quarta-feira, março 13, 2013

Brioche recheado com amêndoa com compota de ameixa + "House of Cards"

English version

Almond filled brioche with plum compote / Brioche recheado com amêndoa com compota de ameixa

Logo depois de terminar de assistir à quarta temporada de “Breaking Bad” – espero que a quinta chegue logo por aqui – comecei a ver “House of Cards”: fiquei ansiosa pela série desde que li, há muitos meses, que David Fincher estava desenvolvendo algo para a TV – sou muito fã dele e veria qualquer coisa que ele fizesse. Como era de se esperar, Fincher não decepciona: a série é fantástica – roteiro, trilha sonora e elenco, tudo em perfeita sintonia. Todos os atores estão excelentes, mas Kevin Spacey é a alma do seriado – sou suspeita porque ele é um dos meus atores favoritos e faz parte de filmes que amo, mas para mim ele está simplesmente quebrando tudo como Frank Underwood, que pode ser um dos melhores personagens de todos os tempos. Se o mundo fosse um lugar justo existiriam 10 Kevin Spacey ou 10 Bryan Cranston para cada Robert Pattinson. :D

E se o mundo fosse mesmo um lugar justo eu poderia comer brioche no café da manhã todos os dias, especialmente esta versão recheada com creme de amêndoa, tão macia e saborosa, com uma colherada de compota de ameixa caseira. Nham. :)

Brioche recheado com amêndoa
adaptados de dois livros fantásticos: How to Bake e Artisan Bread in Five Minutes a Day

Brioche:
500g de farinha para pães + um pouco extra para polvilhar (usei farinha de trigo comum)
½ colher (chá) de sal
½ xícara (100g) de açúcar cristal
10g de fermento biológico seco
140ml de leite integral morno
5 ovos médios*
250g de manteiga sem sal, bem molinha

Recheio:
4 colheres (sopa) - 56g - de manteiga sem sal, temperatura ambiente
½ xícara de pasta de amêndoa – usei caseira, receita aqui
¼ xícara (35g) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 ovo
½ colher (chá) de extrato de baunilha
¼ colher (chá) de extrato de amêndoa (opcional)
¼ colher (chá) de água de flor de laranjeira (opcional)

Coloque a farinha na tigela grande da batedeira (você vai usar o batedor em formato de gancho). Coloque o sal e o açúcar sobre a farinha de um lado da tigela e o fermento do lado oposto. Junte o leite e os ovos e misture em velocidade baixa por 2 minutos. Passe para a velocidade média e misture por 6-8 minutos ou até que uma massa macia e elástica se forme. Junte a manteiga e continue misturando por mais 4-5 minutos, raspando as laterais da tigela periodicamente para garantir que a manteiga se incorpore completamente à massa – esta será bem molinha. Cubra a tigela com filme plástico e leve à geladeira por uma noite ou por pelo menos 7 horas – assim a massa ficará firme o bastante para ser moldada. Enquanto isso, prepare o recheio: coloque a manteiga, a pasta de amêndoa, a farinha, o açúcar, o ovo, a baunilha, o extrato de amêndoa e a água de flor de laranjeira no processador de alimentos e processe até obter um creme homogêneo.
Unte com manteiga uma assadeira de 20x30cm.
Tire a massa de brioche da geladeira e transfira para uma superfície levemente enfarinhada. Sove 3-4 vezes e então, com um rolo, abra a massa em um retângulo de 35x20cm. Espalhe o recheio de maneira uniforme sobre a massa. Enrole como um rocambole, começando pelo lado mais longo. Corte em 9 fatias e arrume-as na assadeira preparada deixando aproximadamente 2,5 de distância entre uma e outra. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer por 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 190°C. Asse os brioches por 20-25 minutos ou até que dourem bem. Sirva morninhos ou em temperatura ambiente.

* eu só tinha ovos do tipo grande em casa e usei 4; ao notar que a massa estava meio seca, adicionei o 5º ovo

Compota de ameixa
criação própria

250g de ameixas, cortadas ao meio, sem os caroços, cada metade cortada em 4 fatias no sentido do comprimento
3 colheres (sopa) de açúcar cristal – as minhas ameixas estavam muito azedas; ajuste a quantidade de açúcar dependendo das ameixas que tiver em casa
½ colher (sopa) de suco de limão siciliano ou tahiti
1 pitada de canela em pó
1 ½ colher (sopa)s de água

Coloque as ameixas, o açúcar, o suco de limão, a canela e a água em uma panelinha e leve ao fogo médio, mexendo ocasionalmente, até que as ameixas fiquem macias e suculentas. Deixe esfriar completamente e guarde na geladeira em um recipiente hermético por até 1 semana.

Rend.: 2-4 porções

17 comentários:

Su Delícia disse...

Ficou linda com um ar bem fofinho...
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Carol Moraes Maia disse...

Paty! Como sempre você arrasando não só na comida mas também no gosto pelo cinema/tv. Estou absolutamente apaixonada por House of Cards!! Super produção, elenco realmente impecável, muito bem dirigido, roteiro muito cuidadoso na exploração de cada detalhe e tenho que concordar sobre o Kevin Spacey: he rules!! Eu e meu marido estamos no 6 episodio e já estou triste que são só treze... Vamos torcer para que venham mais séries assim por aí!! Beijo grande e sempre obrigada por trazer tanta docura (no sentido literal e figurado..rs) às nossa vida!!

Raquel Alabaça disse...

Que lindos!!

Cristine Akemi disse...

Oi, Patricia!

Leio o blog há muito, muito tempo (tanto que nem lembro desde quando) e fiquei muito feliz ao ver o post do Lomogracinha, assim mais pessoas terão a chance de ver suas fotos lindas, ler seu texto agradável e conhecer a pessoa doce que você é.
http://www.lomogracinha.com.br/flickr/indicacao-de-flickr-patricia-scarpin/

Não conhecia House of Cards, mas vou pesquisar.
E queria um brioche desses agora também ;)

Beijos,
Cris

Patricia Scarpin disse...

Carol, menina, somos duas fãzocas da série, então! Li ontem que a segunda temporada já está em produção, fiquei super feliz! \0/
Obrigada a você pelo carinho e pelo comentário tão querido.
Beijo!

Cristine, obrigada por me avisar! Não conhecia o Lomogracinha e fiquei apaixonada!
Obrigada pelo comentário tão doce, eu realmente adorei.
Depois me conta de "House of Cards".
Beijo!

Carol Moraes Maia disse...

Eba! Amei a notícia da 2a temporada de House of Cards!! Valeu por avisar!! E não podia deixar de comentar que ontem fiz o sorvete de doce de leite sem sorveteira aqui em casa e ficou sensacional!! Beijo e bom final de semana, Paty.

Leila disse...

Que lindo esse brioche Patricia! Sempre fui apaixonada por brioches mas nunca consegui alcancar uma versao parecida e levissima usando farinhas sem gluten.
beijinhis

Patricia Scarpin disse...

Carol, eu é que amei a notícia do sorvete - obrigada por me contar! Beijo!

Leila, obrigada! Pena que não dê certo sem a farinha de trigo, né? :(

Nathalia disse...

Oi Pati..td bem??? Sou cozinheira de primeira viagem e, ainda por cima, recem- casada!! Entao vc pode imaginar como meu marido sofre nas refeicoes aqui em casa..rsss!! Sou leitora assidua de seu blog e, aos fins de semana, testo varias de suas receitas (o que salva a minha pele e o meu casamento!! rsss).. quero mto fazer esse brioche, mas nao tenho o batedor em forma de gancho, só tenho o convencional...serve? Dá mta diferença no resultado??? mto obrigada!! bjosss

Patricia Scarpin disse...

Oi, Nathalia! Tudo bem, e vc?
Menina, que bom saber que o blog tem sido útil pra vc! Adorei!
Vamos à sua pergunta: massas de pão geralmente são mais pesadas do que massas de bolo, fazendo com que a batedeira "trabalhe" mais. Antes de comprar a Kitchen Aid eu tinha uma batedeira Walita e havia dois pares de batedores: os convencionais e outros para massas pesadas (pareciam uma espiral). Vc tem esses?

Nathalia disse...

Nossa, Pati... que batedeira pobrinha a minha!! rssss.. só vieram esses tradicionais mesmo!! rsss...vou ver se compro uma kitchen aid entao...!!!so nao da pra ficar sem esse brioche!!! rsss

Nathalia disse...

Patii...conforme o prometido..! Minha kitchen aid esta em minhas maos...linda a minha bebezinha!!!!! rsss.. agora essa semana voi fazer esse brioche com certeza! rsss... posto aqui pra te dizer no que deu! bjoss querida! e obrigada pela dica da batedeira...to encantada com ela! rs..bjosss

Patricia Scarpin disse...

Nat, querida, que notícia maravilhosa, parabéns pela sua batedeira!
Depois me conta, sim. Acho que vc vai se divertir muito com ela. :D
Beijo!

Unknown disse...

E quem não tem batedeira que bate massa, faz como? Dá pra bater a mão?

Patricia Scarpin disse...

Tathiana, eu não recomendo porque a massa do brioche é bem mole, parece massa de bolo.

Jane.therezão disse...

OI PATY, TUDO BEM? SE EU QUISER FAZER A MASSA SALGADA.. TIPO PRA COMER COM MANTEIGA, ACRESCENTO QTO DE SAL?
BEIJÃO E PARABÉNS PELO BLOG!
JANE

Patricia Scarpin disse...

Jane, tudo bem, sim, e vc? Aqui: http://technicolorkitchen.blogspot.com.br/2013/01/brioche-recheado-com-brie-e-reclamacoes.html