sexta-feira, maio 17, 2013

Muffins de geleia de laranja + momentos de estresse na cozinha

English version

Marmalade muffins / Muffins de geléia de laranja

Dias desses eu conversava com meu pai sobre minha mãe e me lembrei de algo que ela fazia quando eu e meu irmão éramos pequenos: toda vez que ela preparava um bolo ela nos deixava raspar a tigela, o que adorávamos (eu talvez já lhes tenha contado isso, mas não tenho certeza – 975 posts confundem mesmo a cabeça de uma pessoa). :) D. Terezinha era uma cozinheira fantástica e fazia bolos, tortas e docinhos com frequência, não somente porque adorava mas também para que meu pai tivesse sempre algo gostoso na marmita e eu, na lancheira.

Raspagem de tigela é um esporte que ainda pratico – pra ser sincera, provo quase todas as massas antes de assar. O que eu não imaginava era que esse hábito pudesse me economizar uns momentos de estresse (e alguns cabelos brancos) durante uma sessão de baking: num domingo de manhã, resolvo preparar uns muffins. Escolhi os muffins de geleia de laranja da Delia Smith porque amo esta geleia e queria estrear o lindo livro. A massa ficou pronta rapidamente e em pouco tempo os muffins já estavam no forno. Enquanto assavam, fui arrumar a cama e foi aí que me dei conta: eu não tinha acrescentado açúcar à massa!! O_O Corri pra cozinha, peguei a receita e reli – não, os muffins não levavam açúcar. O erro não havia sido meu. Ao me lembrar de ter provado a massa crua – deliciosa – me senti extremamente aliviada: a geleia seria suficiente para adoçar os muffins. Ufa.

Estes muffins não são muito doces – obviamente :) – e a cobertura de geleia de laranja os torna ainda mais saborosos. Sou doida por este sabor de geleia, mas acho que outros também funcionariam bem – acho que damasco, ou framboesa combinada com raspinhas de limão.

Marmalade muffins / Muffins de geléia de laranja

Muffins de geleia de laranja
um nadinha adaptados da mestra Delia Smith (comprei o meu aqui)

- xícara medidora de 240ml

225g de geleia de laranja pedaçuda
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
raspas da casca + o suco de 1 laranja grande
leite integral, se necessário
1 colher (sopa) cheia de farinha de amêndoa
1 ovo grande
½ colher (chá) de extrato de baunilha
50g de manteiga sem sal, derretida e ligeiramente fria

Para finalizar os muffins:
2 colheres (sopa) cheias de geleia de laranja

Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre 9 cavidades de uma forma de muffin (1/3 xícara de capacidade cada cavidade) com forminhas de papel. Encha as cavidades vazias com água pela metade.
Coloque a geleia de laranja em uma tigelinha e bata com uma colher para soltar bem a geleia. Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha, o fermento e o sal.
Esprema o suco da laranja e meça: você precisará de ½ xícara (120ml); caso falte suco, complete a medida com o leite. Em uma tigelinha, misture com um garfo as raspas e o suco da laranja (e o leite, se for usar), a farinha de amêndoa, o ovo, a baunilha e a manteiga derretida. Despeje esta mistura sobre os ingredientes secos e misture ligeiramente com o garfo – não misture demais ou os muffins ficarão duros; massa de muffin é empelotadinha mesmo, e não lisa como massa de bolo. Acrescente a geleia e misture delicadamente com uma espátula de silicone. Divida a massa entre as forminhas preparadas e asse por 18-20 minutos ou até que os muffins cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos e então remova com cuidado, transferindo para a gradinha. Você pode servir estes muffins mornos ou em temperatura ambiente – antes de servir, espalhe um pouco da geleia sobre cada um deles.

Rend.: 9 unidades

9 comentários:

Chef de Algibeira disse...

eheheheh... os meus filhos também adoram rapar a taça e às vezes eu dou por mim a rapar sózinha sem os chamar... (maldade... :) )
estes mufins devem ser optimos..
beijinhos

Vera disse...

Lindos muffins e com geleia de laranja... Yum :)

Sabrina Romano disse...

eu sempre raspo a tigela; além do velho vício infantil, acho muito útil quando estou fazendo alguma adaptação da receita original - o que, no meu caso, não é nada raro! Quanto ao bolo, fiquei imaginando-o com geleia de araçá; se vc se deparar com esses frutos, agarre-os e prepare uma geleia... Sério! Bjs

Bárbara Coelho disse...

Achei o que vou fazer com uma geleia de laranja caríssima que tá ali parada na minha geladeira :D

Jota disse...

Também adoro esse desporto, raspagem de tigela. :D
Deliciosos estes muffins. :)

Jota
http://searchncook.blogspot.pt/

Maíra S. disse...

Oi Patrícia, é um alívio ver que você (e tantas outras leitoras) também tem o hábito de raspar a tigela. No meu caso é quase um vício... Eu adoro massa crua!! Já cheguei a ter problemas para preencher a fôrma por falta de massa :-p
Adorei a ideia de muffins com geleia!

Bárbara Coelho disse...

O que eu faço se não tiver farinha de amendoas?

Patricia Scarpin disse...

Maíra, eu não consigo resistir - sempre acabo provando a massa crua! :)

Bárbara, troque pela mesma quantidade de farinha de trigo - os muffins ficarão menos úmidos mas não menos saborosos.
Bj!

Renata disse...

Patricia, amo receitas que fingem ser menos engordativas rsrsrs
Vou tentar com a geleia de damasco. Qdo fizer volto aqui pra te contar ;)
bjo