segunda-feira, maio 06, 2013

Bolo de banana, cereja e coco e meu encontro com Nigella

English version

Coconut and cherry banana bread / Bolo de banana, coco e cerejas secas

Algo que jamais julguei possível aconteceu há alguns dias: conheci Nigella Lawson! :) Não, eu não estava sonhando – ela veio ao Brasil para promover a versão em português de "Nigella Kitchen" e eu fui à noite de autógrafos aqui em São Paulo. Tive de ficar em pé na fila por quatro horas – minhas pernas estão doendo até agora – mas valeu a pena: a mulher é uma deusa. Lindíssima, ela me cumprimentou com um sorriso gentil e conversamos por alguns minutos antes que ela autografasse o meu livro – fiquei tão boba que lhe disse que ela era maravilhosa duas vezes. :)

Nigella

Ao sair da livraria disse para minha irmã (que ficou comigo o tempo todo, apesar de não saber direito quem é Nigella) que estava me sentindo muito inspirada a cozinhar depois de conhecer Nigella. Ela respondeu que eu deveria fazer uma das receitas dela, e eu fiz: um bolo de banana úmido e perfumado que iluminou a minha cozinha da mesma forma como Nigella iluminara a minha sexta-feira. <3

Nigella's autograph / Autógrafo Nigella

Bolo de banana, cereja e coco
do lindo, sempre delicioso e agora autografado Nigella Kitchen: Recipes from the Heart of the Home

- xícara medidora de 240ml

125g de manteiga sem sal, amolecida
4 bananas médias (450g com a casca), amassadas com um garfo
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
2 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara + 2 colheres (sopa) - 160g - de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
2/3 xícara de cerejas secas – as minhas eram bem graúdas, piquei grosseiramente
1 1/3 xícaras (133g) de coco ralado sem açúcar – usei em flocos adoçados

Pré-aqueça o forno a 160°C*. Unte levemente com manteiga uma forma de bolo inglês com capacidade para 900g, forre-a com papel manteiga e unte o papel também – usei uma forma de 21x11xcm.
Derreta a manteiga em uma panela grande, retire do fogo e deixe esfriar. Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Acrescente o açúcar à manteiga derretida e bata bem. Batendo, junte as bananas, os ovos e a baunilha. Com uma espátula de silicone, gentilmente incorpore a mistura de farinha. Finalmente, incorpore as cerejas secas e o coco. Despeje na forma preparada, alise a superfície e asse por cerca de 50 minutos, checando a partir de 45 – faça o teste do palito.
Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 10 minutos e então desenforme com cuidado. Deixe esfriar completamente sobre a gradinha.

* por distração acabei assando o meu bolo a 180°C

Rend.: 8-10 porções

32 comentários:

Fernanda Amarante disse...

Três ingredientes que não consigo imaginar juntos. Banana com coco, sim. A cereja é que não entendo. Mas se você falou, ok. Ficou lindo. Quando lançar seu livro vou ficar na fila o quanto precisar, viu, Pat? Beijo!

Marcia disse...

Pat, será que o bolo fica bom sem as cerejas secas?

Luciana Betenson disse...

Ooooiiinnnnn... <3

Lu disse...

Ai, que inveja boa! A Nigella é uma linda mesmo!

Sue disse...

Patricia,que demais!!Ela é linda mesmo!
Fico feliz por vc!!
Bjao

Luciana Leal disse...

Nossa, que legal!! Que invejinha!!!! rsrs... eu acho que vou fazer esse bolo amanhã hein, está com uma cara muito boa!!! Bjs

Samy disse...

Uauuuu!!!!!
Que máximo Pat!!!
Fico super feliz por ti, imagino que tenha sido uma oportunidade única e muito especial mesmo! :D

Eu fiquei toda histérica quando o Gordon Ramsay falou comigo pelo twitter e me seguiu, imagina conhecer pessoalmente então?! Eu ficaria maluca! ahahahah

<3 Espero que lembrar desse encontro sempre te traga muita inspiração e alegria!

beijo!

Filipa disse...

Olá Patrícia,
Vi o teu post e fiquei cheia de "inveja" saudável! Que bom teres tido chance de conhecido a Nigella. Eu tenho 3 livros dela e adoro tudo o que já testei, seria um sonho tê-los autografados :)
Beijinho,
Filipa
www.welc-home.blogspot.pt

Rita Maria disse...

Estava mesmo a precisar de encontrar uma fã de Nigella que cozinhasse com os livros mesmo para pedir um conselho: se eu quisesse comprar só um livro, qual aquele de que eu tiraria o melhor retorno? Um de que fosse cozinhar muito? O blogue tem muitas receitas do Kitchen, esse seria bom para começar?

(eu espero depois comprar os outros todos, mas queria começar por um que fosse usar mesmo, muitas vezes)

São Ribeiro disse...

Parabéns sortuda.
O bolo ficou lindo e com esses ingredientes tem que ser uma delicia.
bjs

Raquel Arellano disse...

Eu gostei muito desse livro e nem preciso dizer o quanto ela é linda ao vivo. Nós sabemos bem disso! :D

Assim que cheguei em casa, folheei o livro e acabei marcando umas 10 receitas que quero fazer ASAP! Uma delas vai pro Gordelícias em breve! Também escolhi um bolinho.

gleide disse...

Eu posso substituir as cerejas secas por em calda?

Tati Candeias disse...

Pat
fiquei muito contente por você, seu blog pra mim é muito inspirador! E a Nigella que fofa, hein! Parabéns! e obrigada pelas coisas maravilhosas que você nos ensina!
bjs Tati Candeias

Unknown disse...

Você com a Nigella! Que invejaaaa! Invejinha branca...
Bjs

carmita freire disse...

Parabens ! vc é uma otima doceira, suas receitas tem bom gosto ,mistura de ingredientes que dão certo e a sua maneria de escrever é muito simples.
Assim é que é bom !
Carmita Freire Brigadeiros Gourmet
carmitabrigadeiros.com

Bárbara Coelho disse...

SOFRI! Você conheceu minha ídala! (eu sei que essa palavra não existe, mas falar que a Nigella é meu ídolo soa tão estranho haha). Amo todas as receitas dela; ontem mesmo fiz sua versão do chilli con carne (e fiz também os cookies melhores que brownies que você postou. Foi um sucesso!)

Paula R. Alvarez disse...

Ahh que bonitas :)

Eu não consegui ir, era meu rodízio, maldito hahahaha mas me arrependo até hoje de não ter furado! :((

Que legallll...parabéns!
deve ter sido um sonho mesmo conhecê-la!

beijãozão/*

Sarah Abreu disse...

Que delícia!!!
Eu fiquei com preguiça de enfrentar o trânsito e de atravessar a cidade numa sexta-feira! =/

Folheei o livro e fiquei com comichões de comprar! Vale?

Beijos!

*Suas dicas para minha viagem a NYC foram ótimas! Mais uma vez, obrigada! Quase fiquei por lá!

Cadamí Crafts & Fashion disse...

Uau, eu sempre assisto a Nigela!!!
Bjs, Lu
http://cadami.blogspot.com.br/
www.facebook.com/CadamiCraftsFashion

PoliCBA disse...

Que maravilha!
Deve ter sido um momento e tanto, mesmo, conhecer a Nigella. Iria ficar toda embasbacada também. E guardaria como um tesouro um livro autografado por ela! :D

Anônimo disse...

Oi
Um que chique.
A foto ficou linda e o bolo
uma gostosura.
Beijos...
Lúcia

Unknown disse...

Fico feliz por ter conhecido a Nigella, fico a aguardar que ela passe por Portugal!
Também já tive em Londres mas não tive sorte!
Quanto ao pão é ótimo, já fiz esse...
publiquei um pão no meu blog, também delicioso...
Beijo alecrim

Lara disse...

Que sonho conhecer a Nigella!! Muito legal.
Site lindo e delicioso! Parabéns!

Beijos,
Lara

Patricia Scarpin disse...

Meninas, obrigada pelos comentários tão doces! Realmente foi muito gostoso conhecer a Nigella e conversar um pouquinho com ela.

Samy, querida, fiquei muito inspirada, sim! Saudade de vc! xx

Rita Maria, depende do que vc procura. Se vc quiser mais baking, recomendo o "How to Be a Domestic Goddess". O "Nigella Kitchen" é o meu preferido porque tem um pouco de tudo: baking, sobremesas, pratos salgados.

Raq, quero muito ver o seu post!

Gleide, não. As cerejas em calda não são gostosas, melhor fazer com passas.

Marcia, dá pra fazer sem as cerejas, sim, querida.

Bárbara, que bom que vc gostou das receitas, fico contente! Ela é ÍDALA, sim. :)
Bj!

Sarah, esse livro vale muito a pena, sim. E que bom que as dicas foram úteis, fico feliz!
Beijo, querida!

Rita Maria disse...

Obrigada!
Eu acho que é isso mesmo que eu quero também por isso vou comprar esse para começar :)

Thaty Corrêa disse...

Que linda essa foto com a nossa musa-mor, está digna de um porta retratos!
Eu falei tanto que queria um livro dela autografado, mas tanto, que meu marido acabou me dando de presente de dia das mães o Nigella Express, pena que sem o autógrafo! Apesar de amar de paixão a Nigella, ainda não tinha nenhum livro dela, esse foi o meu primeiro, e em retribiução ao presente, prometi fazer uma receita ainda essa semana!Você tem esse livro Pat? Sugere alguma receita pro jantar?

Beijos

Patricia Scarpin disse...

Thaty, o "Nigella Express" eu não tenho, mas me lembro do programa, tinha muitas coisas gostosas! Depois em conta o que vc fez? Bj!

Hello Hoop disse...

Que maximo!
A Nigella e otima, os programas dela sao de dar agua na boca, assim como o seu blog!

Anne disse...

Também adora a Nigella.Comprei o livro e foi a primeira receita que fiz.Ficou ótimo,adorei.Adoro as receitas que você púbica e as dicas.Abraço,Anne

Alette Fitness disse...

Fiz o bolo hj e ficou sensacional. Coloquei farinha integral. Seu blog é o MÁXIMO!!!!

Patricia Scarpin disse...

Valeria, que bom saber que a receita fica boa com farinha integral!
Obrigada pelo comentário tão querido!
Bj!

Priscila Schulz disse...

Ai que delíciaaaa... também comprei esse livro, mas não assinado. Adorei!!!
Muito legal!

:D

Abraços

http://receitaesperta.blogspot.com.br/