quarta-feira, janeiro 05, 2011

Bolo de ameixa com mesclado de cheesecake

English version

Plum tray bake with a cheesecake ripple / Bolo de ameixa com mesclado de cheesecake

Houve um boato no Twitter mês passado de que o delicious iria acabar – fiquei em completo choque, pois acho a ferramenta extremamente útil; por sorte, parece que era apenas isso mesmo: um boato.

De que outro jeito eu teria me “lembrado” deste bolo delicioso – quero dizer, extremamente delicioso – salvo no dia 7 de outubro de 2008? ;)

Plum tray bake with a cheesecake ripple / Bolo de ameixa com mesclado de cheesecake

Bolo de ameixa com mesclado de cheesecake
adaptado daqui

-xícara medidora de 240ml

Mesclado de cheesecake:
200g de cream cheese
1 colher (chá) de extrato ou pasta de baunilha
3 colheres (sopa) de açúcar refinado

Bolo:
3 ovos
175g de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (175g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada generosa de sal
1 colher (chá) de extrato de baunilha
400g de ameixas maduras, cortadas ao meio, sem os caroços, e picadas

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma rasa de 28x18cm, forre com papel manteiga deixando sobrar em lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também.
Numa tigela média, com o auxílio da batedeira, bata o cream cheese até que fique bem macio e cremoso. Junte a baunilha e o açúcar refinado e bata bem até homogeneizar. Reserve.
Numa outra tigela, junte os ovos, a manteiga, o açúcar mascavo, a farinha, o fermento, o sal e a baunilha e bata por cerca de 2 minutos ou até conseguir uma mistura bem cremosa.
Espalhe metade da massa de bolo na forma preparada, e então distribua metade do cream cheese às colheradas sobre a massa, misturando pouco, de forma a obter um efeito marmorizado. Salpique com metade das ameixas. Cubra com o restante da massa de bolo e espalhe novamente marmorizando o restante do cream cheese. Salpique com o restante das ameixas. Asse por cerca de 45 minutos ou até que o bolo cresça e esteja firme ao toque – lembre-se de que este bolo vai firmar levemente conforme esfriar, por isso tenha cuidado para não assar demais (o bolo pode ressecar).
Deixe esfriar na forma antes de cortar. Sirva morno ou frio, com sorvete.

Rend.: 10 porções – fiz 2/3 da receita acima e usei uma forma quadrada de 20cm

20 comentários:

Ana Rita Marreiros disse...

Gosto muito de bolos com fruta, mas com ameixa nunca experimentei.
Só de olhar parece me que ia adorar...

Bjokinhas,



Rita

http://bembons.blogspot.com

Martina Breidenstein disse...

Adoro o seu blog...fico sempre deliciada todas as vezes que venho aqui e levo sempre uma receita emprestada! A última que fiz foi de cookies de chocolate com recheio de amendoim! Adorei!
Parabéns pelas receitas e fotos!
Esta é mais uma pela qual fiquei babada!
beijinhos

www.saborescomcontraste.blogspot.com

São Ribeiro disse...

adoro bolos com fruta o teu ficou uma verdadeira tentação.
bjs

Samy disse...

Pat feliz ano novoo!!!!!!!!
Te desejo o melhor, sempre, e que vc seja muito feliz e cresca muito pra cada vez ser mais forte nas situaçoes dificeis da vida :)


um beijao! Samy

Vanessa Oliveira disse...

Que culinária refinada!!!
Tem coisas aqui que nem nunca comi rsrsrs, adorei só coisas diferente, as vezes o trivial enjoa.
Beijinhos carinhosos.

marmita disse...

Que bonitas cores, deve ter ficado delicioso...

beijocas

Beta Tiossi disse...

Patrícia, feliz 2011!
Quanta receita boa e linda eu perdi!
Já perdi as contas de quantas receitas suas tenho marcada para experimentar.
bjs

Cae Fernandes disse...

Cheguei aqui hoje e adorei! As receitas são bem diferenciadas e o visual é lindo! Já tô seguindo!
Beijo,beijo
Cae

caefernandes.blogspot.com

ameixa seca disse...

Humm, ameixa no bolo... como não gostar? Adorei!
Não me entendo com o delicious, acreditas?

Lu de Oliveira disse...

Vou fazer, com certeza.
Feliz ano novo.
bjs

Patrícia Abreu disse...

Paty, será que esse bolo fica bom se substituir a ameixa por amora!?
bjim

Simone disse...

Patricia seu blog é realmente inpirador! Adoro as receitas, os comentários e as fotos, que me deixam com água na boca!
Um grande abraço!
Simone.
jourdemacaron.blogspot.com

Patricia Scarpin disse...

Ana Rita, acho que vc vai gostar!
Beijo!

Sabores..., que bom que a receita dos cookies deu certo pra vc!
Obrigada por me contar!
Beijo!

São33, obrigada!

Samy, querida, um ótimo 2011 para vc tb! Tudo de melhor!
Vc é muito especial, viu?
Beijão!

Nutrição..., que bom que gostou, obrigada pela visita!

Marmita, obrigada! Ficou bem gostoso, sim (modéstia à parte). :)
Beijo!

Beta, feliz 2011 para vc tb!
Beijo!

Cae, seja bem-vinda! Beijo e obrigada!

Ameixa, é realmente a sua cara esta receita, né? ;)
Eu acho o delicious tão útil, que pena vc não conseguir aproveitá-lo...

Lu, querida, um ótimo 2011 para vc! Beijo!

Xará, acho que fica, sim, mas você vai ter que rever as quantidades de fruta, talvez...
Beijo!

Simone, muito obrigada! Um beijo!

CASA DA ARTE disse...

Estou sempre por aqui, mas essa foi a primeira vez que tentei uma receita sua!!! Fiz uma mudanças na receita por não querer sair de casa no dia pra comprar... Que bolinho delicioso!
http://portfoliodecozinha.blogspot.com/

Patricia Scarpin disse...

Abigail, que bom que vc gostou da receita - vou lá ver!
Beijo!

moranguita disse...

olha que bom ves, ainda bem que nao passou de um susto
porque e uma pena perder receitas como esta

Marina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marina disse...

Fiquei tão triste com essa receita =( Sempre venho aqui checar receitas de bolos, principalmente, e fiz algumas que realmente amei, isso que me faz voltar. Infelizmente, essa me enfeitiçou pela foto e, no final das contas, o sabor não ficou gostoso. Não sei se a combinação não é para o meu paladar, se errei na receita ou se é ela que não é tão gostosa assim mesmo. Entretanto, pelas minhas outras experiências tiradas daqui, continuarei vindo buscar as novidades. Melhor sorte para mim da próxima vez, hehe!
=*

Patricia Scarpin disse...

Marina, que pena vc não ter gostado da receita... eu achei um bolo super saboroso e teve mais gente que fez e gostou também. Talvez as ameixas que vc usou não estivessem tão boas? Ou o sabor não é muito a sua praia. Fiquei mais feliz sabendo que vc já conseguiu sucesso com outras receitas. Beijo e boa sorte!

Bruna disse...

Oi Patricia, o bolo parece delicioso...já copiei a receita, pretendo fazer no final de semana!
E sobre o delicious, que bom que não passou de um boato, tenho tantos links arquivados lá ;)
Beijo