quinta-feira, fevereiro 28, 2013

Bolo de chocolate e uísque

English version

Chocolate whiskey Bundt cake / Bolo de chocolate e whiskey

“Indomável Sonhadora” estreou aqui semana passada e alguns dias atrás finalmente assisti ao filme – é lindíssimo, tocante e pude então entender a enxurrada de prêmios. Quvenzhané Wallis é adorável e muito talentosa – crianças em filmes são bonitinhas, mas para mim nem todas elas têm aquela aura de ator, por assim dizer, mas Quvenzhané certamente sim; acredito que ela seja aquele tipo de pessoa que nasceu para atuar (algo que pensei de Tom Holland quando vi “O Impossível”).
Minha irmã, também conhecida como “minha parceira no crime para todos os assuntos de cinema”, também amou “Indomável Sonhadora” – o que foi um alívio, já que ela não tinha gostado da minha escolha anterior – e pela primeira vez em mais de quatro anos vendo filmes juntas a vi chorar, o que foi para mim foi muito intenso.

Não bebo café – não gosto do sabor apesar de gostar do cheiro – e por isso nunca faço nada com o ingrediente, mas acho que há uma primeira vez para tudo na vida e para mim este bolo delicioso, úmido e chocolatudo – sem contar levemente alcoólico – foi a primeira vez em que apreciei o sabor de café em sobremesas.

Bolo de chocolate e uísque
um tiquinho adaptado do ótimo Gourmet Today: More than 1000 All-New Recipes for the Contemporary Kitchen

- xícara medidora de 240ml

1 xícara (90g) de cacau do tipo alcalinizado, sem açúcar + 3 colheres (sopa) extra para polvilhar a forma*
1 ½ xícaras (360ml) de café recém-passado
½ xícara (120ml) de uísque americano - usei Johnny Walker
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, picada
2 xícaras (400g) de açúcar cristal
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
2 ½ colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
chantilly, para servir (opcional)

Pré-aqueça o forno a 160°C** - você vai assar o bolo no centro do forno. Unte generosamente com manteiga uma forma com furo central do tipo Bundt com capacidade para 12 xícaras de massa e polvilhe com as 3 colheres (sopa) de cacau, removendo o excesso – 1 ½ colheres (sopa) foram suficientes para cobrir toda a minha forma.
Em uma panela de fundo grosso com capacidade para 3 litros, aqueça o café, o whiskey, a manteiga e a xícara de cacau restante (90g) em fogo moderado, misturando com um batedor de arame até a manteiga derreter. Retire do fogo, junte o açúcar e misture até dissolvê-lo. Transfira a mistura para uma tigela grande e deixe esfriar por 5 minutos. Enquanto isso, em uma tigela média, misture, com um batedor de arame, a farinha, o fermento e o sal. Junte os ovos à mistura de chocolate já fria, um a um, misturando bem com o batedor a cada adição. Junte a baunilha. Acrescente os ingredientes secos e misture somente até incorporar – a massa é bem líquida e cheia de bolhas. Despeje na forma preparada e asse por 40-50 minutos ou até o bolo cresça e esteja firme ao toque (faça o testo do palito). Deixe esfriar completamente na forma, sobre uma gradinha (cerca de 2 horas). Com uma espátula de metal bem fina, solte o bolo das laterais da forma e então desenforme sobre um prato. Sirva com o chantilly, se desejar.
Este bolo fica mais gostoso se preparado com 1 dia de antecedência e mantido em um porta-bolo ou embrulhado em filme plástico em um ambiente fresco. Pode ser guardado bem embrulhado na geladeira por até 5 dias – sirva em temperatura ambiente.

* a receita original pedia por cacau do tipo natural e bicarbonato de sódio; como eu só tinha cacau do tipo alcalinizado em casa, adaptei a receita para usá-lo substituindo o bicarbonato pelo fermento seguindo as proporções dadas neste link (usar o dobro de fermento em relação à quantidade de bicarbonato pedida)

** assei meu bolo a 180°C por 45 minutos

Rend.: 10-12 porções

18 comentários:

Mafalda disse...

Hummmmm... que bolinho bommmm .. :)
beijinhos

Susana Machado disse...

E que bela forma de estrear o café em sobremesas... ficou lindo e acredito delicioso!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Sabrina disse...

Nossa, Pat, esse bolo é muito bom; o Ebraim ficou maluco quando o preparei! E é fácil!!! Bj

Fernanda I. disse...

Patrícia, tudo bom?
Qual marca de cacau em pó você usa?
Meu marido e eu estamos procurando uma receita mágica de bolo de chocolate (desses sem calda nem recheio, para comer tomando chá) - algum que fique alto, macio, pouco doce, bem de CHOCOLATE mesmo, sabe... alguma indicação???

Beijos

Cela disse...

Eu amei esse filme! A atriz é excelente. Adoro aquela cena em que o pai dela fica perguntando "WHO DA MAN?" e ela "I'M DA MAN!!!", é maravilhosa. :D

Rita disse...

Que bolo lindo, Patricia. Vou experimentar. Faço um outro com café e ele é tão gostoso, adoraria passar a receita pra você, se quiser. Um bolo bem leve, geralmetne sirvo com sorvete e nunca reclamaram. :-)

Louca para ver o filme, mas esse vai esperar mais que o bolo.

beijos
rita

Léia disse...

Oi Patricia, sempre visito seu blog, vejo todas as receitas, mas o tempo para fazer comentarios se torna curto.Adorei essa receita com bebida e café, deve deixar um sabor todo especial.Ficou lindo.Beijos querida.

Mariana disse...

Patrícia

Adoro seu blog! Sempre estou por aqui... mas é meu primeiro comentário.

Onde você encontra extrato de baunilha? Estou louca atras mas não encontro...

Um beijo

Patricia Scarpin disse...

Sá, que saudade, querida! xx

Fernanda, nesse bolo usei o da Varlhona que trouxe de NY, mas normalmente uso o cacau da Callebaut (comprei um saco de 1kg na Chocolândia, em SP).
Acho que vc e seu marido iriam gostar muito deste bolo.
Bj!

Cela, eu chorei rios com o filme e amei demais. Essa cena é realmente bárbara. SPOILERS: A que mais me fez chorar foi quando ela dá o jacaré frito na boca do pai. Nossa, ali me acabei em lágrimas.
xx

Rita, querida, pode passar a receita, sim, por favor!
Beijo!

Léia, bom te ver aqui. Bj, querida.

Mariana, eu faço o meu próprio extrato usando favas e vodca.
Bj!

Bel disse...

Olá Patricia, fiz o bolo trocando os ovos por iogurte natural, pois sou lacto-vegetariana. Ficou uma delícia... até meu namorado que não gosta de bolo de chocolate adorou e meu vizinho que está de dieta não conseguiu se controlar. Beijos

Patricia Scarpin disse...

Bel, que notícia ótima! Menina, adorei saber que o bolo deu certo dessa maneira e que foi tamanho sucesso. Obrigada por me contar! Beijo!

Carol disse...

Que bolo lindo!!! Vou fazer a receita qlqer dia, e passo aqui pra avisar se deu certo ou nao!

Adoro seu blog, suas receitas sao lindas!

Beijos

www.cardapiododia.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Oi Paty
Como vc esta¿
Vi que vc usou whisky Johnny Walker na sua receita, mas que mencionou whisky americano... O whisky americano é o Jack Daniels, que tem a composicao e o gosto bem diferente do whisky escoces (J Walker)... Nao sei se vai fazer difenca na receita, mas quem conhece diz que o Daniels eh mais "licoroso" que o Walker... Ah, e vc sabia que existe diferenca entre "whisky" e "whiskey"?... Whisky somente se for escoces e whiskey eh irlandes.... Cultura inutil que aprendi com meu marido na epoca que ele trabalhava para a Walker..
Bj
Paty Vieira

Patricia Scarpin disse...

Oi, xará, tudo bem?
Pois então, eu usei um whiskey diferente do pedido na receita e deu certo do mesmo jeito. Quanto à diferença entre whisky e whiskey eu me guio pelo The Kitchn:
http://www.thekitchn.com/whiskey-vs-whisky-whats-the-di-100476
Bj!

Vivi Higashi disse...

Oi Patricia! Eu fiz! Ficou uma delícia e, de tão lindo, até postei a foto no insta. rsrs

Patricia Scarpin disse...

Oi, Vivi!
Menina, me dá o link? Adoraria ver o teu bolo!
xx

Joice May disse...

oi moça! adorei a receita... mas eu tenho problemas com café, passo muito mal se tomar. Aliás acho que vão uns 10 anos que não posso com nem um tiquinho.
Será que eu posso substituir o café pelo que?
Aguardo seu contato, pra fazer esse bolo que parece DE LI CI O SO!

Beijos
Joice

Patricia Scarpin disse...

Joice, tudo bem?
É melhor você fazer outro bolo que não leve café. Publiquei um esses dias com cerveja, é excelente.
Bj!

Related Posts with Thumbnails