sexta-feira, janeiro 21, 2011

Mousse de chocolate branco com maracujá

English version

White chocolate mousse with passion fruit / Mousse de chocolate branco com maracujá

Tive um grande sonho na adolescência: estudar inglês na Austrália. Infelizmente, $$ foi um problema e tive que aprender o idioma por aqui mesmo.

Meu amor pela Austrália não mudou – João e eu temos planos de passar férias lá um dia; enquanto isso não acontece, vou ouvindo bandas australianas e preparando receitas de revistas e fantásticos foodies de lá. :)

Mousse de chocolate branco com maracujá
daqui

- xícara medidora de 240ml

250g de chocolate branco de boa qualidade, picadinho
1/3 xícara (80ml) de leite integral
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3 ovos, gemas e claras separadas
1 ½ xícaras + 1 colher (sopa) - 375ml - de creme de leite fresco
6 colheres (sopa) de polpa de maracujá

Coloque o chocolate, o leite e a baunilha num refratário e leve ao banho-maria (sem deixar que o fundo da tigela toque a água). Aqueça, mexendo regularmente, até o chocolate derreter. Retire do fogo e deixe esfriar por 5 minutos.
Acrescente as gemas ao chocolate, uma a uma, batendo bem a cada adição. Reserve.
Numa tigela média, bata o creme de leite até obter picos suaves. Misture-a ao chocolate, delicadamente, com o auxílio de uma espátula de silicone, mexendo de baixo para cima.
Em outra tigela bem seca, bata as claras até obter picos suaves. Com o auxílio de uma colher grande de metal, incorpore-as delicadamente, em duas etapas, à mistura de chocolate.
Divida a mousse entre 6 potinhos com capacidade para 1 xícara (240ml) cada. Cubra e leve à geladeira por 3-4 horas ou até firmar.
Cubra com o maracujá somente na hora de servir.

Rend.: 6 porções

17 comentários:

Heide disse...

Amanhã vou fazer um jantar lá em casa e táva querendo fazer mousse de chocolate branco! Essa receita veio meuito a calhar!!!
Bjos

Ana Rita Marreiros disse...

Nunca experimentei fazer mousse de chocolate branco mas a tua deixou me cheia de vontade.

Bjokas,

Rita

Receitas para a Felicidade disse...

Esta doce está fantástico, as fotos não enganam.
O contraste da mousse com a fruta deve ser um espectáculo... Obrigado por partilhares connosco Patricia, beijinhos!!

ameixa seca disse...

O maracujá deixa tudo tão lindo, não que a mousse seja feia mas é muito menos engraçada sem o maracujá :)

Beta Tiossi disse...

Patrícia que combinação deliciosa!
Bom fim de semana, bjs

Barida disse...

Patricia,
quem dera ter agora uma tacinha dessa mousse para a minha sobremesa ;-)

Tenina disse...

This looks so delicious!

Catarina Collins disse...

Esta com um aspecto fabuloso...
Beijinhos

Tricia disse...

Oi Patricia

já acompanho o seu blog ha um bom tempo! e passou a ser basicamente o meu favorito quando descobri suas (milhares) de receitas com limão siciliano que eu tambem sou muito fã! Hoje eu li sobre vc, não tinha lido ainda, e gostei muito do li. Vc é uma pessoa muito simpática!
e descobri que alem de gostar de cozinhar, ser blogueira e gostar de limão siciliano temos mais uma coisa em comum... tambem adoro The Smiths!
tudo de bom!

bjs

tatiane disse...

A mousse me fez lembrar aqueles potinhos de maracujá que você postou e ficaram ótimos! Mas não tenho mão boa pra chocolate branco, sempre fica cheio de "gruminhos" quando derreto, parece que queima mais rápido, não sei se é qualidade do chocolate...
Ah, adorei os potinhos!
beijos

Jean Y. disse...

Paaat.

agora minha vida gastronomica começa de fato!
semana que vem me mudo pra campos do jordão!
aiaiai, e agora?

beijao!

Anônimo disse...

Olá, o contraste do doce com o azedinho do maracujá é perfeito. Adoro essa combinação. Parabéns pela foto.
Bjs, Ci.
http://ci-docevida.blogspot.com/

mollymell disse...

Ola Patricia, tudo bom?

Ja ha algum tempo visito o seu lindo blog, agora comecei a segui-lo, porque prometi a mim mesma que vou aprender com voce.
Abracos.

Karla Maria disse...

Que delícia, Patrícia.
Amo maracujá e vivo procurando formas de usar. Com essa mousse deve ficar perfeito.
Bjs

Patricia Scarpin disse...

Heide, depois me conta o que achou?
Beijo!

Ana Rita, que bom! :D
Beijo!

Paula, obrigada a vc pela visita!
Beijo!

Ameixa, eu concordo contigo - o maracujá dá um toque especial, sim! :D
xx

Beta, obrigada! Beijo!

Barida, se vc fizer me conta?
Beijo!

Tenina, thank you!

Catarina, obrigadga!

Oi, Tricia! Tudo bem? ;)
Ah, eu fico até sem jeito - obrigada, viu? E Smiths é TUDO nessa vida! :)
Beijão pra vc!

Tati, querida, é verdade! Eu adoro aquela receita. Olha, eu tinha esse problema quando usava chocolate nacional... (sem querer ser esnobe).
Beijo!

Jean, que coisa boa, menino! Conte-me tudo! :D
Beijo!

Ci, obrigada pela visita!

Regina, tudo bem, e vc? Que bom que vc está gostando do blog, fico feliz!
Um beijo!

Karla, eu tb adoro maracujá! Beijo e obrigada!

moranguita disse...

o meu namorado ia aar esta mousse.
ele adora chocolate branco:-)

Deisy disse...

Fico encantada com suas receitas! Suas receitas são iguais as da Bree van de Kamp! Sempre que visito o seu blog me lembro dela.
Muito obrigada por compartilhar essas delícias conosco.
Beijos querida!