quinta-feira, março 07, 2013

Brownies de cacau com manteiga queimada e pecãs

English version

Cocoa brownies with brown butter and pecans / Brownies de cacau com manteiga queimada e pecãs

Sempre que bate a vontade de fazer um docinho mas estou sem muito tempo preparo brownies: são facílimos de fazer, não há a necessidade de esperar a manteiga amolecer – e neste caso nem os ovos precisam estar em temperatura ambiente – e ao colocá-los no forno tudo o que se precisa fazer é decidir se serão consumidos ainda morninhos com sorvete ou puros, depois de frios. :)

Estes brownies são uma variação dos ultra deliciosos brownies de cacau da Alice Medrich e apesar de serem bons ainda prefiro a versão anterior – gosto da adição de pecãs mas não acho que a manteiga queimada faça muita diferença neste caso, ao contrário de outras receitas. Ao procurar o link dos brownies de cacau para postar aqui leio no texto que “minha irmã de 16 anos ama estes brownies” – ela hoje tem 19 e neste momento estou me sentindo velha. :)

Brownies de cacau com manteiga queimada e pecãs
da Maga dos Brownies Alice Medrich

- xícara medidora de 240ml

10 colheres (sopa) – 140g – de manteiga sem sal, picada
1 ¼ xícaras (250g) de açúcar cristal
¾ xícara (68g) de cacau em pó sem adição de açúcar
2 colheres (chá) de água
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¼ colher (chá) de sal
2 ovos grandes, gelados
1/3 xícara + 1 colher (sopa) - 56g - de farinha de trigo
1 xícara (110g) de pecãs, levemente tostadas, frias e picadas grosseiramente

Pré-aqueça o forno a 165°C; forre uma forma quadrada de 20cm com papel alumínio, deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”; unte o papel com manteiga.
Derreta a manteiga em uma panela média em fogo médio. Continue cozinhando, mexendo sempre, até que a manteiga pare de espumar e manchinhas marrons apareçam no fundo da panela, cerca de 5 minutos. Retire do fogo e imediatamente acrescente o açúcar, o cacau, a água, a baunilha e o sal. Misture para incorporar os ingredientes e deixe esfriar por 5 minutos (a massa ainda estará quente depois desse tempo). Junte os ovos, um a um, batendo vigorosamente a cada adição. Quando a massa estiver espessa e brilhante, junte a farinha e misture para incorporar. Bata então vigorosamente 60 vezes. Incorpore as pecãs e transfira a massa para a forma.
Asse por cerca de 25 minutos ou até que um palito de dentes inserido no centro do brownie saia quase limpo, com algumas migalhas úmidas grudadas nele. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha. Com o auxílio do papel alumínio, remova o brownie da forma e corte em quadradinhos.
Os brownies podem ser guardados em um recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 2 dias.

Rend.: 16 unidades

5 comentários:

Um toque de canela disse...

Ficaram uma delicia e com as nozes devem ficar +otimos!
Bjs

Vanderleia disse...

Oi Patrica, brownies são deliciosos quentes ou frios e estes são maravilhosos.Não me admira que sua irmã adore.Beijos querida.

Rita disse...

Os outros brownies de que você fala aqui reviram os olhinhos de minha família regularmente.

bj
rita

Ana Affonso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vera Ferraz disse...

Que delicia! Adoro!