sexta-feira, janeiro 28, 2011

Bolo de banana e especiarias

English version

Spiced banana breakfast loaf / Bolo de banana e especiarias

Às vezes, quando estou folheando os meus livros de receita, penso em voz alta: falo coisas como “vou mesmo fazer isso aqui”, ou “hum, esta receita sai no próximo final de semana”; só para vocês saberem, o marido não acha isso esquisito. :)

Há algumas semanas eu “conversava” com os meus livros de novo quando disse que iria preparar um bolo de banana. “Outro?”, João perguntou. Eu sorri de volta para ele e não disse nada, mas pensei: “ei, você não me conhece mesmo, né?” – quanto mais bolos de banana, melhor. ;)

Bolo de banana e especiarias
do Baking by Flavor

- xícara medidora de 240ml

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de canela em pó
¾ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
¼ colher (chá) de gengibre em pó
1/8 colher (chá) de cravo em pó
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e fria
2/3 xícara + 2 colheres (sopa) - 157g - de açúcar granulado
2 ovos grandes
1 ½ xícaras de bananas maduras, amassadas
1 ½ colheres (chá) de extrato de baunilha
¾ xícara (83g) de pecãs, levemente tostadas e frias, picadas

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga e enfarinhe uma forma de bolo de inglês de 22,5x12,5x7,5cm.
Peneire a farinha, o fermento em pó, o sal, a canela, a noz-moscada, o gengibre e o cravo numa tigela grande. Reserve.
Numa outra tigela, misture com um fuê ou garfo a manteiga, o açúcar granulado, os ovos, a banana amassada e a baunilha. Despeje esta mistura sobre os ingredientes secos, junte as pecãs e misture somente até a farinha ser absorvida. Transfira a massa para a forma preparada e asse por cerca de 55 minutos, ou até que cresça e doure (faça o teste do palito).
Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 5-8 minutos, e então desenforme cuidadosamente sobre outra gradinha, deixando esfriar completamente.

Rend.: 12 fatias – fiz 2/3 da receita acima e usei uma forma de bolo de inglês de 8x19x5cm – o bolo não cresceu muito, e a textura ficou um tiquinho densa, mas o sabor estava incrível

26 comentários:

Ana Rita Marreiros disse...

Também adoro um bom bolo ou pão com banana.É simplesmente bom...

Este está muito bonito..

Bjoka,

Rita

Simone disse...

ai que delícia! fico imaginando o cheiro...

Autora do Blog disse...

Gosto imenso de bolos com banana por isso, de vez em quando não resito e faço.
Esse tem óptimo aspecto e uma apresentação muito bonita. Contúdo, não aprecio especiarias em bolos.
Para mim, sem especiarias ficava fantástico!

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Receitas para a Felicidade disse...

Que dizer deste bolo Patricia...uma delicia e que foto, adorei o laçinho...

Beijinhos e bom fim de semana!!

Jonas Marquezini disse...

Eu também ADORO bolo de banana! Ainda mais se tiver um pouquinho de amêndoas picadas grosseiramente, ou castanhas, nozes e afins...rsrsrs!

tatiane disse...

Pat, muitas vezes pego os livros, coloco um monte de post it neles, e levo meses para fazer uma receita que jurava que faria no dia seguinte. Mas esses dias estava procurando receitas com banana e seu bolo parece incrível!
beijos

Luzia disse...

Hummmm !
Bolo de banana é o meu preferido, mas é o que menos faço.Em casa ninguém come, mas estou pensando seriamente em fazer esse, não deve dar trabalho comê-lo sozinha ;)

Raquel Alabaça disse...

3 coisas q eu acho que ficam muito bem, banana, gengibre e canela, juntos são perfeitos.

Beijinhos

MJ disse...

Que delicia Patricia!
Adoro as tuas fotografias, um dia destes encho-me de coragem e peço-te algumas dicas de fotografia :))
Beijos!

Karla Maria disse...

Pat minha flor,
amo bolo com ingredientes que a gente costuma ter em casa.
Banana com especiarias deve deixar um perfume maravilhoso na casa.
Bj

Saam! disse...

Oi Pat!
Muito obrigada pelo carinho em responder em meu blog!
Não se preocupe, você não é a unica que conversa com livros e revistas, sempre que pego os meus faço a mesma coisa, já os aviso quando serão usados, o pessoal aqui de casa já nem liga também. haha
Linda foto!

um grande beijo

Barida disse...

Patricia,
tambem tenho habito de conversar sempre que folheio livros de culinaria, acho que ate engordo por vezes so' de olhar pra coisas tao boas que vejo! ficou uma delicia o teu bolo ;-) Beijo e bom fim de semana

Filipa disse...

Eu adoro bolo, tartes, batidos, sei lá..acho que TUDO que tenha banana! Este ficou tão bonito, tão charmoso, tão, tão, tão....acho que quem já está a falar alto sou eu! Um beijinho

Ana Paula disse...

Patricia,
Que sonho de bolo. Banana é tudo de bom, com especiarias então!
Estou sumida (quer dizer, sem deixar comentários) mas sempre visito esse cantinho maravilhoso).
Bjs.

Belos e Malvados disse...

Meus pais eram ótimos cozinheiros, mas eu só herdei mesmo o amor pelo assunto. Adoro programas de televisão, sites, livros de receitas, mas habilidade que é bom...nada.

Ana Salerno disse...

Olá Patrícia,
estou adorando o seu blog que descobri o mes passado e já fiz várias receitas. Ontem fiz os cookies melhores que brownies para o meu sobrinho e não sobrou um para contar história (os adultos cairam em cima)... Estou morrendo de inveja dos cranberries secos... Onde vc os adquiriu? Foi pela internet? Aqui no Rio não achei de jeito nenhum. Obrigada pelas delícias...

Design Elements disse...

que delicia! feliz fin de semana!

Sandreane disse...

Patricia, esse bolo deve deixar um aroma maravilhoso quando está assando... Só de imaginar fiquei com vontade *rsrsrs*
Abraços!

ameixa seca disse...

Para mim, bolos de banana, de limão e de maçã... nunca são demasiados :)

Renata disse...

Olá,

Tenho aprendido mta coisa aqui, já fiz várias receitas e ficaram ótimas, mas o bolo de banana solou, será que é por causa do açúcar refinado? Eu não tinha o granulado e coloquei o refinado e mais duas colheres de sopa de açúcar maascavo, tentei uma adaptação, mas não deu certo :( Mas, não vou desistir e farei outra receita com açúcar granulado qdo encontrar, pois aqui na cidade onde moro tá dificil viu, nem o creme de leite fresco eu encontro, já no mercado mais completo e nada...
Bjos.

Levi Pereira disse...

Paty, aii q saudade de vc e das suas receitas!!! Acabara-se as férias e vai começar tudo de novo... me alivia saber q vou poder contar com suas receitas para um ano melhor... grande beijo e me aceita de novo no blog, tá?! rsrsrsrsrs

Patricia Scarpin disse...

Ana Rita, obrigada!
Beijo!

Simone, ficou cheiroso, sim. ;)
Obrigada, um beijo!

A Autora, dá pra fazer sem as especiarias, mas acho que elas dão um toque muito bacana.

Paula, muito obrigada!
Beijo!

Jonas, hum! Vc disse tudo. ;)
Obrigada e um beijo!

Tati, querida, os meus estão cheios de post its, tb, super me identifico contigo. ;)
Mas uma das minhas promessas de ano novo é usar mais os meus livros, vamos ver se consigo.
Beijão!

Luzia, eu dividi o meu com a minha sogra, fica aí uma idéia pra vc. ;)
Beijo e obrigada!

Rachel, concordo muito contigo!
Beijo e obrigada!

MJ, que bom que vc gosta, obrigada! Tem dicas aqui: http://tksobremim.blogspot.com/
Beijo!

Karla, o cheirinho é gostoso, sim! Obrigada e um beijo!

Saam!, tá vendo! Somos todas um pouco doidinhas. ;)
Beijo e obrigada!

Barida, hahaha, eu tb engordo só de olhar, vc não está sozinha. :
Obrigada e um beijo!

Filipa, eu tb, eu tb! Banana é tudo! :D
Obrigada e um beijo!

Ana Paula, que bom te ver por aqui de novo, obrigada pela visita! Beijo!

Belos..., quem sabe vc não se inspira qualquer hora? ;)
Obrigada pela visita, um beijo!

Ana, que notícia ótima! Amei saber que a receita deu certo pra vc - que bacana! Eu comprei as cranberries aqui em SP, na Casa Santa Luzia, e já vi pra vender em um Pão de Açúcar tb.

Design..., gracias!

Sandreane, o cheirinho é bom, sim! Obrigada e um beijo!

Ameixa, concordo muito contigo. ;)

Renata, tudo bem? O meu bolo também não cresceu muito, uma leitora do blog em inglês deu a dica de aumentar um pouquinho a quantidade de fermento.
Beijo e boa sorte!

Levi, querido! Quanto tempo! Seja bem-vindo de volta! :D
Beijo!

moranguita disse...

nao sao dos bolos mais amados em casa mas quando faço com-se tudinho:-)

Letrícia disse...

Sou uma colecionadora inveterada de receitas de bolos de banana (e por sua mais do que positiva influência, de cítricos também). Nem preciso dizer que já guardei essa receita para experimentar, néam.

Beijo, querida!

Tania Pereyra disse...

Fiz o bolo ontem à noite e ficou DELICIOSO!!! Já fiz vários banana breads, mas esse ficou especial por causa das especiarias. Meu marido ama banana e esse já ganhou vaga no livrinho de receita. Obrigada por postar tantas coisinhas lindas e deliciosas. Sempre leio o blog e já perdia as contas de quantas receitas suas já viraram favoritas em casa. Bjs. Tania

Patricia Scarpin disse...

Tania, que notícia ótima! Obrigada a você por ter vindo aqui me contar sobre a receita, adorei saber!
Beijo!