segunda-feira, agosto 13, 2012

Flor de brioche de limão siciliano

English version

Lemon brioche rose cake / Brioche de limão siciliano

Uma das minhas idéias para o final de semana era fazer pão e depois do enorme sucesso do bolo de maracujá do Dan Lepard eu queria fazer os sticky toffee apple buns dele; infelizmente, as maçãs da minha geladeira desapareceram meio que misteriosamente e não sobrou nenhuma fruta para baking, além de um saco de limões sicilianos.

Vocês conhecem o ditado: se a vida lhe der limões faça um brioche bem macio e delicioso com eles. :D

Flor de brioche de limão siciliano
do lindo Dolci: Italy's Sweets

- xícara medidora de 240ml

Massa:
¾ xícara (180ml) de leite integral
2 ¼ colheres (chá) - 7g - de fermento biológico seco
2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo
2 gemas grandes
2 colheres (sopa) de açúcar cristal
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1/8 colher (chá) de sal

Recheio:
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
2/3 xícara (133g) de açúcar cristal
raspas da casca de 1 limão siciliano grande
½ colher (chá) de canela em pó

Para pincelar e polvilhar:
1 clara grande, levemente batida com um garfo
2 colheres (sopa) de açúcar cristal

Comece pela massa: aqueça ¼ xícara (60ml) do leite até ficar morno e transfira para uma tigela grande. Junte o fermento, misture com um garfo para dissolver, e reserve até borbulhar. Acrescente à mistura da tigela 1/3 xícara + 1 colher (sopa) – 55g – da farinha de trigo, misturando até conseguir uma massa (junte algumas gotinhas de leite se a massa estiver seca demais). Sove dentro da tigela mesmo até a massa ficar lisa, cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar morninho, livre de correntes de ar, por pelo menos 1 hora (ou de um dia para o outro).
A esta massinha, acrescente a farinha restante, o leite restante (½ xícara), as gemas, o açúcar, o azeite e o sal. Misture para incorporar os ingredientes e então sove até obter uma massa lisa e elástica (fiz isso na Kitchen Aid). Reserve a massa enquanto prepara o recheio. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma redonda de 23cm de diâmetro.
Recheio: usando a batedeira, bata a manteiga, o açúcar, as raspas de limão e a canela até obter um creme homogêneo. Reserve.
Em uma superfície levemente enfarinhada, abra a massa com um rolo até obter um retângulo de 30x45cm. Espalhe o recheio de maneira homogênea na superfície da massa, deixando livre uma beirada de 2,5cm na parte mais longa do retângulo e que está mais longe de você. Enrole a massa gentilmente, começando pelo lado mais comprido e mais próximo a você, como se fosse um rocambole. Com uma faca afiada, corte o cilindro de massa em 8 fatias iguais. Coloque-as na forma preparada, com o lado cortado para baixo, deixando 1cm de distância entre uma fatia e outra. Cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar morninho por cerca de 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Pincele o pão com a clara batida e polvilhe com o açúcar cristal. Asse por cerca de 35 minutos ou até que dourem. Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha.

Rend.: 8 unidades

10 comentários:

Ana Carolina Lima disse...

Olá Patrícia!
Sou a Carol, que te escreveu um e-mail outro dia! Fiz o bolo de laranja simples, e acrescentei um pouco de limão siciliano! Ficou uma delícia, fez o maior sucesso em casa! Beijos!

Fê Dayrell disse...

Patrícia demais, estou babando neste brioche.
bjo

CRISTIANE LARA disse...

Oi Paty, tudo bem ? Que brioche mais fofo ! Deu a maior vontade de fazer e comer. :) Bj

Léia disse...

oi Patricia, que maravilha de brioche.Fiquei babando de vontade de comer uma flor dessa com um café fresquinho.Amei e anitei.Beijos e ótima semana.

Jour de Macaron disse...

Adoro brioches e rolls!! Juntou tudo e ficou maravilhoso!
Anotado!
Bjs

Mariana disse...

Olá Patricia, vi uma receita bem antiga (http://technicolorkitchen.blogspot.com.br/2006/09/muffins-de-canela.html) que na versão em inglês leva buttermilk e vc traduziu como coalhada. Aí fiquei na dúvida se o buttermilk é a própria coalhada ou o soro que sobra...
Ah outra pergunta, vc já fez coalhada? Tentei fazer a receita que passou no último programa Estrelas e o resultado foi uma coalhada bem ralinha, mesmo coando, será que algo deu errado?

Patricia Scarpin disse...

Oi, Ana Carolina!
Que notícia ótima, adorei o toque de limão, obrigada por vir me contar!
Bj!

Mariana, eu traduzia como coalhada por sugestão de uma amiga que mora fora. Há alguns anos faço o buttermilk caseiro como coloco ns posts do blog (leite + suco de limão).
Não vejo esse programa, não sei lhe dizer nada sobre a receita deles.

Mariana disse...

Entendi..
A dica de colocar suco de limão é ótima, já tinha visto por aqui e realmente funciona!
Quanto ao programa, de vez em quando passa receitas interessantes e atores que realmente sabem o que estão fazendo, mas não é sempre hahaha
Obrigada!

Mari disse...

Ai, pra variar ficou tão gostoso quanto lindo: como seu blog, seu bom humor e sua atenção com seus leitores. Pelo seu jeitinho dá pra perceber q os limões q a vida te dá viram brioches mesmo! Obrigada por trazer tanta coisa boa pra gente ler, cozinhar e comer!
Bjos

Patricia Scarpin disse...

Mari, querida, obrigadga pelo comentário! Você é muito gentil.
Um beijo!

Related Posts with Thumbnails