quarta-feira, maio 22, 2013

Madeleines de amêndoa com cobertura de limoncello + um blog imperdível

English version

Almond madeleines with limoncello glaze / Madeleines de amêndoa com cobertura de limoncello

Não é segredo nenhum o quanto adoro a Internet e à lista de ótimas coisas que podem ser feitas com ela adiciono planejar viagens – voos, hotéis, reservas de restaurantes, tudo pode ser feito pelo computador, sem contar os blogs de viagem com suas informações preciosas sobre lugares no mundo todo – o blog da minha querida amiga Tania foi uma fonte fantástica quando planejei minha viagem a Nova York e é leitura obrigatória para quem gosta de comida como eu.
Eu e o marido temos planos de voltar a Paris em algum momento do futuro e quando o fizermos já sei exatamente onde encontrar posts maravilhosos não só sobre a Cidade Luz mas também outros destinos na Europa: outro blog de uma amiga querida, a Tina e seu lindo “La Vie en Close”. Ela escreve muitíssimo bem e seus posts são um deleite mesmo para quem não está planejando viajar.

E falando em Paris e Europa lhes trago hoje estas madeleines: um docinho bem francês com o delicioso toque italiano do limoncello.

Madeleines de amêndoa com cobertura de limoncello
adaptadas das madeleines de limão siciliano da Martha

- xícara medidora de 240ml

Madeleines:
50g de farinha de trigo
½ xícara (50g) de farinha de amêndoa
2 ovos grandes
1 pitada de sal
80g de açúcar cristal
¼ colher (chá) de extrato de amêndoa (opcional)
¼ colher (chá) de extrato de baunilha
75g de manteiga sem sal, derretida

Cobertura:
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro
½ colher (sopa) de limoncello, ou a gosto – usei caseiro
cerca de 1 colher (chá) de água, se necessário

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha de trigo e a farinha de amêndoa, removendo quaisquer grumos. Reserve.
Em uma tigela grande, bata os ovos e o sal com um batedor de arame até que comecem a espumar. Misture o açúcar, seguido dos extratos. Acrescente as farinhas e misture bem. Com uma espátula de silicone, incorpore a manteiga. Cubra e leve à geladeira por pelo menos 2 horas ou de um dia para o outro.
Pré-aqueça o forno a 190°C. Unte com manteiga derretida 24 forminhas de madeleine com capacidade para 1 colher (sopa) cada. Leve as forminhas à geladeira por 5 minutos. Encha as forminhas em ¾ de sua capacidade com amassa e asse por 8-10 minutos ou até que as madeleines cresçam e dourem e o topo volte ao mesmo lugar ao ser tocado com a ponta do dedo. Retire do forno e imediatamente desenforme sobre uma gradinha. Deixe esfriar completamente.

Cobertura: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigelinha e acrescente aos poucos o limoncello, misturando até conseguir uma consistência boa para regar as madeleines – acrescente limoncello ou água se necessário. Espalhe a cobertura em fio sobre as madeleines já frias. Aguarde a cobertura secar, cerca de 15 minutos.

Rend.: 24 unidades

14 comentários:

Cozinhar é Preciso - Cintya Maria disse...

Patrícia...

Como é lindo o seu blog! Não canso de olhar suas fotos, sempre impecáveis e poéticas!
As receitas deliciosas!
Nunca fiz madeleines e fico sempre "babando" nas versões que vc apresenta. Mas esta em especial me cativou! Preciso comprar a forma urgente! Simplesmente a-m-e-i!!!

Parabéns!

Beijocas e um ótimo dia pra vc!

Partilhando Sabores e Receitas disse...

Que lindas madalenas! Devem ter ficado muito saborosas com essa cobertura de limoncello.
beijinhos

Kelly disse...

Fofas e devem ser deliciosas! Amei, mais uma vez!
Bj

www.amenidadesdekelly.blogspot.com

Anderson disse...

Olá
Patrícia, qual é o segredo para as madeleines criarem calombos?? já fiz algumas receitas que prometiam isso, mas, mesmo seguindo à risca, as minhas não criam. Bj

Luciana Leal disse...

Patrícia estou pegando seu vicio e gostando cada vez mais das receitas de bolinhos citricos, é um melhor que o outro!! Eu queria tirar uma duvida, eu ganhei forminhas de silicone pra fazer cupcakes... eu preciso untar e enfarinhar essas forminhas? Beijinhos, até mais!!

Patricia Scarpin disse...

Cintya, você é muito doce, obrigada pelo comentário! Espero que vc goste das madeleines!
Beijo!

Anderson, nem sempre eu conseguia também, viu? Das últimas vezes consegui colocando a massa bem gelada nas forminhas (tb geladas) e imediatamente assando em forno bem quente (geralmente as receitas pedem forno a 180°C, eu asso a 190°C ou 200°C).

Luciana, eu sei de gente que diz que não unta forma de silicone, mas eu não confio... Sempre pincelo levemente com manteiga. Não precisa enfarinhar.
Beijo e boa sorte!

Ronize disse...

Oi Patricia :0

Ja falei da minha paixão por madeleines?!??!?!

AMO, amo, amo, amo!
Não sei por que mas amo, simples assim!

AS primeiras que fiz foram as suas, as de mel e limão, um deleite, agora essas de amendoas!!

aiai

bjs

PoliCBA disse...

As madeleines ficaram lindas. Adorei também as dicas de blogs de viagens. Mas posso falar que me apaixonei por suas xícaras medidoras? Muito fofas. Não resisto a utensílios para cozinha graciosos. ;-)

Patricia Scarpin disse...

Ronize, querida, aquelas de mel e limão também foram as primeiras madeleines que fiz! Que bom que vc gostou da receita!
xx

Poli, obrigada, querida. Eu sou viciada em xícaras e afins, já está faltando espaço em casa. :D
Bj!

DulceBeeNYC disse...

Patricia,
Obrigada por mencionar o blog. Semana que vem vou fazer um bolo de laranja para uma amiga. Talvez faca madeleines.
Bjs
Tania

Unknown disse...

Morri de amor por esse post <3 mil vezes merci. Principalmente por ser acompanhado de madeleines tão proustianas. <#

Unknown disse...

conheci agora o seu blog e adorei já partilhei no facebook parabéns excelente <3

Jana Viscardi disse...

Vou testar fazer com castanha de caju. Meu marido sem querer comprou um montão (não me pergunte haha). Vou fazer a farinha com ela e testar a receita! 😍

Jana Viscardi disse...

Vou testar fazer com castanha de caju. Meu marido sem querer comprou um montão (não me pergunte haha). Vou fazer a farinha com ela e testar a receita! 😍