segunda-feira, janeiro 03, 2011

Crumble de cereja

English version

Cherry crumble / Crumble de cereja

Feliz Ano Novo para todos vocês!

Depois de um mês é hora de (relutantemente) voltar ao trabalho – eu definitivamente não recusaria mais algumas semanas de férias... *suspiro*

Se vocês, como eu, precisam de uma ajudinha para voltar ao trabalho eu recomendo muito esta sobremesa. :)

Crumble de cereja
adaptado daqui

- xícara medidora de 240ml

320g de cerejas frescas, sem os caroços e cortadas em quatro partes
1 colher (chá) de raspas de casca de limão siciliano
2 colheres (chá) de suco de limão siciliano
3 colheres (sopa) de açúcar demerara

Cobertura:
½ xícara (70g) de farinha de trigo
¼ colher (chá) de fermento em pó
2 ½ colheres (sopa) - 35g - de manteiga sem sal, gelada, em cubinhos
2 colheres (sopa) de açúcar demerara

Pré-aqueça o forno a 200°C. Coloque a farinha e o fermento em pó numa tigela e, usando as pontas dos dedos, vá unindo a manteiga aos ingredientes secos, até obter uma farofa grossa. Junte o açúcar e leve a mistura à geladeira enquanto prepara a parte da fruta.
Misture as cerejas com as raspas, o suco de limão siciliano e o açúcar e divida entre dois refratários com capacidade para 1 xícara (240ml) cada. Salpique a cobertura sobre os potinhos, coloque-os dentro de uma assadeira de beiradas baixas e leve ao forno por 20 minutos ou até que a cobertura doure e a fruta borbulhe.

Rend.: 2 porções

14 comentários:

Monalihsa Cávallaro disse...

Minha Nossa Senhora das Sobremesas: Que Foto Linda!!! =)
E além de linda é uma das minhas sobremesas favoritas. Vou ser obrigada a fazer um crumble essa semana! Bjuss

Fernanda disse...

Oi, parabéns pelo blog! está demais! acabei de criar um tbém sobre culinária...
Esse crumble parece maravilhoso!!!
Beijos

Ana Rita Marreiros disse...

Tou indecisa: não sei se gosto mais da foto ou da receita...
Pronto gosto da duas!!!

bjokinhas,


Rita

Catarina Collins disse...

Esta com um aspecto delicioso esse crumble... Simplesmente amo : )
Beijinhos

ameixa seca disse...

Cerejas sempre são uma boa opção mas não para regressar ao trabalho, depois da primeira colherada deve dar uma relaxada maravilhosa. Os suspiros iriam aumentar :)

Tina Lopes disse...

Welcome back sweet Pati. Mil beijocas.

Rachel disse...

Fiz algumas receitinhas com cerejas nesse fim de ano...que pena, me esqueci das crumbles...rs!!!

Feliz 2011, que todos seus desejos sejam realizados!!!

Bjuss!!!

Yara Nascimento disse...

AFFFFF quer me matar??? eu fiz a receita do muffin com gengibre, aiiiiiiii que quase comi sozinha.
Meu marido vai me proibir de usar a net e principalmente seu blog que só tem delicias e mais delicias;
bjs e um 2011 cheia de gostosuras e paz

CRISTIANE LARA disse...

Oi Paty ! Um super 2011 pra você e todos os seus familiares. Que receita mais deliciosa e linda. Adoro crumble ! Parabéns ! beijos

Sandreane disse...

Pati, volto ao batente na próxima semana e, sinceramente, já estou com aquela cara de cachorro de caiu da mudança... Afinal, foram apenas 15 dias :(
Mas fazer o que? Não é?
Bem... Você deu a ideia, agora eu coloco em prática... Receita mais do que adequada para momentos assim *rsrrs*
Abraços!

Caio Antunes disse...

Patricia, definitivamente, seu blog é delicioso!
Feliz Ano Novo para você!

Alisson disse...

Oiiii!!

Em menos de um mês testei 3 receitas do seu Blog. Jesus, desse jeito, onde vou parar, heim?!
Ai, ai... quantas deleícias, ainda bem que o maridex e o filhote podem se esbaldar, enquanto eu fico só no "olhar", rsrsrs...
Beijão.

Simone disse...

UAU!
É tudo que posso dizer! Certeza que vou fazer!
Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Monalisa, obrigada!
Faça sim, é bem gostoso.
Beijo!

Fernanda, obrigada! Boa sorte com o seu blog novo.

Ana Rita, muito obrigada!
Beijo!

Catarina, que bom que gostou, obrigada!

Ameixa, já estou precisando de outro crumble desse. :)
Beijo, querida!

Tina, obrigada, querida!
xoxo

Rachel, é uma pena a época das cerejas ser tão curta, né?
Um ótimo 2011 para você também, um beijo!

Yara, que notícia boa! Que bom que vc gostou da receita! :D
Feliz 2011, beijão!

Cris, querida, feliz ano novo! Tudo de melhor para você!
Beijo!

Sandreane, voltar é duro, né? :(
Beijo e bom retorno!

Caio, muito obrigada! Um ótimo 2011 para você tb!

Avoh, que bom saber que as receitas deram certo!
Beijo!

Jour de Macaron, obrigada pela visita!