Não é segredo nenhum o quanto adoro a Internet e à lista de ótimas coisas que podem ser feitas com ela adiciono planejar viagens – voos, hotéis, reservas de restaurantes, tudo pode ser feito pelo computador, sem contar os blogs de viagem com suas informações preciosas sobre lugares no mundo todo – o blog da minha querida amiga Tania foi uma fonte fantástica quando planejei minha viagem a Nova York e é leitura obrigatória para quem gosta de comida como eu.
Eu e o marido temos planos de voltar a Paris em algum momento do futuro e quando o fizermos já sei exatamente onde encontrar posts maravilhosos não só sobre a Cidade Luz mas também outros destinos na Europa: outro blog de uma amiga querida, a Tina e seu lindo “La Vie en Close”. Ela escreve muitíssimo bem e seus posts são um deleite mesmo para quem não está planejando viajar.
E falando em Paris e Europa lhes trago hoje estas madeleines: um docinho bem francês com o delicioso toque italiano do limoncello.
Madeleines de amêndoa com cobertura de limoncello
adaptadas das madeleines de limão siciliano da Martha
- xícara medidora de 240ml
Madeleines:
50g de farinha de trigo
½ xícara (50g) de farinha de amêndoa
2 ovos grandes
1 pitada de sal
80g de açúcar cristal
¼ colher (chá) de extrato de amêndoa (opcional)
¼ colher (chá) de extrato de baunilha
75g de manteiga sem sal, derretida
Cobertura:
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro
½ colher (sopa) de limoncello, ou a gosto – usei caseiro
cerca de 1 colher (chá) de água, se necessário
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha de trigo e a farinha de amêndoa, removendo quaisquer grumos. Reserve.
Em uma tigela grande, bata os ovos e o sal com um batedor de arame até que comecem a espumar. Misture o açúcar, seguido dos extratos. Acrescente as farinhas e misture bem. Com uma espátula de silicone, incorpore a manteiga. Cubra e leve à geladeira por pelo menos 2 horas ou de um dia para o outro.
Pré-aqueça o forno a 190°C. Unte com manteiga derretida 24 forminhas de madeleine com capacidade para 1 colher (sopa) cada. Leve as forminhas à geladeira por 5 minutos. Encha as forminhas em ¾ de sua capacidade com amassa e asse por 8-10 minutos ou até que as madeleines cresçam e dourem e o topo volte ao mesmo lugar ao ser tocado com a ponta do dedo. Retire do forno e imediatamente desenforme sobre uma gradinha. Deixe esfriar completamente.
Cobertura: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigelinha e acrescente aos poucos o limoncello, misturando até conseguir uma consistência boa para regar as madeleines – acrescente limoncello ou água se necessário. Espalhe a cobertura em fio sobre as madeleines já frias. Aguarde a cobertura secar, cerca de 15 minutos.
Rend.: 24 unidades
quarta-feira, maio 22, 2013
Madeleines de amêndoa com cobertura de limoncello + um blog imperdível
Marcadores:
bebida alcoólica,
cítrico,
farinha de amêndoas,
limoncello,
madeleines,
Martha Stewart,
nuts
Assinar:
Postar comentários (Atom)
14 comentários:
Patrícia...
Como é lindo o seu blog! Não canso de olhar suas fotos, sempre impecáveis e poéticas!
As receitas deliciosas!
Nunca fiz madeleines e fico sempre "babando" nas versões que vc apresenta. Mas esta em especial me cativou! Preciso comprar a forma urgente! Simplesmente a-m-e-i!!!
Parabéns!
Beijocas e um ótimo dia pra vc!
Que lindas madalenas! Devem ter ficado muito saborosas com essa cobertura de limoncello.
beijinhos
Fofas e devem ser deliciosas! Amei, mais uma vez!
Bj
www.amenidadesdekelly.blogspot.com
Olá
Patrícia, qual é o segredo para as madeleines criarem calombos?? já fiz algumas receitas que prometiam isso, mas, mesmo seguindo à risca, as minhas não criam. Bj
Patrícia estou pegando seu vicio e gostando cada vez mais das receitas de bolinhos citricos, é um melhor que o outro!! Eu queria tirar uma duvida, eu ganhei forminhas de silicone pra fazer cupcakes... eu preciso untar e enfarinhar essas forminhas? Beijinhos, até mais!!
Cintya, você é muito doce, obrigada pelo comentário! Espero que vc goste das madeleines!
Beijo!
Anderson, nem sempre eu conseguia também, viu? Das últimas vezes consegui colocando a massa bem gelada nas forminhas (tb geladas) e imediatamente assando em forno bem quente (geralmente as receitas pedem forno a 180°C, eu asso a 190°C ou 200°C).
Luciana, eu sei de gente que diz que não unta forma de silicone, mas eu não confio... Sempre pincelo levemente com manteiga. Não precisa enfarinhar.
Beijo e boa sorte!
Oi Patricia :0
Ja falei da minha paixão por madeleines?!??!?!
AMO, amo, amo, amo!
Não sei por que mas amo, simples assim!
AS primeiras que fiz foram as suas, as de mel e limão, um deleite, agora essas de amendoas!!
aiai
bjs
As madeleines ficaram lindas. Adorei também as dicas de blogs de viagens. Mas posso falar que me apaixonei por suas xícaras medidoras? Muito fofas. Não resisto a utensílios para cozinha graciosos. ;-)
Ronize, querida, aquelas de mel e limão também foram as primeiras madeleines que fiz! Que bom que vc gostou da receita!
xx
Poli, obrigada, querida. Eu sou viciada em xícaras e afins, já está faltando espaço em casa. :D
Bj!
Patricia,
Obrigada por mencionar o blog. Semana que vem vou fazer um bolo de laranja para uma amiga. Talvez faca madeleines.
Bjs
Tania
Morri de amor por esse post <3 mil vezes merci. Principalmente por ser acompanhado de madeleines tão proustianas. <#
conheci agora o seu blog e adorei já partilhei no facebook parabéns excelente <3
Vou testar fazer com castanha de caju. Meu marido sem querer comprou um montão (não me pergunte haha). Vou fazer a farinha com ela e testar a receita! 😍
Vou testar fazer com castanha de caju. Meu marido sem querer comprou um montão (não me pergunte haha). Vou fazer a farinha com ela e testar a receita! 😍
Postar um comentário