domingo, agosto 05, 2012

Bolo de chocolate com recheio de cheesecake

English version

Cheesecake swirled chocolate cake / Bolo de chocolate com recheio de cheesecake

Tenho algo a escrever sobre Christopher Nolan mas para isso precisarei de alguns spoilers de "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" - se você ainda não viu o filme, vá direto para a receita.

* spoilers *

Muitas das pessoas com quem conversei sobre "O Cavaleiro das Trevas Ressurge" acham que Nolan deveria dirigir mais um filme do Batman, especialmente por causa do final de "OCDTR", mas eu discordo; Por mais que eu ame cada um dos três filmes do Batman que Nolan dirigiu - e vocês sabem que sou fanática pela trilogia dele - creio que é um ciclo que se fechou lindamente e que agora é hora de Nolan seguir sua carreira por outro rumo. Isso é muito claro para mim quando penso nos filmes maravilhosos que ele fez fora da trilogia do Homem-Morcego - ele conseguiu a proeza de me fazer gostar de Robin Williams! - e eu adoraria ver mais filmes como o fantástico "O Grande Truque".

* fim dos spoilers *

Adoro a idéia de um bolo que já sai da forma recheado, e para alguém que adora cheesecake como eu este bolo de chocolate é absolutamente perfeito.

Bolo de chocolate com recheio de cheesecake
de um livrinho fofo que comprei há muito tempo e não usava havia anos

- xícara medidora de 240ml

Recheio de cheesecake:
225g de cream cheese, amolecido
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 ovo

Bolo:
2 ovos
2 xícaras (400g) de açúcar cristal
1 xícara (240ml) de óleo de canola
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3 xícaras (420g) de farinha de trigo
2/3 xícara (60g) de cacau sem adição de açúcar
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
1 xícara (240ml) de buttermilk*

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central canelada (do tipo Bundt) com capacidade para 12 xícaras de massa.
Recheio de cheesecake: em uma tigela média, misture o cream cheese, o açúcar e a baunilha e bata com um batedor de arame até obter um creme homogêneo. Junte o ovo e bata bem. Reserve.
Bolo: na tigela grande da batedeira, com o batedor em formato de pá, bata os ovos, o açúcar, o óleo e a baunilha até que a mistura engrosse e esteja homogênea. Em outra tigela, misture bem a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal. Junte os ingredientes secos à tigela da batedeira alternando com o buttermilk e bata até homogeneizar. Coloque 2/3 da massa do bolo na forma preparada. Com as costas de uma colher, faça uma espécie de calha no centro da massa, por toda sua extensão. Coloque o recheio de cheesecake dentro da “calha”. Com jeitinho, cubra o recheio com o restante da massa e alise a superfície. Asse por 60-70 minutos ou até que cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 15 minutos, e então desenforme sobre a gradinha. Deixe esfriar completamente.

* para fazer 1 xícara de buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10-15 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita

Rend.: 10-12 porções

18 comentários:

Bárbara Coelho disse...

Eu costumo ter um sério problema com bolos de chocolate: acho quase todos muito secos. Eu sei que esse aqui é recheado, então mesmo se a massa for seca não fará uma enorme diferença, mas gostaria de saber como fica a textura.

são33 disse...

ADORO CHOCOLATE A ADORO CHEESECAKE OS DOIS ASSIM JUNTOS É FANTÁSTICO.
ESSA FATIA ESTA LINDA E UMA VERDADEIRA PERDIÇÃO.
GOSTEI MUITO....
BJS

Léia disse...

PATRICIA MENINA O QUE É ISSO.QUE IMAGEM MAIS MARAVILHOSA.FICOU LINDO.
VOCÊ REALMENTE CAPRICHA.PARABÉNS.BOA SEMANA PRA VOCÊ.BEIJOS.

Valentina disse...

Achei esta receita um show. Me lembrou de uma receita que recebi de uma amiga há muitos anos. Mas não era de recheio de cheesecake. Era um recheio cremoso. Já saia no ponto. Também gostaria muito que esta trilogia parasse aqui. perfeitinha do jeito que ficou. Nolan sempre excels himself.

Ana E.G. Granziera disse...

Pat, que coisa linda! Babando no teclado. Nham. Allex foi ver o filme (sem mim, que absurdo!) e ficou com a impressão de que deixaram super aberto para uma sequência. Conhecendo a ganância hollywoodiana, não duvido que metam mais uns dois filmes em cima, com outro diretor, estragando tudo, assim como fizeram quando substituíram o Tim Burton pelo Schumacher. ERRO. Agora esse livrinho estava na minha wishlist e eu ficava muito da dúvida, mas agora me atiçou a vontade de comprá-lo. :)

bjs

PoliCBA disse...

Parece delicioso! Além de ficar lindo.
Só estranhei a quantidade de bicarbonato de sódio. Não é muito?
Tenho medo que fique algum sabor do bicarbonato depois.

Mãos de Fada disse...

Vc sempre ma MATA com suas receitas...
Obrigada por compartilhar !
beijos

Madry disse...

Olá Pat! Acompanho o seu blog há algum tempo. Adoro seus bolos, seus filmes. Bjs.

Danni e Lype disse...

Querida Patrícia,
Mais uma receita DELICIOSA, heim??? Agora com buttermilk... Fiquei com muita vontade de experimentar...
ADORO as suas receitas e o seu blog MARAVILHOSO!!! Parabéns!!!
Grande beijo, Irene

Patricia Scarpin disse...

Bárbara, esse aqui não fica seco, não.

Ana, esse livrinho é cheio de coisinhas gostosas, tem receita salgada tb!

Poli, o bolo é imenso, não fica gosto de bicarbonato, não.

wair de paula disse...

Pat, achei o filme bom. Mas parece mais um filme com o Batman, e não do Batman, e a culpa credito ao ator principal, não gostei da atuação dele - roubada pelo comissario, Mulher Gato e Robin, que estão ótimos. Entre o filme e seu bolo, acho que prefiro o bolo...abraços!

Patricia Scarpin disse...

Wair, acho natural os vilões terem mais destaque, não somente em filme de HQ. Acabam sendo um papel mais rico, mais cheio de nuances. Se eu fosse atriz só iria querer papéis assim. :D
Adoro o Batman de Bale, o acho perfeito para o papel justamente porque ele não se impõe como o centro da trama, deixando outros brilharem tb.
Bj

Bárbara Coelho disse...

Meio URGENTE: qual batedor é esse em forma de pá? a minha batedeira é a planetária e vem com o duplo, o de bater claras em neve, o de gancho e um outro que alguns dizem ser em formato de folha. Qual desses serve?

Patricia Scarpin disse...

Bárbara, é o batedor que vem com a batedeira Kitchen Aid.

Bárbara Coelho disse...

Bom, de qualquer maneira, bati com o batedor que tenho e deu certo. FICOU UMA DELÍCIA! E realmente não fica seco de jeito nenhum, amei! Dá até pra ser uma receita coringa de bolo de chocolate, mesmo sem o recheio, né?!

Patricia Scarpin disse...

Bárbara, que notícia ótima! Adorei saber - que bom que o bolo não ficou seco!
Você tem razão, é um bolo que dá pra usar como receita curinga.
Bj!

Sara disse...

Patricia,
Obrigada por compartilhar receitas tão maravilhosas, como a deste bolo. Fiz, sem recheio, e ficou otimo!
Seu site e' lindo!
Bjos,
Sara

Patricia Scarpin disse...

Oi, Sara! Tudo bem?
Obrigada a você por ter vindo aqui me contar da receita, amei saber!
Beijo!

Related Posts with Thumbnails