terça-feira, março 19, 2013

Madeleines de tâmara

English version

Date madeleines / Madeleines de tâmara

Madeleines são docinhos bem corriqueiros neste blog e eu já as fiz dos mais diferentes sabores – todos deliciosos, aliás – mas quando vi a receita de madeleines de tâmara da Annie Bell fiquei bem intrigada: a idéia de acrescentar um purezinho de tâmaras à massa das madeleines parecia bem interessante. Seria uma ótima maneira de usar as últimas tâmaras do pacote – acreditam que mesmo depois de preparar lebkuchen e os biscoitos da Martha ainda havia um punhado de tâmaras no armário? Certos ingredientes tendem a dar uma de Gremlins na minha casa não importa o que eu faça. :D

As madeleines ficaram muito boas: úmidas por causa da adição de farinha de amêndoa e com um sabor caramelado bem sutil.

Madeleines de tâmara
do mais do que lindíssimo Annie Bell's Baking Bible (comprei o meu aqui)

- xícara medidora de 240ml

100g de tâmaras, sem os caroços e picadas
1/3 xícara (80ml) de água
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 ovos grandes
2 colheres (sopa) - 24g - de açúcar cristal
raspas da casca de 1 limão siciliano
2 colheres (sopa) de mel
50g de farinha com fermento*
½ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
½ xícara (50g) de farinha de amêndoa
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e fria + um pouquinho de manteiga derretida extra para pincelar as forminhas
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Coloque as tâmaras e a água em uma panelinha e leve ao fogo médio até começar a ferver. Abaixe o fogo e cozinhe até que as tâmaras fiquem macias e quase se tornem um purê (eu as amassei com um amassador de batatas para que a mistura virasse um purê). Junte o bicarbonato, misture bem e desligue o fogo.
Com a batedeira, bata os ovos e o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Junte as raspas de limão e o mel, batendo. Peneire a farinha, o fermento e o sal sobre a mistura e incorpore delicadamente com uma espátula de silicone. Faça o mesmo com a farinha de amêndoas e o purê de tâmaras. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora ou de um dia para o outro.
Pré-aqueça o forno a 190°C. Pincele levemente com a manteiga derretida extra duas formas de madeleines e leve à geladeira por 5 minutos. Encha cada cavidade com a massa – 2/3 da capacidade – e asse por 8-10 minutos ou até que as madeleines dourem. Retire do forno e desenforme sobre uma gradinha. Deixe esfriar.
Polvilhe com açúcar de confeiteiro para servir.

* eu substituí a farinha com fermento por 50g de farinha de trigo comum + 1/3 colher (chá) de fermento em pó + 1 pitada de sal

Rend.: 15-20 madeleines – fiz exatamente a receita acima e consegui 52 no total: 12 usando forminhas com capacidade para 1 colher (sopa) de massa e 40 com forminhas com capacidade para ½ colher (sopa) de massa

7 comentários:

Unknown disse...

também fiquei fascinada com o uso das tâmaras.. ficaram lindas..
bjus

wair de paula disse...

só tenho uma palavra para isto: luxo!
abraços

Bolo disse...

concordo!! lindas e um luxo!
parabéns!

Rafaela Tavolaro disse...

Fico contente com todas as suas receitas, já fiz diversas. Mas a minha tristeza é não encontrar essas formas de madelaines. Poderia indicar algum local?

Patricia Scarpin disse...

Oi, Chimaera - eu comprei algumas das minhas na Barra Doce, são da marca Doupan. A loja fica em Moema, em SP, mas sei que eles enviam produtos por Sedex. www.barradoce.com.br
Bj!

Valentina disse...

A Annie eé fantástica nos sabores que usa. Sou louca louca por tamaras. as vezes o dificil eh sobrar tamaras pois como tudo.

Anônimo disse...

Oi, Patricia! Fiz uma vez essa receita e achei que nao acertei. Hoje fui fazer de novo e percebi depois de ter terminado e enquanto o preparo descansava na geladeira que na traducao voce esqueceu a parte em que se coloca a manteiga. Tentei salvar o preparo, a ver se vai funcionar...