segunda-feira, maio 20, 2013

Bolo de caipirinha

English version

Caipirinha drizzle cake / Bolo de caipirinha

Tem sido divertido acompanhar os comentários da Nigella sobre a sua viagem ao Brasil: pelo que tem escrito ela realmente se divertiu por aqui. Aparentemente uma das delícias preferidas dela foi a coxinha – ela preparou coxinhas em sua casa e publicou a receita em seu site – junto com a caipirinha, sendo que com a última me identifico totalmente. :D

Já que o excesso de caipirinhas pode causar algum dano consumir a bebida em forma de bolo é uma boa idéia – aqui, adaptei o bolo de margarita da Lily Vanily e o resultado agradou a todos.

Bolo de caipirinha
adaptado do delicioso Lily Vanilli's Sweet Tooth: Recipes and Tips from a Modern Artisan Bakery (comprei o meu aqui)

- xícara medidora de

Bolo:
225g de farinha de trigo
½ colher (sopa) de fermento em pó
1/8 colher (chá) de sal
60g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
½ colher (chá) de extrato de baunilha
raspas da casca de 2 limões tahiti
2 ovos grandes
150ml de leite integral, temperatura ambiente

Calda:
¼ xícara (60ml) de água
90g de açúcar cristal
¼ xícara (60ml) de cachaça
¼ xícara (60ml) de suco de limão tahiti

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 20cm de diâmetro, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte o papel também.
Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento e o sal.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Junte a baunilha seguida das raspas de limão e bata brevemente. Junte os ovos, um a um, e raspe as laterais da tigela. Em velocidade baixa, junte metade dos ingredientes secos, seguidos do leite. Junte o restante dos ingredientes secos e raspe as laterais da tigela. Bata a mistura por 1 minuto.
Transfira a massa para a forma prepara e alise a superfície. Asse por 30-40 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 20 minutos. Com cuidado, desenforme, remova o papel e transfira de volta para a gradinha.
Nesses 20 minutos prepare a calda: coloque a água, o açúcar, metade da cachaça e o suco de limão em uma panelinha e leve ao fogo alto, mexendo constantemente, por cera de 6 minutos ou até que a calda engrosse e comece a tomar cor. Retire do fogo, junte a cachaça restante, volte ao fogo e ferva por 1 minuto. Retire do fogo e deixe esfriar por 5 minutos.
Faça furinhos em todo o bolo com um palito de dente e pincele-o generosamente com a calda. Deixe esfriar completamente antes de servir.

Rend.: 8 porções

9 comentários:

Vera disse...

Gostei da ideia :)
ficou com uma textura ótima :)

camila disse...

Olá Patrícia!
Seus textos, suas receitas e suas fotos são todos muito doces, assim como você parece ser! Agradeço por perfumar e colorir a vida dos leitores com estas receitas mais que especiais. Obrigada! Boa semana.

Sabrina Romano disse...

delícia; adoro regar os bolos com cachaça...

Patricia Scarpin disse...

Camila, que comentário querido! Obrigada pelo carinho!
Beijo!

Simone Dantas disse...

Estou me tornando fã número 1 destas receitas bebuns. Já fiz o bolo de uisque e agora vou me aventurar no de Caipirinha. Porque tem dias que, no trabalho, só a pinga salva rsrsrs. Como não posso entrar com a garrafa, trago disfarçada, em forma de bolo! Beijos Paty!

Partilhando Sabores e Receitas disse...

É uma ideia bem interessante!

Aim'Art disse...

Bonita apresentação, deve estar uma delícia. Beijinhos,

Raquel Arellano disse...

Tem como não amar Nigella? Essa aprendeu o segredo de uma boa vida... não tenho dúvidas!

E que bolo lindo! <3

Silvia, de Álamos Ventosos disse...

Hola, Patricia.
Mi nombre es Silvia, te escribo desde Córdoba - ARgentina. Sigo desde hace un tiempo tu blog y cada vez me gusta más. Particularmente esta receta de la torta (bolo) de caipiriña me encantó, no tanto por los ingredientes a decir verdad, sino por la palabra "xícara". En español la palabra jícara ha quedado prácticamente en desuso y hace un tiempo apareció en un blog español, Recetas de la tía Alia. Causó un interesante revuelo. Entonces, cuando la vi como referencia de medida en tu receta no lo podía creer, porque evidentemente el portugués la ha conservado.
Pienso preparar esta torta en breve y luego te cuento.
Cariños.