quarta-feira, novembro 13, 2013

Bolo de coco e mirtilo, mulheres atrás das câmeras, um filme lindo e um ator versátil

English version

Blueberry and coconut cake / Bolo de coco e mirtilos

Acredito que a indústria do cinema seria um lugar melhor se mais mulheres estivessem atrás das câmeras: não há muitas diretoras por aí e isso é uma pena. Vinte anos atrás Jane Campion impressionou o mundo com um dos meus filmes favoritos, e tenho uma dívida eterna com ela por ter me apresentado a Mark Ruffalo *suspiro*. :) Nora Ephron trouxe romance às nossas vidas, Vera Farmiga discutiu religião, Kathryn Bigelow faz filmes que muito macho por aí gostaria de fazer e Lynne Ramsay nos deu um dos melhores filmes de 2011 (e certamente a melhor atuação daquele ano, a gloriosa Tilda).

Dias atrás assisti ao lindo “Depois do Casamento” e pude ver o quão fantástica é Susanne Bier (“Em um Mundo Melhor” é um dos melhores filmes que vi nos últimos dez anos, talvez quinze). Nunca bobo ou chato, “Depois do Casamento” é uma delícia de ver – é bem escrito e bem interpretado por um elenco muito bom, e que refresco é ver atores e atrizes com dentinhos tortos, pelos no rosto, rugas – mais “humanos” do que muita gente de Hollywood. Se isso ainda não os convenceu a assistirem ao filme, Mads Mikkelsen *suspiro* é o protagonista e tem outra performance ótima, completamente diferente de Le Chiffre, Hannibal Lecter, Draco ou Ivan (o cara é um camaleão). Ah, e mulherada: não é por nada, não, mas há algumas cenas dele sem camisa. ;)

Agora que usei todas as minhas cartas para convencê-los a assistir ao filme não me sobrou muita coisa para convencê-los a fazer este bolo, porém lhes digo isso: é muito macio, delicioso, e coco e mirtilos são ótimos juntos - espero que seja o suficiente. :D

Bolo de coco e mirtilo
um nadinha adaptado de um dos meus livros favoritos (comprei o meu aqui)

- xícara medidora de 240ml

200g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (200g) de açúcar cristal
4 ovos grandes
raspas da casca de 1 limão siciliano
¼ xícara (25g) de coco em flocos adoçados
150g de mirtilos (blueberries), frescos ou congelados (sem descongelar), envoltos em 1 colher (chá) de farinha de trigo
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma redonda de 20cm, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte o papel também.
Em uma tigela média peneire juntos a farinha, o fermento e o sal. Reserve.
Com a batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição e raspando as laterais da tigela regularmente. Acrescente as raspas de casca de limão e a baunilha. Em velocidade baixa, junte os ingredientes secos e o coco e misture apenas até incorporar. Com uma espátula, incorpore gentilmente os mirtilos, misturando de baixo para cima.
Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Asse por cerca de 45 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma, sobre uma gradinha.
Desenforme com cuidado, remova o papel e inverta o bolo em um prato de servir. Polvilhe com açúcar de confeiteiro para servir.

Rend.: 8-10 porções

11 comentários:

Silvia de Oliveira disse...

adoro as receitas!

Jussara disse...

Adorei o vidrinhoi com leite que fofo!!

Anônimo disse...

As receitas são ótimas.

Anne disse...

Ficou lindo e parece delicioso. Vou fazer um com certeza!

gpoulain disse...

eu também amo o Mads Mikkelsen! esse ano assisti ao filme no qual ele ganhou o prêmio de melhor ator em Cannes ano passado, e engrosso o coro aos críticos que disseram ser uma das melhores atuações da história. você já viu? recomendo!

gpoulain disse...

esqueci de dizer o nome do filme: A Caça, passou nos cinemas brasileiros em maio se não me engano. o título original é Jagten

Patricia Scarpin disse...

Gui, Mads é VIDAPURA, né? :D
Eu quero muito ver "A Caça", uma amiga até me deu um link de um site para ver mas o danado saiu do ar antes disso. :(
Bj!

. disse...

Assisti o "Depois do casamento" em duas parcelas e achei sensacional, gostei tanto, tanto, a cena do Jürgen no final me tocou tanto, tanto, sabe? Nó na garganta.

Num tô muito podendo comer delícias mas venho aqui o tempo todo comer com os olhos e com a alma. ;) E fiquei feliz de saber que Jogos Vorazes tem mais uma fã! \o/

Beijocas!

Patricia Scarpin disse...

Deh, que saudade, querida! Pensei tanto em vc por causa do lançamento de "Em Chamas"!

Eu chorei muito com "Depois do Casamento". Que elenco afinado, não?

Bj, querida!

Ella McGovern disse...

Fiz com farinha integral e ficou divino. Ah, só tinha 3 ovos, aí eu coloquei um pouco de leite rsrs

Patricia Scarpin disse...

Que bom saber que com farinha integral fica bom, tb, Manoela! Obrigada por vir aqui me contar, adorei!