quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Barrinhas de pecã e coco

English version

Coconut and pecan bars / Barrinhas de pecã e coco

Além da vontade de correr para a cozinha os programas da Nigella também me fazem pensar em ter filhos... Por sorte a primeira vontade é fácil de resolver e a segunda passa no final do episódio. :D
Momentos antes de comprar o lindo livro de cookies da Nancy Baggett assisti ao vídeo adorável postado na página da Amazon e nossa, não só o efeito foi o mesmo dos programas da Nigella como eu também desejei que a minha irmã ainda fosse pequenininha para que nós fizéssemos biscoitos juntas como as crianças fofas do vídeo. :D
Como eu já tinha um livro ótimo da autora não pensei duas vezes antes de comprar “Simply Sensational Cookies” – e estas barrinhas deliciosas foram a primeira receita dele que experimentei.

Barrinhas de pecã e coco
do delicioso Simply Sensational Cookies

- xícara medidora de 240ml

Camada de biscoito:
13 colheres (sopa) - 182g - de manteiga sem sal, temperatura ambiente
½ xícara (100g) de açúcar cristal
1 ½ colheres (chá) de extrato de baunilha
¼ colher (chá) de sal
2 xícaras (280g) de farinha de trigo

Recheio:
1½ xícaras (165g) de pecãs picadas (meça e depois pique)
1 ½ xícaras (150g) de coco adoçado, ralado ou em flocos*
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, picada
2/3 xícara (116g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
¼ xícara de glucose de milho clara (usei Karo)
¼ colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma retangular de 32x22cm, forre-a com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também.
Camada de biscoito: na tigela grande da batedeira, bata a manteiga, o açúcar, a baunilha e o sal somente até incorporar. Em velocidade baixa, acrescente a farinha, batendo somente até que uma massa se forme. Pressione a massa no fundo da assadeira preparada formando uma camada homogênea. Faça furinhos em toda a massa com um garfo e asse por cerca de 20 minutos ou até que esteja levemente dourada e um pouquinho mais dourada nas extremidades. Retire do forno e mantenha-o ligado.
Cobertura: em uma panela de fundo grosso média, misture as pecãs, o coco, a manteiga, o açúcar mascavo, a glucose de milho e o sal e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que a mistura comece a ferver. Ferva por 2 minutos, misturando ocasionalmente, e então retire do fogo e acrescente a baunilha.
Espalhe a mistura sobre a camada de biscoito de maneira uniforme. Asse por 25-30 minutos ou até que a cobertura borbulhe, esteja bem dourada e ligeiramente mais escura nas extremidades. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Corte em barrinhas para servir.
As barrinhas podem ser guardadas em um recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 4 dias.

* usei coco ralado adoçado, porém achei que as barrinhas ficaram um tiquinho doces demais – em uma próxima vez eu usaria coco ralado sem adição de açúcar

Rend.: 24 unidades – fiz exatamente a receita acima usando uma forma de 20x30cm

9 comentários:

Maíra S. disse...

Oi Patrícia,

Adoro o seu blog, mas acho que nunca tinha deixado um comentário antes. As suas receitas são sempre diferentes e delicadas, só de lê-las já sinto um conforto instantâneo. Fico me perguntando como você tem disposição para fazer pratos novos praticamente todos os dias.

Mas o motivo desse meu primeiro comentário foi um momento "eureka!". Afinal, acabo de perceber que você é uma pessoa que adora doces e que também adora filmes e talvez possa me ajudar. Você assistiu ao filme Django Livre, do Tarantino? Eu assisti e adorei, mas o que realmente me chamou a atenção foi um tal de white cake em várias camadas... Procurei receitas em sites americanos, mas cada um dá uma versão diferente e não parece ser muito simples. Você sabe do que eu estou falando? Se não souber, não tem problema. Só uma formigona muito invetarada consegue ficar focada num bolo no meio de um tiroteio a la Tarantino ;-)
Beijos e parabéns pelo blog.

Su Delícia disse...

que lindas!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

PoliCBA disse...

Que caramelado hipnotizante.
Essa cobertura de coco me lembra um doce delicioso que atende pelo nome de "quebra-queixo" (ao menos, no interior de São Paulo). Exceto pelo fato de que esse doce leva um pouco de suco de limão. Conhece?
Pergunto-me se a barrinha teria um sabor parecido. Em todo caso, vale a pena testar para descobrir. :D

Angelys Noreen disse...

Essas fotos parecem ser tiradas todas por você mesma, né? São lindas! Amei, amei e amei mesmo! Parabéns pelo blog! (:

Patricia Scarpin disse...

Oi, Maíra!
Eu vi "Django Livre", sim - e adorei, aliás. O white cake que aparece no filme é um bolo de camadas. Creio que seja um bolo só de claras (tem receita aqui no blog, como "bolo branco") com uma cobertura tipo um merengue. Mas não tenho certeza. Beijo!

Poliana, eu conheço quebra-queixo mas nunca mais vi pra vender! Acho que esta cobertura fica parecida, sim, tirando as pecãs.
Beijo!

Angelys, as fotos são minhas, sim.

Paula disse...

Oi Patrícia!
Não é prá botar defeito! Adoro seu blog e leio sempre.
Mas não pude deixar de notar na receita:
¼ teaspoon de sal
2 teaspoons de extrato de baunilha

Eu entendi, mas pode ser que alguém fique na dúvida que colher usar! ;-p

Abçs!

Ana disse...

Nossa, lindas as barrinhas Pat!
Alias, tenho uma pergunta p vc... minha irma esta procurando alguem em SP q faca bolos decorados, vc conhece alguem? (q nao seja muito cara tbem...)
Eu faco aqui aonde moro, mas fazem tantos anos q mudei de SP q nao conheco ninguem ai. Se vc souber pode me falar?!
Super obrigada e como sempre parabens pelo
blog, passo aqui todos os dias e babo com suas fotos sempre lindas!!
Ana
(anacardia AT nc.rr.com)

Patricia Scarpin disse...

Paula, corrigido! Obrigada por me avisar!

Ana, a Paula do The Cookie Shop faz bolos incríveis! Entretanto, não sei os preços dela.
Bj!

Ana disse...

Obrigada Pat!!! vou falar p minha irma contactar ela!! Muito obrigada mesmo!
Bjs!
Ana