Cresci comendo o bolo invertido de abacaxi da minha avó, aquele com ameixa seca ou cereja em calda nos buraquinhos das fatias de abacaxi. Eu mesma o fiz algumas vezes quando comecei a cozinhar. Mas não foi até me tornar começar o blog que soube que há diversos outros tipos de bolos invertidos – dá pra fazer o bolo com muitas outras frutas! :D
Adoro aprender coisas novas. :)
Enquanto o verão não chega e não posso fazer este bolo invertido lindo e delicioso de nectarina e cerejas frescas – obrigada pela inspiração, Jane! – fico com pêras e chocolate. Combinação invernal e muito gostosa.
Bolo invertido de chocolate e pêra
um nadinha adaptado do lindo Rustic Fruit Desserts: Crumbles, Buckles, Cobblers, Pandowdies, and More
- xícara medidora de 240ml
Cobertura de fruta:
1 xícara (200g) de açúcar refinado
¼ xícara (60ml) de água
3 pêras maduras porém firmes, descascadas, sem os cabinhos, miolos e sementes, cada uma delas cortada em 12 fatias (aproximadamente 450g depois de preparadas)
Bolo:
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal
112g de chocolate meio-amargo, picadinho – usei um com 53% de cacau
1 xícara (140g) de farinha de trigo
1/3 xícara (30g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
¾ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
¾ xícara (150g) de açúcar refinado
2 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (120ml) de leite integral, temperatura ambiente
Unte com manteiga uma forma redonda de 23cm de diâmetro.
Comece preparando a cobertura de fruta: coloque o açúcar e a água em uma panela de fundo grosso e misture até dissolver levemente o açúcar. Leve ao fogo médio, sem mexer – apenas gire a panela levemente vez ou outra – até o caramelo ficar bem dourado. Se cristais de açúcar se formarem nas laterais da panela remova-os com um pincel umedecido em água fria.
Cuidadosamente, derrame o caramelo na forma preparada e deixe firmar – tome cuidado ao manusear a forma de bolo pois ela estará muito quente por causa do caramelo. Arrume as fatias de pêra sobre o caramelo.
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Prepare o bolo: coloque a manteiga e o chocolate em uma panela pequena e leve ao fogo baixo, mexendo ocasionalmente, até derretê-los – cuidado para que os ingredientes não queimem.
Em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o cacau, o bicarbonato de sódio e o sal. Transfira a mistura de chocolate e manteiga para a tigela grande da batedeira, junte o açúcar e bata em velocidade média até obter uma mistura homogênea e cremosa. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone. Junte a baunilha e bata. Com o auxílio da espátula de silicone, misture os ingredientes secos à massa, alternando com o leite, começando e terminando com os ingredientes secos. Derrame a massa sobre as pêras e asse no meio do forno por 40-45 minutos ou até que o bolo cresça e esteja macio ao ser levemente pressionado com a ponta do dedo – faça o teste do palito: ao ser inserido no centro do bolo ele deve sair com algumas migalhas apenas. Deixe o bolo esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos. Com cuidado – pois o caramelo pode vazar e queimar as suas mãos e braços – inverta-o bolo sobre um prato e deixe a forma sobre ele por 5 minutos antes de removê-la.
Sirva o bolo morno com chantilly ou sorvete de baunilha – o bolo também fica uma delícia em temperatura ambiente, sem nenhum acompanhamento.
Guarde o bolo embrulhado em filme plástico por até 3 dias em temperatura ambiente.
Rend.: 12-15 porções – fiz exatamente a receita acima usando uma forma quadrada de 20cm e 6 perinhas bem pequenas (chamadas “Ercolini”) cortadas ao meio, sem os cabinhos e as sementes
17 comentários:
Nossa ficou com uma carinha deliciosa :) hhuuuuuummmmm!!!!
Aqui em casa já fiz com maçã, mas não coloquei nada no buraquinho do centro. Maçã combina com inverno não?
Hoje postei, creme de maracujá do mato. Mais uma da minha série. Ficou bem azedinho!
Ao ver o resultado de algumas fotos, lembrei de você :)
Um abraço
Ainda ontem andei a apanhar pêras da pereira :) Adoro usá-las em sobremesas e bolos. Ficaram lindas na disposição da forma.
:) Hmmm que coisa boa! Como ficaram magnificas essas peras!
bj*
Parabéns mais uma vez, seu bolo está lindo e a foto mostra isso com louvor...sem falar na combinação de sabores que deve estar deliciosa!
O Bolo está com uma cara maravilhosa. Um detalhe: qual a quantidade de açúcar da massa? Não vi na lista de ingredientes.
Bjos.
Também adoro bolo invertido e o seu de peras ficou, não somente lindo, mas também deve ter ficado delicioso. Parabéns!
Adorei a combinação, Patrícia!
Receita super anotada!
Bjão
Pat, acredita que nunca comi bolo invertido? Separo um monte de receitas assim e nunca preparo.
Ficou lindão, e a combinação de pêra com chocolate é ótima!
beijs
Júlia, corrigido - obrigada por me avisar!
Oi Patricia, nunca fiz bolo invertido... confesso que não sou super fã de pera, mas uma bananinha ficaria super boa aí hein! hehe
Beijos!
una pinta super rica. Bss
Patrícia, acabei de saborear o primeiro pedaço e OMG!!! Ficou divino! A textura é muuuito macia, o caramelo é doce na medida pro cacau e a pera desmancha na boca!
Obrigada por compartilhar mais essa delícia! Tudo que faço do seu blog fica incrível e com um apelo visual irresistível!
Beijos!
Oi, Bel! Gente, que coisa boa saber que o bolo deu certo e que você gostou! Eu é que agradeço por você ter vindo aqui me contar.
Beijão!
Oi Patricia.
Vou fazer a sua receita com uma modificação: tenho uma lata de pêras em calda a séculos no armário e quero usa- lá.
Será que eu posso colocar a massa em uma forma untada e por cima por as frutas escorridas? Ou melhor colocar por baixo mesmo sem o caramelo?
Obrigada
Beijos, Silvia.
Oi, Silvia,
Acho que dá certo colocar as pêra por cima, sim, o bolo ficará parecido com esse aqui:
http://technicolorkitchen.blogspot.com.br/2010/01/bolo-de-pera-e-mel.html
Bj!
Patricia, acabei de fazer. Nossa, ficou lindo e delicioso, textura maravilhosa!
Oi, Aline! Que bom saber que vc gostou! Bjs!
Postar um comentário