segunda-feira, setembro 20, 2010

Barrinhas crocantes de gengibre e trechos favoritos de músicas

English version

Ginger crunch bars / Barrinhas crocantes de gengibre

Há algumas músicas que adoro como um todo, mas certas partes delas amo profundamente: os segundos iniciais de “This Charming Man” e “You Surround Me”, ou o finalzinho de “One Headlight”, por exemplo.

O mesmo ocorre com estas barrinhas: gostei delas como um todo – e vocês também vão gostar, especialmente se não assarem a base por tempo demais, como eu fiz – mas a cobertura de gengibre é especialmente gostosa. Na verdade, depois de espalhá-la sobre a base fui tão afobada lamber a espátula que queimei a língua. :S

Barrinhas crocantes de gengibre
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

Base:
2 2/3 xícaras (374g) de farinha de trigo, peneirada
1 colher (chá) de fermento em pó, peneirado
2 colheres (chá) de gengibre em pó, peneirado
1 xícara + 1 ½ colheres (sopa) - 218g - de açúcar refinado
250g de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos

Cobertura de gengibre:
150g de manteiga sem sal, picada
¼ xícara de glucose de milho (Karo)
1 ½ colheres (sopa) de gengibre em pó, peneirado
1 2/3 xícaras (234g) de açúcar de confeiteiro, peneirado

Comece pela base: pré-aqueça o forno a 180°. Unte levemente com manteiga uma assadeira de 20x30cm, forre-a com papel alumínio deixando um pouquinho para fora da forma, formando “alças” de 5cm. Unte o papel com manteiga, mas não as “alças”. Reserve.
Coloque a farinha, o fermento em pó, o gengibre e o açúcar no processador de alimentos e pulse até incorporar*. Junte a manteiga e continue pulsando até obter uma mistura que lembra farelo de pão – a base ainda crua é esfarelada, mas se compactará no forno enquanto a manteiga derrete. Aperte a mistura na forma preparada. Asse por 30-40 minutos ou até dourar e ficar firme ao toque. Deixe esfriar completamente.
Agora, a cobertura: junte a manteiga, a glucose de milho e o gengibre numa panela e leve ao fogo médio, mexendo algumas vezes, por 2-3 minutos ou até a manteiga derreter. Adicione o açúcar de confeiteiro e misture bem com um fuê para incorporar. Espalhe sobre a base e leve à geladeira por 1 hora ou até firmar. Retire cuidadosamente da assadeira com o auxílio das “alças” de papel alumínio, transfira para uma tábua e corte em barrinhas com uma faca afiada.

* fiz 2/3 da receita acima e usei uma forma quadrada de 20cm; ao preparar a base, o processador ficou bem cheio, mas processou normalmente

Rend.: 20 unidades

20 comentários:

Blog da Nô disse...

Adoro gengibre!
Devem ser deliciosas!
:o)

Luma Perrete disse...

Quando vi a foto, lembrei de umas queijadinhas que a minha mãe faz. A aparência é quase a mesma e é bem fácil de fazer.
Precisa só de 1 lata de leite condensado, 1 pacote de queijo ralado e coco ralado (normalmente a gente usa coco fresco ralado e não aqueles desidratados que vendem no supermercado). É só misturar tudo, colocar em uma travessa (acho que é untada), cobre a travessa com papel alumínio e coloca no forno em banho-maria até a parte de cima ficar dourada.
O queijo e o coco sobrem, formando uma crosta e o leite condensado fica tipo um creme. Pode fazer em uma travessa/forma e cortar ou então fazer em forminhas individuais mesmo. A aparência é mesmo quase igual a essas barrinhas da foto.

Sandra Peres disse...

Ca estou eu salivando, até chegar em casa e ver as fotos, pelo menos já sei que tenho todos os ingredientes em casa!!!

Beijão

Too-Tsie disse...

Pensando seriamente em pegar uma receita sua daqui e fazer pro namorado que chega no final da semana, ele andou me dando umas dicas que está com vontade de bolo. Wish me luck!

Samy disse...

Pat, parecem deliciosas, ainda mais pra quem virou a noite acordada e precisa de um BELO café da manhã! :(

O bom é que sobrou molho de cachorro quente que fiz ontem a noite pra enganar o estomago por enquanto! hauahuhauha :)

Ah, meu aniversario ta chegando, minha mae ja sabe que quero BOLO hauhauha de chocolate e morangos!! :)

Beeijos!!!

Megumi Kimura disse...

Olá ! Essas barrinhas parecem incríveis! aposto que ter queimado língua com a cobertura valeu muito a pena ! Lindas as sua fotos !!! Que câmera você usa ?

Quéroul disse...

a guitarrinha de This Charming Man é tudo na vida da pessoa humana. mas nada como Hand in Glove, pra me fazer chorar. ou There is a light... ou, ou. Smiths é feito pra chorar.
que nem barrinhas de gengibre. chorar de muito amoir. quero todas!!!

=***

Nica Geiser disse...

Que barrinhas mais lindas!!!

Fazia tempo que eu não passava por aqui, já estava com saudades dessas receitinhas.

E a foto... uma graça como sempre!

Beijocas

Sabrina Romano disse...

È, o café me parece estar a contento...

Karina disse...

Oi Patrícia, suas fotos estão melhores a cada dia. Adorei as barrinhas e descobri que existe gengibre em pó, ehehe. Beijos e boa semana.

Rita disse...

Querida Patricia,

ah, Charming Man... e Reel Around the Fountain, quando o iníciozinho da música tem o poder de parar qualquer coisa ao meu redor? Tudo vira a música. :-)

E essas barrinhas? Lindas, mas confesso que não tirei o olho do cafezinho. :-P

Beijos
Rita

ameixa seca disse...

Quase que pude sentir o aroma aqui, até cheirou a Natal :) Sem dúvida que, as coisas como um todo, tem muito mais valor!

Levi Pereira disse...

Paty, o que a pressa de lamber uma colher não faz, essa semana aconteceu comigo tmb, fiz uma caldinha de chocolate pra comer com morangos, depois de pronta achando eu que estava fria meti o bocão resultado: língua toda queimada...
Essas barrinhas estão lindas, gengibre é uma ótima pedida, amooo!!!
bjOoos

Maria Dalva disse...

Oie!
Acompanho seu blog pelo feed e acho que está com algum problema de configuração, só está aparecendo o título do post.
Um abraço!
Ah, adoro seus posts e fotos incríveis! :)

Graciela disse...

Humm barrinhas lindas, devem ter ficado muito saborosas!
Abraço!

Patricia Scarpin disse...

Noêmia, obrigada! Tb adoro gengibre. :D

Luma, obrigada pela receita - vou testar!

Sandra, eba! Depois me conta?
Beijo!

Oi, moço! Good luck! E que honra, viu? ;)
xx

Samy, menina, tem que dormir e descansar! :D
Hum, delícia de bolo!
Beijo, querida!

Megumi, obrigada! Tenho uma Nikon D40.

Quéroul, Smiths é vida. Pra mim é a melhor banda ever. E "Hand in Glove" é algo - aquilo no final é uma gaitinha? Morro do coração. :D
Beijo, querida!

Nica, que bom vê-la novamente! :D
Um beijo e obrigada!

Sá, ;)

Karina, existe! É bastante usado em pão de mel, delícia! :D
Beijo e obrigada!

Rita, AH! Reel Around the Fountain é a minha preferida deles - you're the bee's knees but so am I. Morro. :D
Pode se servir do café, darling.
xx

Ameixa, tem razão! Tem jeitão de Natal, mesmo!
Beijo, querida!

Levi, tá vendo, somos um bando de gulosos! :D
Beijo, querido, obrigada!

Maria Dalva, eu mudei os feeds.
Obrigada pela visita!

Graciela, obrigada pela visita!

Cristiane Lara disse...

Oi Paty,

Que delícia ! Adorei ! Beijos

CRISTIANE LARA disse...

Oi Paty,

Que delícia ! Adorei ! Beijos

Livia Luzete disse...

Eu fiz hoje! Agorainha ha pouco. Aprovadíssimo pela filha qua adora gengibre e com certeza o filho mais velho também vai gostar quando chegar do trabalho!Terá repeteco efetivo e já foi para o caderno de receitas!!!

Patricia Scarpin disse...

Livia, que notícia ótima! AMEI saber! Nem todo mundo gosta de gengibre, né? Eu adoro - e que bom que vcs gostaram das barrinhas.

Obrigada por vir aqui me contar, um beijo!