Saturday, March 30, 2013

Muffins hot-cross

English version

Hot cross muffins / Muffins hot cross

Estes muffins macios e deliciosos, perfumados com especiarias e úmidos por causa de uma calda de açúcar, são um jeito ótimo de evitar uma overdose de chocolate no feriado da Páscoa: eles são perfeitos para o café-da-manhã ou para o brunch e são rápidos de fazer, diferentemente de seus primos feitos com fermento biológico.

Muffins hot-cross
da sempre deliciosa Delicious - Australia

- xícara medidora de 240ml

Muffins:
135g de cranberries secas
1 xícara (150g) de passas claras
375g de farinha com fermento
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
2 colheres (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
2/3 xícara (160mll) de óleo de canola
1 xícara (250ml) de buttermilk*
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2 ovos grandes
1 xícara (200g) de açúcar cristal

Calda e glacê:
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro
1 colher (chá) de suco de limão siciliano ou tahiti

Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre uma forma de muffins com 12 cavidades com forminhas de papel.
Junte as cranberries e as passas em uma tigelinha, cubra com água fervente e deixe por 10 minutos. Escorra bem e seque as frutas com papel toalha.
Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha, o bicarbonato, o sal e as especiarias. Em uma outra tigela, bata ligeiramente com um garfo o óleo, o buttermilk, a baunilha, os ovos e o açúcar para misturá-los. Junte aos ingredientes secos e misture apenas para combinar – não misture demais ou os muffins ficarão duros. Incorpore gentilmente as frutinhas. Divida a massa entre as forminhas preparada e asse por 20-25 minutos ou até que cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 5 minutos e então transfira para a gradinha.
Calda: em uma panelinha, junte o açúcar cristal com 2 colheres (sopa) de água e leve ao fogo baixo, mexendo, até o açúcar dissolver. Pincele os muffins com esta calda.
Em uma tigelinha, peneire o açúcar de confeiteiro. Adicione o suco de limão e um pouquinho de água quente e misture até conseguir um glacê espesso. Com o auxílio de um saco de confeitar ou uma colher, faça as cruzes sobre os muffins. Sirva mornos ou em temperatura ambiente.

* para fazer 1 xícara de buttermilk: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10-15 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita

Rend.: 12 unidades

8 comments:

Felipe Huszar said...

Que pena ser um tanto dificil achar as cranberries aqui no Brasil, pois tem varias receitas legais que dá para fazer. Alguma alternativa?

Mafalda said...

Muito bom aspecto.. e realmente a seguir a tanto chocolate só apetece alguma coisa diferente.. :)
beijinhos e Páscoa Feliz

Cecilia Gomes said...

que pequenas delicias:)
feliz páscoa..
bjus

Valentina said...

Gostei do uso de buttermilk na massa. deve ter dado uma umidade otima. Feliz Páscoa amiga! Para mim páscoa tem que ter hot cross buns - neste 22 poucos anos foi uma tradicao que abracei carinhosamente.

Mari said...

Anteontem comi um macaron hot cross bun em Melbourne... Era de rum com canela. Ficou uma delícia! achei super legal lá na hora ter essa invenção, e tenho o mesmo sentimento com relação a esses muffins. Vou ter que fazer!!! Bjos

Patricia Scarpin said...

Felipe, eu compro cranberries secas na Casa Santa Luzia e eles me enviam por Sedex - dê uma olhadinha no site deles! Você pode trocar por outras frutinhas secas, como damascos picadinhos.

Mari, eu AMEI essa idéia de hot cross macarons - devem ser deliciosos!
xx

MaroMartin said...

Muito lindo, parece delicioso!
Qual é a marca das forminhas que você usa? Tenho dificuldade para encontrar forminha brancas que fiquem transparentes no contato com a massa depois de assadas...

Patricia Scarpin said...

MaroMartin, comprei forminhas na Chocolândia, se não me engano são da marca Mago.

Related Posts with Thumbnails