terça-feira, maio 28, 2013

Bolo de milho e maçã + uma surpresa de Cannes

English version

Apple polenta cake / Bolo de milho e maçã

Confesso que fiquei bem surpresa ao ler que “La Vie d'Adèle” havia sido o vencedor da Palma de Ouro: não pelo filme em si – como ainda não o vi não posso julgar – e sim porque eu jamais imaginaria que um júri presidido por Steven Spielberg, um diretor que raramente retrata assuntos adultos em seus filmes, votaria em um filme tão ousado. Talvez seja influência de Ang Lee (que na minha opinião deveria ter sido escolhido presidente do júri). E mesmo que se trate se uma escolha política como muitos apontam ainda me surpreendo, pois Spielberg nunca foi controverso. Tomara que “La Vie d'Adèle” encontre um distribuidor aqui no Brasil e logo – eu detestaria esperar tanto quanto esperei por “Drive”.

Tive outra surpresa há algumas semanas: o lindo livro da Amber Rose. Quando preparo doces não me importo com o teor nutricional deles – acho que comer um pedaço de bolo ou um brownie é um ato de prazer e a preocupação com nutrientes que fique para o almoço e/ou o jantar; mesmo assim acabei achando a proposta de Amber bem interessante. Este bolo, por exemplo, é adoçado com mel em vez de açúcar, e o resultado é excelente. Apenas certifiquem-se de usar uma variedade de mel da qual gostem pois o sabor fica pronunciado no bolo. E para quem não encontra sêmola de milho (usei esta polenta): já fiz bolos que pedem por “cornmeal” usando fubá e ficaram ótimos; neste caso, como a textura dos dois ingredientes é diferente, não daria certo medir usando xícara pois a quantidade não seria a mesma – opte pela balança.

Bolo de milho e maçã
um tiquinho adaptado do lindíssimo Love Bake Nourish (comprei o meu aqui)

Maçãs:
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal
2 ½ colheres (sopa) de mel
450g de maçãs Granny Smith, descascadas, miolos e sementes removidos, cortadas em cubinhos de 2cm

Bolo:
1 xícara (100g) de farinha de amêndoa
¾ xícara + 1 colher (sopa) - 115g - de farinha de trigo
½ xícara + 2 colheres (sopa) - 110g - de sêmola de milho (para o preparo de polenta)
¾ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
raspas da casca de 1 limão siciliano
2 colheres (chá) de suco de limão siciliano
150ml de mel
½ xícara (130g) de iogurte natural integral
3 ovos grandes
140ml de azeite de oliva
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Prepare as maçãs: em uma panela média, derreta a manteiga e o mel juntos em fogo médio. Deixe levantar fervura e ferva até que caramelize um pouquinho. Junte as maçãs e cozinhe em fogo médio-alto até que os pedaços de maçã estejam levemente dourados e a caldinha esteja espessa, cerca de 5 minutos. Deixe esfriar completamente.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 20cm de diâmetro, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte o papel também.
Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame a farinha de amêndoa, a farinha de trigo, a sêmola de milho, o fermento em pó e o sal. Em uma tigela média, também com o batedor de arame, misture bem as raspas e o suco de limão, o mel, o iogurte, os ovos, o azeite e a baunilha. Derrame sobre os ingredientes secos e misture delicadamente, de baixo para cima, com uma espátula. Incorpore as maçãs.
Transfira a massa para a forma preparada e asse por cerca de 45 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Desenforme com cuidado. Polvilhe com açúcar de confeiteiro para servir.

Rend.: 8-10 porções

14 comentários:

Vera disse...

Não há palavras para descrever a perfeição que ficou este bolinho.
Adorei e vou levar a receita :)

Momentos Editados disse...

Parece-me muito bem este bolinho!*

Sabrina Romano disse...

Ai, estou pensando se o Ebraim encararia esse bolo; o bandido não pode nem ouvir falar de polenta, menos ainda de doces feitos com milho...
Sobre mel, você já usou um de "morrão de candeia"? Vende no Pão de Açúcar, naquela parte com panos de prato e peças de cerâmica artesanais, castanha de baru (http://migre.me/eLGeu); virei uma viciada confessa! Quanto ao filme, acho que esse vai passar lá no Reserva... A propósito, você viu "Dentro da Casa"? Achei muito interessante... Bj

Su Delícia disse...

que lindo!

LC disse...

Parece promissor, será que acerto fazer? Simplesmente amo tudo que é de milho...delícia! E o seu bolo, lindo!

Anônimo disse...

Belo bolo. E com maçãs e farinha de amendoa? Hmmmm... Bom também.

ThassilaVieira disse...

Fiz essa receita ontem... mas fiz umas modificações.
Não tinha farinha de amêndoa, então bati castanha do para e coloquei no lugar. E as raspas do limão siciliano substitui por laranja... é muito difícil encontrar o limão siciliano por aqui...

Mas eu adorei a receita! Só acho que os sabores se confundem um pouco. Da próxima usarei só as maçãs que ficaram deliciosas e a farinha de milho... mas não que desse jeito vá sobrar algum pedaço pra contar a história! rsrs

Patricia Scarpin disse...

Sá, vou procurar esse mel! Fiquei interessada. Quanto ao filme, está na lista, já tinha lido uma resenha elogiando bastante.
Bj e obrigada!

Thassila, me conta depois se vc gostou de fazer o bolo de outro jeito? Acho que castanhas do Brazil têm um sabor bem mais marcante do que amêndoas, talvez tenha sido isso.
Bj!

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Bom dia.
Sempre acompanho o seu delicioso bolg, pois gosto de fazer pães e bolos para a turma aqui de casa. O que ando atrás é de uma boa receita de waffle, pois as muitas que tenho ficam borrachudas, não sei se o problema está nas receitas ou na quentura da máquina que, provavelmente deve ser insuficiente. Meu gosto pelo waffle é tão grande que chegou ontem uma máquina importada para waffle e gostaria de estreiá-la com uma receita que desse certo. Por um acaso você a teria

Debora disse...

Patricia,

gosto muito de ler os seus posts ;-) Eu nao comento muito (so comentei uma vez em um post de biscoitinhos que levavam melado) mas leio sempre!

Eu gostaria de te perguntar uma coisa: voce tem forma para picoles?

Pode parecer estranho, mas eh que estou procurando formas duraveis (que nao sejam de plastico) e, em julho irei para os EUA, logo pensei em vc! Vc indica alguma loja para comprar untensilios para a cozinha? Se vc souber, mesmo online, adoraria conhecer.

Um beijo, Debora

Patricia Scarpin disse...

Silvana, não tenho receita de waffle aqui no blog, nunca fiz. :(

Debora, comprei uma forma de picolés nacional mas é uma porcaria. :( Quero comprar na próxima viagem aos EUA.
Nossa, o que eu mais tenho é lista de lojas de utensílios para cozinha, menina. :D
Você pode procurar pela Bed, Bath and Beyond, na própra Amazon, na Target, na Macy's, na Williams-Sonoma...
Espero ter ajudado!

Beijo!

Debora disse...

Patricia, super obrigada pelas sugestoes! Vou dar uma pesquisada antes de ir e ja vou com a mala vazia ;-)

Ouvi falar bem de uma forma de picoles da Norpro e me parece uma boa opcao! Eu ja vi que na Amazon tem, talvez voce tambem goste dela! um beijo!

Patricia Scarpin disse...

Debora, eu estou com essa aqui na minha wish list:

http://www.amazon.com/gp/product/B0002IBJOG/ref=ox_sc_act_title_1?ie=UTF8&psc=1&smid=ATVPDKIKX0DER

Bj!

Debora disse...

sim, eh exatamente essa forma que me recomnedaram! Bom saber que voce tambem esta de olho nela =) bjs