segunda-feira, março 11, 2013

Torta de maracujá

English version

Passion fruit tart / Torta de maracujá

Se eu tivesse que escolher uma sobremesa para comer pelo resto da vida (o que seria uma crueldade já que existem tantos doces maravilhosos, sem contar aqueles que nunca provei nem fiz em casa, mas...) seriam barrinhas de limão siciliano – não há nada que eu sinta mais vontade de comer, o som das palavras já me dão água na boca. Mas algumas semanas atrás tirei algo do forno que quase – e foi realmente por um triz – roubou o título de sobremesa favorita das barrinhas: esta torta de maracujá, uma receita da sempre absurdamente linda Gourmet Traveller, ficou deliciosa, com uma base sequinha e amanteigada e um recheio bem azedinho. Tão, tão boa.

Agora, se eu tivesse que escolher duas sobremesas para comer pelo resto da vida... ;)

Torta de maracujá
da sempre linda e deliciosa Australian Gourmet Traveller

- xícara medidora de 240ml

Massa:
225g de manteiga sem sal, gelada e picada
¾ xícara (105g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
2 2/3 xícaras (375g) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 ovo
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Recheio:
3 ovos
1 gema
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
150ml de creme de leite fresco
200ml de polpa de maracujá peneirada – usei um pouco das sementinhas no recheio
1 colher (chá) de extrato de baunilha
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Massa: no processador de alimentos, junte a manteiga, o açúcar, a farinha e o sal e pulse até que a mistura pareça uma farofa grossa. Com o processador ligado, junte o ovo e a baunilha e processe somente até obter uma massa. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 2 horas.
Abra a massa em uma superfície levemente enfarinhada até obter a espessura de aproximadamente 3mm. Forre seis forminhas de torta de 8cm de diâmetro cada com a massa, removendo o excesso. Leve ao freezer por 30 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C. Cubra a massa das forminhas com um pedaço de papel manteiga e encha com feijões secos ou pesinhos próprios e leve ao forno por 15 minutos. Remova os feijões e o papel e asse por mais 5 minutos ou até que a massa esteja dourada. Retire do forno e deixe esfriar completamente (mantenha o forno ligado).

Recheio: em uma tigela grande, misture levemente os ovos, a gema e o açúcar até dissolvê-lo. Junte o creme de leite, o suco de maracujá e a baunilha e misture. Passe a mistura por uma peneira e transfira para a base da torta. Asse por 8-10 minutos ou somente até que o recheio comece a firmar – o centro das tortinhas ainda deve balançar levemente ao serem tocadas. Deixe esfriar completamente e então leve à geladeira.
Antes de servir, polvilhe as tortinhas com açúcar de confeiteiro e caramelize-o com um maçarico culinário (opcional).

Rend.: 6 unidades – fiz metade da receita acima e assei em uma forma retangular de 30x10cm com fundo removível

8 comentários:

Rita disse...

Das coisas que amei neste post: o texto sonhador sobre sobremesas favoritas; a receita em si, que me faz acreditar que consigo fazer uma torta; a foto, com um toque todo chique no corte meio em diagonal e tals. Ou seja: gostei de tudo, néam.

Bj
Rita

Bolo disse...

Hum parece delicioso!!
Eu tenho uma receita lá no blog mas ela fica mais docinha eu acho...
beijos

Edna H B Born disse...

Oi Patrícia
Dá uma olhadinha no meu blog http://ehbb.blogspot.com.br... deixei lá para vc um presentinho: um selo.
Fique bem a vontade para aceitá-lo ou não. O presente é por conta que admiro muito o seu trabalho e suas postagens! Beijos, Edna.

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Maravilhosa receita...adorei!
Beijos e te desejo uma ótima terça-feira e boas energias!
CamomilaRosa

Fernanda Amarante disse...

Nooooossa, Pat, que delícia de torta. Não sou a tarada do limão siciliano como você, mas adoro esses doces cítricos nesse estilo. Quase fiquei com vontade de cozinhar. Tem meses que não faço nada, acredita? Desde dezembro, quando fiz aquele bolo Red Velvet dos infernos, com biscoitos de gingerbread confeitados em volta, lembra? Deprê... Quem sabe dou faço um retorno triunfal com essa receita? Tenho um picnic (é, minha prima inventou um) domingo, e acho que seria ideal pra levar. Beijos, querida.

Anônimo disse...

Sabe, Pat, vc foi uma das responsáveis por me tirar do "lado negro da força" e me trazer para o lado dos cítricos ;) No entanto, confesso que a ideia de passar o resto da vida comendo uma ou duas sobremesas me dá angústia! São tantas e todas tão deliciosas... Hj mesmo estou aqui dando tratos à bola para decidir um sabor de cupcake (para as crianças) e um de bolo para levar para o aniversário da minha sogra. Alguma sugestão? :)

Ana Carolina disse...

Está parecendo delicioso! Eu aqui viciada em maracujá babei!

Beijos

Patricia Scarpin disse...

Erika, que bom saber que consegui espalhar a febre dos cítricos por aí. :D
Vc quer sugestão de bolo de camadas? Ou um bolo mais simples? Me conta mais.
xx