sexta-feira, setembro 24, 2010

Crème brûlée com cobertura de maracujá e um agradecimento

English version

Crème brûlée with passion fruit topping / Crème brûlée com cobertura de maracujá

Não, não, o bichinho do crème brûlée não me mordeu – pra ser sincera, fiz esta receita só por causa da cobertura de maracujá. :)
Não sei se é um jeito sensato de escolher receitas, mas o que mais vocês poderiam esperar de alguém que assiste a “Lie to Me” só por causa do Tim Roth? ;)

Mudando de assunto, quero agradecer a Amanda por este artigo lindo e querido sobre o blog, e à minha leitora Tania Pereyra por ter me contado sobre ele! xx

Crème brûlée com cobertura de maracujá
do Simple Essentials Fruit

- xícara medidora de 240ml

4 xícaras (960ml) de creme de leite fresco
1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, sementinhas raspadas com as costas da faca
8 gemas
½ xícara + 1 colher (sopa) - 112g - de açúcar refinado
¾ xícara + 1 colher (sopa) - 162g - de açúcar refinado, extra
polpa de 1 maracujá*

Coloque o creme de leite, as sementinhas e a fava de baunilha numa panela e leve ao fogo baixo só até começar a ferver. Retire do fogo, tampe e deixe em infusão por 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 160°C. Retire a fava de dentro do creme e reaqueça-o.
Numa tigela, bata as gemas e o açúcar (112g) com um fuê até obter um creme claro e espesso. Despeje o creme quente sobre as gemas, mexendo sempre. Retorne tudo à panela e leve novamente ao fogo baixo, mexendo sempre, até a mistura engrossar até virar uma espécie de mingau – o creme deve cobrir as costas da colher. Não deixe ferver.
Transfira o creme para 8 potinhos refratários com capacidade para ½ xícara (120ml) cada e coloque-os numa assadeira funda. Encha a assadeira com água fervente até que o nível chegue à metade dos potinhos. Asse por 25 minutos ou até firmar. Deixe esfriar e então leve à geladeira por 3 horas ou até firmar completamente.
Misture o açúcar extra e a polpa de maracujá numa tigelinha, cubra os potinhos com a mistura e caramelize com um maçarico culinário.

* o maracujá que a DH usa é aquele de casca roxa, pequenino, por isso ½ maracujá dos que temos aqui (casca amarela) é suficiente

Rend.: 8 porções

26 comentários:

Doces Abobrinhas disse...

meu deus que charme, que delicia isso,,,,
amei chegar aqui
um bj doce
Roberta

Doces Abobrinhas disse...

tah cheio de receita boa aqui.... tudo num so lugar... nao resisiti, linkei la nas abobrinhas.
volto sempre!
bjcoas
ro

Talita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Talita disse...

Talita disse...
Haha, eu tinha visto antes de você falar nesse post porque também li o comentário da sua leitora e fui lá xeretar. =)

Parabéns! Embora não tenha me surpreendido, porque seu blog é show e eu também já tenha recomendado, nem todo o mundo disponibiliza um espacinho para indicá-lo. rs

A foto do creme tá linda e a receita parece ótima.

Acredita que depois de ler que você fazia coisinhas pra vender, eu comecei?

Pra criar o blog, me inspirei em você e agora você me deu forças e motivação pra começar a vender os puppy cookies, entre outras coisas. Obrigada por estar presente desse modo.

Um grande beijo.

Quéroul disse...

ai, achei fofura isso; as sementinhas ali no meio do crec de açúcar ficaram lindinhas.

beijão de boa sexta pra vc, querida!

Luciana Betenson disse...

Pat, que ideia boa por as sementinhas e a polpa assim junto com o açúcar! Deve ficar uma delícia, além do que fica lindo :-)

Cinthya Rachel disse...

vi o post, parabéns! e achei ótima a ideia de fazer o brulee com maracuja. bj

Raquel de Meneses disse...

Genial.
Beijo-fui-comprar-maracujá

manjericota disse...

Pat, vc parece q adivinha meu pensamentos....rs. Depois q comprei o maçarico, quero ficar testando-o toda hora. Já fiz o seu brûleé de laranja e certamente esse vai sair aqui em casa tbém. Ótima receita. Vou esperar ainda vc fazer o de limão.

Bjo gde e um ótimo fim de semana, Dani :)

Unknown disse...

Cada vez mais me identifico com vc e suas receitas!!
ADORO limão, tudo o que for citrico e o Lie to me. E convenhamos, só o Tim Roth poderia ser o protagonista!! A série é ele, ou ele é a série, sei lá.

Parabéns pelo blog.

Bisou

Daniella

Filipa disse...

Quem tem um blog como o seu não pode esperar outra coisa dos seus leitores a não ser rasgados elogios! Receitas óptimas e fotos lindas, que mais podemos querer! Parabéns e continue! :)

CRISTIANE LARA disse...

Humm... que delícia ! E ainda com cobertura de maracujá ! Deve estar divino...rs ! Beijocas

Rita disse...

E eu quero agradecer a você por essas fotos maravilhosas. Adoro maracujá e fico aqui babando com gosto.

Bj, linda, e parabéns pelo sucesso merecidíssimo desse seu blog impecável.

Rita

Jean Y. disse...

Paat
duplamente parabens, de novo!
Tanto pelos crèmes brûlées quanto pelas admirações que, assim como a Amanda, eu também tenho imenso prazer em navegar em seu blog.

Voltando ao assunto do crème... que delícia! Achei MEGA interessante a combinação com maracujá! :)

beijão!

rosi disse...

Só tenho vontade de fazer TUDO daqui :o

Levi Pereira disse...

Paty, sou doido pra fazer essas delícias, amei a combinação com maracujá... mas tenho uma dúvida, aqui onde moro é difícil de achar creme de leite fresco, será que com creme de leite de caixinha ou lata dá certo??????
bjoOo e obriga

Jonas Marquezini disse...

Crème brûlée... morro de medo só de falar o nome, tenho a sensação de que vai explodir, queimar, talhar, etc... mas ainda tento fazer um!!!
Os seus são sempre perfeitos, dá vontade de comer um pouquinho de todos eles! Uma duvida que tenho é que já li que caso você não tenha o maçarico culinário , pode-se fazer tbm, e pra isso você aproxima do dourador do forno o creme com o açúcar para queimar o o açúcar, isso dá certo mesmo? é complicado com esse método?
Ai lembra que te falei que o Cookie não tinha dado certo (ainda não descobri o que deu errado), mas não fiquei chorando o leite derramado e acabei, junto com um amigo, fazendo outra receita que ficou perfeita \o/...
Vou postar na terça se der tempo...
Bjos

Rosália disse...

Então a próxima vez que eu for fazer cookies tenho que diminuir um pouco a temperatura do forno e bater menos a manteiga? Será que ajuda a não asparramar tanto? Brigada :)

Karina disse...

Oi querida, parabéns por suas receitas maravilhosas. Vou lá no link para ler o artigo. Beijos

Tania Pereyra disse...

Oi Pat. Voce eh muito fofa. De nada!!!
Amei seu post e agora vou ter que fazer esse creme brulee, mas vou ter que bater perna pra achar maracuja fresco aqui em NY. Pq sem a sementinha nao tem graca, ne?? Bjs. Tania

Patricia Scarpin disse...

Roberta, obrigada! Volte sim - e obrigada pelo link!
Beijo!

Tata, querida, obrigada!
Ei, que notícia boa! Tomara que você venda bastante! Vou torcer!
Eu é que agradeço o teu carinho.
Beijão!

Quéroul, que bom que gostou!
xx

Lu, fica gostoso, sim! O azedinho dá uma quebrada no doce.
Beijo, querida, e obrigada!

Cin, obrigada! Beijão!

Raq, vc vai gostar, tenho certeza!
xx

Dani, eu sou a doida do maçarico, quero botar fogo em tudo, pergunta pro marido. :D
Ah, pode deixar que o de limão vai sair logo! :D
Beijo, querida, obrigada!

Daniella, Tim é maravilhoso. Imagina um ator dar SHOW debaixo de 10kg de maquiagem, como ele fez em "Planeta dos Macacos" - sou muito fã dele. :D
Beijo e obrigada pela visita!

Filipa, muito obrigada!
Um beijo!

Cris, obrigada!
Beijo!

Rita, querida, muito obrigada! Vc é uma grande incentivadora deste espaço aqui.
Beijão!

Jean, obrigada! Aposto que vc iria gostar desta receita!
Beijo, querido!

Rosi, obrigada! :D

Levi, fico com receio porque o creme de leite tem que ser fervido e acho que os outros podem talhar... Só testando, mesmo.
Um beijo!

Jonas, vc consegue, tenho certeza! :D
Já li sobre esse método de usar o grill do forno mas nunca tentei.
Ei, quero ver os cookies!
Beijo!

Rosália, vc tem que colocar a temperatura que a receita pede. E bater também como a receita pede. Talvez o seu forno esteja desregulado.

Karina, querida, obrigada!
Beijo!

Tania, querida, se não fosse por você eu nem teria sabido! :D
Eu sou suspeita pra falar pois adoro as sementinhas. Vou torcer pra vc encontrar.
Beijão!

Hevelyn Mori disse...

Oi Pat,
tdo bem?
ótima receita, hein? Outro dia eu fiz minha 1ª receita de crème brûlée, já que comprei um maçarico e tinha q testar alguma receita, né?
Seria que vc saberia me tirar uma dúvida? Eu achei a minha receita muito saborosa, mas achei q o creme ficou com um cheirinho de ovo por causa das gemas, vc peneira as suas qdo faz as suas receitas?
Obrigada!
Bjs

Patricia Scarpin disse...

Oi, Hevelyn,
Eu sempre passo a custard (base do crème brûlée e de muitos sorvetes) pela peneira. Vc passou a sua? Isso influencia no cheiro, sim. Colocar extrato de baunilha/baunilha em fava tb ajuda.
Um beijo!

Valentina disse...

PAt, show este creme brule. Captastes duas paixoes minhas.

moranguita disse...

uma cobertura diferente mas boa nao e?
eu adoro este crem e uma das sobremesas que faz sempre sucesso
beijinhos

CASA DA ARTE disse...

Esse blog é inspirador! Fizemos um créme de milho verde aproveitando a receita daqui!
http://casadaartedocesesouvenir.blogspot.com/