Monday, November 11, 2013

Financiers de fubá e laranja: um experimento culinário franco-brasileiro

English version

Orange cornmeal financiers / Financiers de fubá e laranja

O clima aqui em São Paulo parece estar em uma montanha-russa ultimamente: em alguns dias a temperatura chega a 30°C apenas para cair para 17°C no dia seguinte. Eu prefiro o friozinho, entretanto tenho algo no freezer para o calorão: fiz o sorvete de chocolate incrível do David Lebovitz e coloquei em forminhas de picolé em vez de processar na sorveteira – o resultado foi tão bom (pensem em um Chicabon bem chocolatudo) que o marido anda viciado nele. :D

Com a produção de sorvete com força total, meu estoque de claras congeladas voltou ao normal e isso me fez pensar novamente em financiers. Desta vez, entretanto, decidi dar um toque brasileiro ao docinho francês substituindo a farinha de trigo por fubá e adicionando raspas cítricas para dar um tchãn – não quero parecer metida, mas a minha ideia foi excelente (modéstia mode off). :D

Financiers de fubá e laranja
adaptados do ótimo Simply Bill

85g de farinha de amêndoa
135g de açúcar de confeiteiro peneirado
55g de fubá, peneirado
1 pitada de sal
raspas da casca de 1 laranja grande
5 claras grandes
95g de manteiga sem sal, derretida e fria
1 colher (chá) de extrato de baunilha
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Em uma tigela grande, misture a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro, o fubá, o sal e as raspas de laranja. Acrescente as claras e misture somente até incorporar. Acrescente a manteiga e a baunilha e misture. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinha dez forminhas de muffin ou minibolo com capacidade para 100ml cada.
Divida a massa entre as forminhas. Asse por 15-20 minutos ou até que os financiers cresçam e dourem (faça o teste do palito). Transfira para uma gradinha, deixe esfriar por 2 minutos e então desenforme, transferindo para a gradinha. Deixe esfriar completamente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro para servir.
Financiers são mais gostosos no dia em que são preparados, entretanto podem ser guardados em um recipiente hermético por até 2 dias.

Rend.: 10 unidades

7 comments:

Franceska said...

Pati, esse sorvete do David é muito bom mesmo! Eu adoro! Aliás, esses financiers devem estar deliciosos! Adoro fubá e cítricos! Um beijo,

valeria rezende said...

Oi Patrícia; vou experimentar sua versão. Como dizem, modéstia é para os fracos(rrss). Mas falando sério, depois de tantas receitas ótimas vc já está mais do que escaldada pra saber o que é bom. Gostei da idéia do picolé, só falta comprar forminhas decentes porque aqui onde moro só tem daquelas de plástico de 1,99(probreza manda um alô).
Abraços!

Helena Pereira said...

Uma ideia excelente, devem ser deliciosos!

Tati Candeias said...

Oi Pati que delicia! amo tudo com fubá!
Pati querida qual marcar você recomenda de açúcar mascavo claro?

bjo obrigada Tati Candeias

Sueli Takaki said...

Oi Patricia, sabe não consigo passar três dias sem te visitar aqui...as fotos são de encher os olhos, sou viciada em doces e bolos com caramelo, maple, e doce de leite...já tentei algumas de suas receitas...eh tudo de bom!bjs

Stefânia Barreto Tissot said...

Gostei da idéia Paty. Acho legal quando agente dá uma diversificada nesse sentido...com certeza deve ter dado um toque interessante e também deve ter ficado bem suave, né?

Eu já estou ao contrário aqui...tenho usado muitas claras para os macarons que acaba faltando receita para as gemas...e como aqui nas bandas do Canadá anda meio frio, eu não costumo pensar em sorvete o tempo todo para usá-las...mas opção é o que não falta, né?

Beijocas Querida!

Patricia Scarpin said...

Tati, eu uso o da marca Mãe Terra. Beijo!

Sueli, obrigada pelo comentário! Que bom que as receitas deram certo. Beijo!

Related Posts with Thumbnails