quinta-feira, fevereiro 21, 2013

Pão do Advento com frutas secas e glacê de xarope de bordo

English version

Maple-iced fruity Advent bread / Pão do Advento com frutas secas e glacê de xarope de bordo

Experimentar o combo de sabores limão e coco tanto em forma de biscoito quanto em forma de bolo não foi o fim dos meus testes: o trio damasco, cranberry e passas claras funcionou tão lindamente em forma de cookie de aveia que achei que seria maravilhoso usá-lo novamente, desta vez como pão: este aqui, delicioso e com um toque de cardamomo, vem de um dos melhores livros de receita que já comprei – e sabemos o que isso significa! – e meu marido, depois de provar uma fatia do pãozinho, mal podia acreditar no quão macio estava – eu não contei, mas tenho quase certeza de que ele disse isso mais de cinco vezes. :D

Pão do Advento com frutas secas e glacê de xarope de bordo
um nadinha adaptado do lindo, lindo Scandilicious Baking

- xícara medidora de 240ml

Pão:
1 xícara (240ml) de leite integral
1/3 xícara (75g) de manteiga sem sal
2 xícaras + 2 colheres (sopa) - 300g - de farinha de trigo comum
¾ xícara + 2 colheres (sopa) - 125g - de farinha de trigo integral
1/3 xícara + ½ colher (sopa) - 72g - de açúcar cristal
1 colher (chá) de cardamomo moído na hora
¼ colher (chá) de sal
2 ¾ colher (chá)s de fermento biológico seco
1 ovo grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¼ xícara (60ml) de vinho Marsala
150g de frutas secas (usei passas claras, cranberries secas e damascos secos picados, 50g de cada)
1 ovo, batido com um garfo, para pincelar os pães

Glacê:
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de xarope de bordo (maple syrup)

Pão: escalde o leite aquecendo-o em uma panelinha com a manteiga até que o leite quase ferva. Deixe esfriar enquanto prepara os outros ingredientes – escaldar o leite faz com que o pão fique mais macio.
Coloque as farinhas, o açúcar, o cardamomo, o sal e o fermento na tigela grande da batedeira (coloque o sal longe do fermento). Junte o ovo e a baunilha, seguidos do leite com manteiga (a mistura deve estar morna e não quente) e, usando o batedor em formato de gancho, misture em velocidade média até que uma massa macia e grudenta se forme. Continue misturando por mais 5-6 minutos ou até que a massa fique elástica e homogênea. Transfira para uma tigela grande levemente untada com manteiga e cubra com filme plástico. Deixe crescer em um lugar morninho por 45-60 minutos ou até que dobre de volume.
Enquanto a massa cresce, coloque as frutas secas em uma tigelinha e cubra com o vinho. Deixe de molho por 30-40 minutos, mexendo de vez em quando para que todas as frutas fiquem cobertas de vinho. Escorra as frutas minutos antes de adicioná-las à massa, descartando o vinho.
Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada, acrescente as frutas secas e sove algumas vezes para incorporá-las à massa. Divida a massa em duas partes iguais e forme um filão rústico com cada uma delas. Coloque-os em uma assadeira grande, de beiradas baixas, forrada com papel alumínio, deixando cerca de 10cm de distância entre um e outro. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer novamente por mais 45-60 minutos – faça o teste: toque a massa levemente com a ponta do dedo – se ficar um buraquinho, a massa está pronta para ser assada. Enquanto a massa cresce, pré-aqueça o forno a 200°C.
Pincele os pães com o ovo batido e leve ao forno por 30-35 minutos ou até que estejam bem dourados – o pão deve emitir um som de oco ao se dar um soquinho na parte inferior do filão com os nós dos dedos. Deixe esfriar na assadeira por cerca de 20 minutos. Com jeitinho, desgrude os filões do papel alumínio, transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente.
Glacê: peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigelinha e junte o xarope de bordo, misturando até obter um glacê grosso mas com uma consistência boa para ser espalhado sobre os pães – acrescente água se necessário. Regue os pães com o glacê e deixe secar por 15 minutos.

Rend.: 2 filões


10 comentários:

Dazi disse...

Você acha que daria para bater na máquina de pão? Eu não tenho uma batedeira fantástica, só uma safada, mas tenho curtido fazer pães e esse me pareceu apetitoso.

Brigada,

Fátima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Patricia Scarpin disse...

Carola, não sei - talvez sim. Não tenho conhecimento sobre máquina de pão...

Tertúlia da Susy disse...

Ficou maravilhoso, kiss
Susana

Valentina disse...

Amiga, to tentando dar uma rotina na leitura de blogs. Estou tentando agora todo fim de semana. Lindo este pao. Quando estive na Dinamarca notei muito uso de cardamomo em baked goods. Sou uma fã de cardamomos entao nem falo nada.

Unknown disse...

adorei.. beijo
a alecrim

Larissa LIma disse...

onde você compra seu xarope de bordo?

Patricia Scarpin disse...

Larissa, eu trouxe de fora. Mas sei que na Casa Santa Luzia tem.

Unknown disse...

Adoro suas receitas, já fiz esses pães 3 vezes com passas, damasco e nozes e sempre ficam divinos, obrigada por compartilhar,beijos.

Patricia Scarpin disse...

Obrigada a você por me contar o resultado da receita! Adorei saber que ficou gostoso variando as frutas secas. Beijos!