quarta-feira, maio 08, 2013

Biscoitos de limão siciliano, pistache e chocolate branco

English version

White chocolate, pistachio and lemon cookies / Cookies de chocolate branco, pistache e limão siciliano

Semana passada, ao telefonar para a livraria Saraiva, recebi informações incorretas – a atendente me disse que as senhas para a sessão de autógrafos da Nigella seriam distribuídas assim que a loja abrisse e ao chegar lá fui informada de que isso ocorreria apenas a partir das 18 horas. Ai, que raiva. Por causa disso, eu e minha irmã teríamos de fazer hora, daí almoçamos e depois fomos ao cinema. As opções andam limitadas atualmente pois “Homem de Ferro 3” toma conta de mais de metade das salas, por isso nossa escolha foi “A Morte do Demônio”. O original aterrorizou a minha adolescência e achei que esta versão seria ainda pior, mas no final achei mais leve. Eu esperava muito terror depois de assistir ao trailer – fiquei tão apavorada que nem consegui ver direito e achei que Zac Efron estivesse no filme quando na verdade era Shiloh Fernandez (!) – mas a versão de 1981 é bem mais assustadora. Nem preciso dizer que minha irmã adorou o filme, não é? :)

Geralmente faço várias sessões de baking aos finais de semana mas como minhas pernas doíam muito acabei descansando mais do que qualquer outra coisa. Biscoitos do tipo slice and bake são ótimos para momentos assim: quem tem um cilindro de massa no freezer está a minutos de biscoitos fresquinhos, e isso nunca é algo ruim, certo? :) Se vocês concordam comigo, sugiro esta receita: a combinação de sabores é deliciosa e o cilindro de massa pode ser mantido no freezer por até um mês – é só deixá-lo sobre a pia enquanto pré-aquecem o forno e a massa amolecerá apenas o suficiente para ser fatiada.

Biscoitos de limão siciliano, pistache e chocolate branco
do sempre delicioso e infalível The Good Cookie: Over 250 Delicious Recipes from Simple to Sublime

- xícara medidora de 240ml

195g de chocolate branco picado
2/3 xícara (95g) de pistaches sem sal
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
½ xícara (100g) de açúcar cristal
½ xícara (88g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
2 ovos grandes
raspas da casca de 2 limões sicilianos grandes
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Coloque o chocolate branco no processador de alimentos e pulse para quebrá-lo em pedaços menores. Junte o pistache e pulse até que tudo fique bem picadinho.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o bicarbonato e o sal.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e os açúcares até obter uma mistura cremosa e clara. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Adicione as raspas de limão e a baunilha e bata para incorporar. Em velocidade baixa, incorpore a mistura de farinha. Com uma espátula de silicone, misture o pistache e o chocolate branco. Leve a massa à geladeira por 1 hora.
Divida a massa em duas partes iguais e coloque cada metade em um pedaço grande de papel manteiga; forme um cilindro de aproximadamente 3,5cm de diâmetro com a massa, fechando-a dentro do papel manteiga usando uma régua – como a Martha faz aqui. Feche as pontas e leve ao freezer até firmar bem.
Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Desembrulhe um dos cilindros de massa (mantenha o outro no freezer). Corte em fatias de 6mm e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando um espaço de 5cm entre uma e outra. Asse por 11-13 minutos ou até que os biscoitos bem dourados nas extremidades. Deixe esfriar completamente nas assadeiras sobre uma gradinha.

Rend.: cerca de 50 biscoitos

18 comentários:

Su Delícia disse...

Que biscoitos maravilhosos e cheios de sabores!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Filipa Lemos disse...

Embora não goste de pistache, guardei a receita porque acho que vai ser adorada cá em casa :)

Paula Moita disse...

Que delícia!

Sonhos da su disse...

Estes biscoitos devem de estar divinais!!!
Beijinhos

Patrícia Pinheiro disse...

que beleza de biscoito!

Tertúlia da Susy disse...

Que maravilha e de chocolate branco que é o meu preferido.
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

ThassilaVieira disse...

Gatona,
aqui não consigo encontrar o limão siciliano... você acha que se usar o normal ficaria gostoso também?

Anônimo disse...

Olá!! Adoro seu site e suas receitas!!!
Eu não consegui achar o link da Martha fazendo o tudo de cookies. Voce pode posta-lo, por favor??
Bjos
Giuliana

Patricia Scarpin disse...

Giuliana, eu tinha esquecido de colocar o link - já corrigi. Obrigada por me avisar!
xx

Sabrina Romano disse...

Hei, lindona, que maravilha! Você foi guerreira para enfrentar essas horas de fila, e essa sua irmã está se mostrando uma verdadeira companheirona, não?!? Adorei os biscoitos, ainda mais agora que meu corpo já não está tão arisco com a lactose, e estou voltando a cozinhar com manteiga... Ontem fiz aquele seu bolo de tâmaras com gengibre, substituindo este por cardamomo, e fazendo tudo à mão, sem o processador. Já falei que as tâmaras hidratadas com o bicarbonato e "pestadas" à mão ficam com uma textura semelhante a de doce de leite?!? Nossa... Bem, depois de frio, reguei o bolo com cachaça prata e água de rosas, e cobri-o com um mix de castanhas, uma pitadinha de misk e um fio de mel por cima, para dar um brilho. Não tenho como te agradecer por ter dividido essa receita por aqui; ela versátil e absolutamente maravilhosa, e eu já preparei-a inúmeras vezes para levar a casa de alguns amigos músicos, que sempre ficam encantados! Querida, você é a minha Nigella! ;)

disse...

Oie Patricia!

O que vc achou da participação da Nigella no programa da Ana Maria Braga ontem? eu fiquei emocionada, pois amo a Nigella, mas achei as perguntas da Ana meio idiotas

bjos bjos

Patricia Scarpin disse...

Filipa, troque os pistaches por outra coisa, como amêndoas, tenho certeza de que os biscoitos ficarão ótimos, tb!

Thassila, acho que ficariam deliciosos. :)

Patricia Scarpin disse...

Sá, querida, vc é um doce! Saudade de vc, viu?
Não me agradeça pelo bolo, você é que é danada e criativa e inventa mil versões para a receita, todas deliciosas. Obrigada a você por vir aqui me contar os resultados.
Um beijo!

Patricia Scarpin disse...

Gé, eu achei a Ana Maria uó - grosseira, despreparada para entrevistar, enfim, aquela coisa de sempre. Mas Nigella é uma lady e foi maravilhosa.
xoxo

Anônimo disse...

Oi Paty
Tudo bem?
Posso estar bem doida, mas acho que vc esuqeceu de mencionar quando entra a farinha!!!
bj
Patricia Vieira

Patricia Scarpin disse...

Xará, tinha esquecido mesmo! Obrigada por me alertar - já corrigi.
Beijo!

Anônimo disse...

Oi Paty!
Fiz esses biscoitos para dar um fim nos meus pistaches e ficaram deliciosos! So nao ficaram tao lindos qto os seu porque apesar da minha boa vontade, nao sou muito habilidosa ;)
Patricia Vieira

Patricia Scarpin disse...

Oi, Paty! Que bom saber que vc gostou dos biscoitos!
Beijo e obrigada por vir aqui me contar!