domingo, março 03, 2013

Frango assado com limão siciliano e chorizo

English version

Chicken, chorizo and lemon bake / Frango assado com limão siciliano e chorizo

Quando eu era criança frango assado era o almoço de domingo: os acompanhamentos mudavam ocasionalmente - batatas, arroz, macarrão, salada - mas o franguinho era o rei da refeição mais importante do dia. Minha mãe adorava, minha avó adorava, e eu também - ainda adoro. Depois que minha mãe ficou doente meu pai trazia o frango da padaria - televisão de cachorro! - mas era gostoso do mesmo jeito. Aqueles eram dias felizes dos quais sinto saudade. E quando bate a nostalgia geralmente faço comidas que minha mãe cozinhava e frango assado é uma delas. Gosto de variar as receitas e esta aqui, da revista Donna Hay, foi eleita pelo marido como o franguinho assado mais gostoso que já preparei: ele ficou doido com os pedacinhos crocantes de chorizo e com o alho, tão macio e adocicado. Aqui em casa gostamos do frango bem assado, dourado e crocante por fora - por isso o longo tempo de forno - mas vocês podem adaptar a receita para o seu gosto.

Frango assado com limão siciliano e chorizo
um tiquinho adaptado da sempre deliciosa e infalível Donna Hay Magazine

4 pedaços grandes de forno – usei duas coxas e duas sobrecoxas

Para marinar o frango:
2 dentes de alho, batidos em um pilãozinho até virar purê
suco de 1 limão siciliano ou tahiti grande
1 colher (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta do reino moída na hora

Para assar o frango:
1 limão siciliano, cortado em 4 no sentido do comprimento
1 chorizo (lingüiça espanhola apimentada com adição de páprica), em fatias – comprei aqui; caso não encontre, substitua por algum tipo de lingüiça defumada e pré-cozida, como calabresa
6 dentes de alho, ainda na casca
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida
6-8 raminhos de tomilho fresco
1/3 xícara de azeitonas pretas

Coloque o frango em um saco plástico ou tigela rasa. Junte os ingredientes da marinada e misture bem para cobrir o frango. Feche o saco plástico (ou cubra a tigela com filme plástico) e leve à geladeira por 3 horas ou de um dia para o outro.
Pré-aqueça o forno a 200°C. Retire o frango da marinada e coloque em um refratário raso (se você forrá-lo com uma camada dupla de papel alumínio a limpeza será mais fácil). Regue com parte da marinada e leve ao forno por cerca de 40 minutos. Retire do forno, junte o limão, o chorizo, o alho e o tomilho, regue com a manteiga e volte ao forno por mais 40-50 minutos ou até que o frango fique bem dourado e assado por dentro – acrescente as azeitonas nos 10 minutos finais.

Rend.: 2 porções

7 comentários:

Mari disse...

Adoro chorudo, mas as linguiças do Brasil são as mais deliciosas do mundo! Rs
Minha mãe está vivíssima, graças a Deus, mas como moro na Austrália e ela no Brasil também adoro coisas que me lembrem ela, e faço isso com minhas plantas. Tenho em casa as mesmas plantas que vi minha mãe ter a vida toda!!! é um pouquinho dela comigo o tempo todo!!!!
Acho lindo vc cozinhar as coisas que ela fazia pro se pai!!!
Beijos!!!

Helo Inoue disse...

Eu amoooo frango assado assim tb! Gastar gás com frango é comigo mesma!
Sempre vejo receitas pq sempre tem algo de novo pra acrescentar na nossa. Eu gosto de colocar castanha de caju.
Vou lembrar de comprar limões sicilianos pro próximo :)

bjo!

Unknown disse...

adoro!! faço um muito parecido! delicioso

Anônimo disse...

ora bem chorizo porque? é choriço a palavra existe em português e existe tanto em portugal como em espanha. e alias o nosso é bastante bom não vale apena comprar o espanhol.

Patricia Scarpin disse...

Anônimo, o blog é meu e eu escrevo do jeito que eu bem entender.

Unknown disse...

Patricia, desculpa mas anonimo esta errado(a), a sua grafia esta correta porque sao tipos diferentes de embutidos, o chourico portugues eh feito com sangue e nao tem nada a ver com o que voce usou.OT, adoro sua receitas.bjs

Dandara disse...

Olá Patrícia!

Estou apaixonada com todas as receitas! Também adoro cozinhar e muita gente fica surpresa por isso heheh acho que é a idade!
Amanhã vou testar este frango maravis, mas troquei o chorizo por paio, será que vai ficar bom?! hehe beijos, sucesso!