quinta-feira, março 21, 2013

Colomba Pascal

English version

Colomba Pasquale / Colomba Pascal

Meu marido não é fã de doces – acho que o Universo sabe o que faz, não? :) – mas há algumas coisinhas das quais ele gosta, como panetone e colomba pascal. Entretanto, as versões industrializadas são tão cheias de essências artificiais que ele não as consome mais – ele diz que os panetones e as colombas de hoje não são mais aquelas de quando ele era mais jovem e que todos aqueles ingredientes artificiais lhe fazem mal ao estômago. Por isso, ele ficou animado com a minha colomba caseira, e depois de provar uma fatia fresquinha ele disse que estava deliciosa – como uma “colomba de verdade” – e que se sentiu absolutamente bem depois de comer. E esta receita ainda tem um bônus: não é necessária forma de papel para prepará-la.

O marido enjoadinho ter gostado da colomba pascal animou o final de semana, e ler que é provável que a produção da segunda temporada de “House of Cards” comece este mês foi a cereja do bolo. \0/

Colomba Pascal
um nadinha adaptada da sempre deliciosa e linda Australian Gourmet Traveller

- xícara medidora de 240ml

Esponja:
¾ xícara + ½ colher (sopa) (110g) de farinha de trigo
⅛ colher (chá) de fermento biológico seco
90ml de água, temperatura ambiente

Colomba:
1 ½ xícaras + 1 ½ colheres (sopa) - 225g - de farinha de trigo comum
¼ xícara + 1 colher (sopa) - 62g - de açúcar cristal
3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal, amolecida
2 ovos grandes, inteiros
1 ovo grande, gema e clara separadas
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
1 colher (chá) de extrato de baunilha
raspas da casca de 1 laranja
½ xícara (75g) de passas claras
1/3 xícara (35g) de cranberries secas
75g de damascos secos, em cubinhos
60g de casca de laranja cristalizada, bem picadinha

Cobertura:
1/3 xícara (66g) de açúcar demerara
1/3 xícara (33g) de farinha de amêndoa
30g de amêndoas em lascas

Comece pela esponja: misture todos os ingredientes em uma tigela pequena. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 12 horas.
Transfira a esponja para a tigela grande da batedeira, junte a farinha, o açúcar cristal, a manteiga, os ovos, a gema, o fermento, a baunilha e as raspas de laranja e, com o batedor em formato de gancho, bata em velocidade média até obter uma massa homogênea que se desgruda das laterais da tigela (cerca de 8 minutos). Junte as frutas secas e a casca de laranja cristalizada, misture para incorporar, cubra com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume (1-2 horas).
Dê um soquinho no centro da massa para retirar o ar. Divida-a em duas partes, sendo uma ligeiramente maior do que a outra. Com a porção maior de massa forme um cilindro de aproximadamente 30cm de comprimento, estreitando levemente uma das pontas. Coloque em uma assadeira grande, de beiradas baixas, forrada com papel alumínio. Com a massa restante forme um cilindro de 20cm de comprimento e coloque-o sobre o cilindro maior, aproximadamente no terço oposto à ponta mais estreita – a idéia aqui é formar a colomba, sem precisar de forminha de papel para isso. Cubra com um pano de prato limpo e seco e deixe crescer novamente por mais 35-40 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 190°C.
Cobertura: misture o açúcar demerara, a farinha de amêndoa, as amêndoas em lascas e a clara em uma tigelinha. Espalhe sobre a colomba. Asse por 15 minutos, baixe a temperatura do forno para 160°C e asse por mais 15-20 minutos ou até que a colomba esteja assada por dentro – se começar a dourar rápido demais, cubra de maneira frouxa com papel alumínio.
Sirva morna ou em temperatura ambiente.

Rend.: 10 porções

13 comentários:

Su Delícia disse...

Não conhecia, mas realmente está com óptimo aspecto!!!
http://sudelicia.blogspot.pt/

Unknown disse...

Seria a melhor coisa da páscoa, se não tivesse que concorrer com o chocolate!

Partilhando Sabores e Receitas disse...

Tem bom aspecto e como a Susana também não conhecia!
Beijinhos e bom fim de semana
Paula

wair de paula disse...

vou fazer esta colomba no próximo final de semana - em plena páscoa, em suma. tomara fique com esta "cara"...forte abraço

Valentina disse...

Também acho que tem muito produto pronto que perde um pouco a essencia. sou louca por colombas. Deixei duas no trabalho antes de sair de ferias.

Anônimo disse...

Sem duvida a melhor receita de colomba que já provei. Muito superior que as industrializadas, com uma massa leve, molhadinha, que desfia macia... Agora já tenho a minha receita de colomba/Panetone perfeita!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Anônimo!
Que coisa boa saber que você gostou da receita, adorei! Obrigada por vir aqui me contar!
xx

Luciana Betenson disse...

Ficou lindona demais da conta, Pat!

Marise disse...

Acabei de preparar duas esponjas. Vou fazer duas colombas, uma aqui pra casa e uma pra presentear uns amigos. Se eu estiver acordada, preparo as 3 da manhã. Caso contrário farei quando acordar. Depois eu posto as fotos no face pra você ver como ficou. Obrigada por compartilhar suas receitas e experiências na cozinha. Um beijo e Boa Páscoa!

Doris disse...

Amei sua receita e gostaria também de agradecer, pois passei horas e mais hora procurando uma receita com fermento biológico seco e que já tivesse sido testada e a sua pagina foi a primeira e opaaaaa, alem da receita tem foto, parabéns novamente rsrsrs, mas me ocorreu uma dúvidinha, se eu fosse pesar o fermento biológico seco quanto seria? Bjs e sucesso pra vc!

Patricia Scarpin disse...

Oi, Doris, tudo bem? Putz, não sei quanto pesam 2 colheres (chá) de fermento.

Doris disse...

Puxa Patricia, já ajudou bastante, tah, Fofura, obrigada, é que peso tudo sabe, mas puxa me ajudou bastante, muito obrigada. Bjs e parabéns novamente!

Simone Palmeira disse...

Patricia, precisa realmente de 12 horas de repouso da esponja?Não tenho muito tempo para esperar...