomo e a baunilha e misture em velocidade baixa para misturar (ou use uma colher de pau). Misture a massa em velocidade médio-baixa por 5 minutos (ou sove com as mãos por 10), junte a manteiga e misture por mais 5 minutos (ou dez usando as mãos) até obter uma massa lisa e elástica – nesse ponto a minha massa estava muito úmida por causa da manteiga, adicionei 20g de farinha e a massa ficou ótima, macia. Transfira para uma tigela grande levemente pincelada com manteiga, cubra com filme plástico e deixe crescer por 2 horas.

Recheio: misture a manteiga, os açúcares e a canela até homogeneizar. Reserve.
Unte levemente com manteiga uma forma retangular de 20x30cm.

Dê um soquinho na massa para retirar o excesso de ar e transfira-a para uma superfície levemente enfarinhada. Abra a massa com um rolo até obter um retângulo de 60x30cm. Espalhe o recheio de canela sobre a massa de maneira homogênea e salpique as amêndoas sobre ele. Começando pelo lado mais longo, enrole a massa firmemente, como se fosse um rocambole. Aperte as pontinhas para selar o recheio e então corte o cilindro de massa em 12 fatias iguais. Coloque as fatias com o lado cortado para cima na forma untada, cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer por 45 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200°C.
Em uma tigelinha, bata com um garfo o ovo, a água, o sal e o açúcar cristal. Pincele os pãezinhos com a mistura e salpique-os generosamente com o açúcar demerara. Asse por 20-25 minutos ou até que dourem bem.
Deixe esfriar na forma por 15 minutos, e então desenforme e coloque-os sobre uma gradinha virados para cima. Sirva mornos ou em temperatura ambiente.

Rend.: 12 unidades


9 comentários:

valeria rezende disse...

Oi Patrícia. Graças a vc virei fã de cinnamon rolls :) uma dúvida: vc costuma congelar algum destes pãezinhos? Também AMO The Killing, além do ótimo roteiro gosto do fato do elenco parecer de pessoas reais( e ótimos atores na maioria) e não apenas rostinhos bonitos, o que considero o grande pecado de muitas séries(principalmente as da Warner)
Beijos!

Unknown disse...

Frutos secos e especiarias e esses rolls ficaram um espetaculo!

Pimentinha disse...

Que aspecto delicioso!! Hummm...

Renata Bacaleinick disse...

Que maravilha, fiquei louca pra provar! Suas fotos são lindas, e pra ficarem ainda mais incríveis só falta uma coisa: a fumacinha do café... Bjs.

Entre Tralhas e Panelas disse...

Humm que bom aspecto :)

M Luiza disse...

Mais uma receita fantastica! Grata. Fiquei com culpa. Comi logo 2. Diminui a manteiga e o acucar do recheio pela metade. Mesmo assim ficaram muito bons. Vai para a lista dos aprovadissimos. Abraços,Maria Luiza

Patricia Scarpin disse...

Val, olhaí que vício bom, menina. :D
Eu nunca congelei esses pães, mas já congelei uma babka e deu super certo. Embrulhei bem em filme plástico e depois em uma camada dupla de papel alumínio.
Bj, querida!

Renata, obrigada! <3
Beijo!

Maria Luiza, que notícia maravilhosa! Amei saber que os pãezinhos deram certo, obrigada por vir aqui me contar!
Beijo!

Ana disse...

Boa tarde Pati!

Acabei de fazer esse pãozinho maravilhoso! A casquinha de açúcar é incrível, e o cheirinho que fica pela casa chega a ser poético.
Ao invés das amêndoas eu usei nozes, e coloquei maçã também. Amei!
Estou passando aqui, também, para agradecer pelas receitas que você posta. Este blog é um projeto incrível que me ajudou muito em minha evolução na cozinha. Eu comecei a acompanhá-lo aos 13 anos, e agora já estou com 23 :O

Com carinho,

Ana.

Patricia Scarpin disse...

Ana, querida, que delícia ler o seu comentário! Fiquei tão feliz sabendo que você me acompanha há tanto tempo e que começou tão jovenzinha! Muito obrigada! Beijão!