segunda-feira, fevereiro 11, 2013

Biscoitinhos de chá Lady Grey

English version

Lady Grey tea cookies / Biscoitinhos de chá Lady Grey

Acho que quando o assunto é cozinha todos nós temos os nossos favoritos - eu certamente tenho, e a lista inclui Nigella, Jamie Oliver, Donna Hay e, é claro, Martha Stewart: suas receitas de baking são sempre um sucesso e estes biscoitos não são exceção: deliciosos e facílimos de fazer. Consegui dois cilindros de massa com a receita e pensei em deixar um no freezer para outro dia mas ao experimentar um biscoito soube na hora que precisaria assar muitos deles. :)

Biscoitinhos de chá Lady Grey
de um dos meus livros de receita favoritos

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de folhas de chá Lady Grey bem moídas (cerca de 4 saquinhos; moa, depois meça) *
¼ colher (chá) de sal
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, amolecida
½ xícara (70g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
raspas da casca de 1 laranja grande
1 teaspoon de extrato de baunilha

Em uma tigela média, misture com um batedor de arame a farinha, o chá e o sal. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga, o açúcar, as raspas de laranja e a baunilha até obter um creme claro, cerca de 3 minutos. Reduza para a velocidade baixa e adicione aos poucos a farinha, batendo somente até incorporar – nesse momento eu provei a massa e achei que não estava doce o suficiente, por isso acrescente 1 ½ colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro.
Divida a massa em duas partes iguais e coloque cada metade em um pedaço grande de papel manteiga; forme um cilindro de aproximadamente 3,5cm de diâmetro com a massa, fechando-a dentro do papel manteiga usando uma régua – como a Martha faz aqui. Feche as pontas e leve ao freezer até firmar bem.
Pré-aqueça o forno a 180°C; forre duas assadeiras grandes com papel manteiga. Desembrulhe um dos cilindros de massa (mantenha o outro no freezer). Corte em fatias de 6mm e coloque-as nas assadeiras preparadas deixando um espaço de 2,5cm entre uma e outra. Asse por cerca de 15 minutos ou até que dourem nas extremidades. Deixe esfriar completamente nas assadeiras sobre gradinhas.

* comprei este moedor durante as férias e foi o que usei para moer as folhas de chá (ele é ótimo para moer especiarias também); caso não tenha um moedor ou não queira usar o chá, use a criatividade para dar sabor à massa – ela é ótima e tenho certeza de que ficaria excelente com apenas com as raspas de laranja ou de limão, ou com raspas de chocolate

Rend.: cerca de 50 biscoitos

4 comentários:

Sabores Autenticos disse...

Que maravilha de biscoitos.
Bjs

Tertúlia da Susy disse...

Bolachas dignas de uma lady :)
Susy

Karina disse...

Fazendo agora de capim santo!

Unknown disse...

Pati.. Tudo bem??? Posso abrir o saquinho da Twinnings e usar o conteúdo de dentro? Kkk.. Precisa mesmo ser moído? Ah.. Posso usar a mesma receita pra fazer biscoitinhos de capim santo? Mesma proporção? Obrigadaaaa.. Amo suas receitas! Os biscoitinhos de limão siciliano com cobertura viraram tradição aqui em casa! São obrigatórios em Todos os encontros de família!!!!! ❤️❤️