terça-feira, fevereiro 26, 2013

Crumble de ameixa e gengibre com cobertura de flapjack

English version

Plum and ginger crumble with flapjack topping / Crumble de ameixa e gengibre com cobertura de flapjack

Como eu imaginava, os membros da Academia não tinham a minha lista de favoritos em mente, mas pelo menos Ang Lee levou para casa o prêmio de Melhor Diretor, o que achei muito bacana – na hora em que o seu nome foi anunciado dei um pulo tão grande na cama que acabei acordando meu marido. :D
Tenho um tremendo respeito por Lee e o considero um dos melhores diretores de todos os tempos: além de super talentoso, o homem também é extremamente versátil – quantos diretores realmente merecem ambos adjetivos? É uma pena que, de novo, seu filme não tenha levado o prêmio de Melhor Filme, mas assim como para mim “O Segredo de Brokeback Mountain” foi o melhor filme de 2005 “As Aventuras de Pi” foi o melhor de 2012.

E falando em melhor isso e melhor aquilo, este crumble saiu de um dos melhores livros de receita que tenho, e certamente um dos mais bonitos também; a cobertura de flapjack – a barrinha de cereal e não a panqueca, como o fantástico Jeremy Irons explica para a Martha – é tão deliciosa que quero experimentar a receita com maçãs quando o outono chegar.

Plum and ginger crumble with flapjack topping / Crumble de ameixa e gengibre com cobertura de flapjack

Crumble de ameixa e gengibre com cobertura de flapjack
um tiquinho adaptado do maravilhoso Good Things to Eat (comprei o meu aqui)

- xícara medidora de 240ml

250g de ameixas pequenas, cortadas ao meio, caroços removidos
1 colher (chá) de gengibre cristalizado bem picadinho – pique, depois meça
1 colher (sopa) de água
1 pitada de canela em pó
50g + 1 colher (sopa) de manteiga sem sal, uso dividido
¼ xícara (50g) + 1 colher (sopa) de açúcar cristal, uso dividido
1/3 xícara (30g) de aveia em flocos
1/3 xícara (46g) de farinha com fermento*
½ colher (sopa) de glucose de milho
1 ½ colheres (sopa) de creme de leite fresco – usei creme azedo (sour cream) que havia sobrado de outra receita

Pré-aqueça o forno a 200°C. Separe um refratário raso com capacidade para 500ml.
Coloque as ameixas em uma panela pequena com o gengibre, a água, a canela e 1 colher (sopa) da manteiga. Cozinhe em fogo médio por alguns minutos, até que as ameixas comecem a ficar macias. Transfira para o refratário e polvilhe com 1 colher (sopa) do açúcar.
Em uma tigelinha, combine a aveia, o açúcar restante e a farinha. Em uma panelinha, derreta a manteiga, retire do fogo e junte a glucose e o creme de leite fresco, misturando bem. Derrame sobre os ingredientes secos da tigelinha e misture para incorporar. Espalhe uniformemente a mistura sobre as ameixas, fazendo uma camada fina de no máximo 1cm – mais espessa que isso talvez não cozinhe completamente no forno. Coloque o refratário em uma assadeira de beiradas baixas e asse por cerca de 30 minutos ou até que a fruta esteja borbulhando e a cobertura esteja firme e bem dourada. Deixe esfriar por 10 minutos e então sirva com creme de leite fresco ou sorvete de baunilha.

* troquei a farinha com fermento por 1/3 xícara (46g) de farinha de trigo comum + ¼ colher (chá) de fermento em pó + 1 pitada de sal

Rend.: 2 porções ou 1 porção para alguém guloso :)

7 comentários:

Receitas de Sedução disse...

Que delicia! Ficou perfeito!
Levo uma tacinha comigo.

Beijinhos;

Aurea Sá

Cecilia Gomes disse...

Olá Patrícia,
quanto aos oscares continuo sem opinar pois não estou dentro do assunto mas quanto ao crumble posso te dizer que está com um aspecto maravilhoso:)
bjus
Cila

Lia disse...

Que aspecto divinal :) Adoro os que faço mas vou experimentar este sem dúvida !
http://desafioreceita.blogspot.pt/

Anônimo disse...

Oi, Patrícia! Que bonito de ver. Quando puder vou fazer....
E por falar em fazer e em cinema, já fiz várias vezes (seu) bolo preferido de Elvis, mas esse.final de semana eu estava com 3 limões sicilianos sobrando e resolvi inseri-los na receita, acrescentando a casca dos 3 mais o caldo de 2 deles no creme de leite até completar 240ml, e fazendo um glacê com o 3o. Ficou muiiiito bom. Imaginei que vc ia gostar de saber.
Bjos e tudo de bom. Rosinei

Tertúlia da Susy disse...

Não sou muito fã desta sobremesa mas a tua está magnifica.
Kiss, Susana

Patricia Scarpin disse...

Rosinei, pois eu adorei saber, sim! Que idéia fantástica adicionar limão àquele bolo, hum! Acho que qualquer hora vou provar, também. Obrigada pela ótima dica!
Beijo!

Luciana Betenson disse...

Muito amor por esta receita, por este livro, por aprender o que é flapjack =P

Related Posts with Thumbnails