sexta-feira, setembro 03, 2010

Muffins de canela com farofinha de canela + spoilers de filme

English version

Cinnamon crumb muffins / Muffins de canela com farofinha de canela

Apesar de “Guerra ao Terror” não fazer parte da minha lista de filmes favoritos e de o Oscar nunca ser justo, tenho de dizer que foi ótimo ver a Kathryn Bigelow ganhar o prêmio – por ser mulher e por vencer o James Cameron. :D

Mas tenho uma queixa sobre o filme, por isso quem ainda não viu, por favor, pule para a receita, lá embaixo:








****








Como ela pôde matar o Ralph Fiennes *suspiro* e o Guy Pierce tão rápido? Que desperdício! Vocês tinham de ter visto a minha cara assistindo ao filme... :D

Isso me lembra esta receita: se vou fazer muffins de canela, haverá UM MONTÃO de canela neles – se não for assim, é melhor nem começar. :)

Muffins de canela com farofinha de canela
adaptados do Baking: From My Home to Yours

- xícara medidora de 240ml

Farofinha:
½ xícara (70g) de farinha de trigo
½ xícara (88g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1 colher (chá) de canela em pó
5 colheres (sopa) - 70g - de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos

Muffins:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
½ xícara (100g) de açúcar refinado
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (chá) de canela em pó
¼ colher (chá) de sal
¼ xícara (44g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e fria
2 ovos grandes
¾ xícara (180ml) de leite integral
¼ colher (chá) de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 190°C. Unte com manteiga ou forre com forminhas de papel uma forma de muffin com 12 cavidades. Coloque a forma numa assadeira rasa.

Comece pela farofinha: misture a farinha, o açúcar mascavo e a canela numa tigelinha. Junte a manteiga e incorpore, usando as pontas dos dedos, até a mistura ficar com textura de farofa grossa. Leve à geladeira até o momento de usar.

Agora, os muffins: numa tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento em pó, a canela e o sal. Junte o açúcar mascavo e misture até desfazer todos os carocinhos. Numa jarrinha medidora ou outra tigelinha, misture bem com um garfo ou fuê a manteiga derretida, os ovos, o leite e a baunilha. Despeje os líquidos nos ingredientes secos e misture levemente com um garfo – não misture demais ou os muffins ficarão duros; a massa de muffin não fica homogênea e lisa como massa de bolo.
Transfira para as forminhas preparadas e salpique com a farofinha. Pressione levemente a farofinha na massa com as pontas dos dedos.
Asse por cerca de 20 minutos ou até que cresçam e dourem (faça o teste do palito). Transfira a forma para uma gradinha, espere 5 minutos e então remova com cuidado os muffins.

Rend.: 12 unidades – fiz metade da receita acima, usei forminhas de muffin com capacidade para 1/3 xícara (80ml) e consegui 7 muffins

19 comentários:

Quéroul disse...

hahahaha.
eu achei foi bom como ela fez. acaba com as estrelas logo, e isso dá a maior surpresa.
fora que a cena do Guy Pierce é FENOMENAL.
e eu gosto de lembrar dela ganhando também pelas mesmas causas, mesmo achando que o filme não é assim o melhor do mundo, apesar de ser bem bacana...

e canela eu gosto também. gosto muito, aliás.

beeeeijo de saudade de você.

Liv Baum disse...

Que linda receita para um feriado! Acho que se der tempo, farei dia 07! Delícia! Um charme de foto!
E pra constar eu simplesmente detestei esse filme... mas perdi um pedacinho - q pelo jeito foi bem o q vc contou!! kkkk Mas foi legal ver a Kate do Lost em outro lugar sem ser o Lost! E fiquei feliz por ter desbancado avatar q nem tive coragem de ver de tanta raiva q fiquei de tanto mkt! Aqueles smurfs... aff

Beijos!!

Rita disse...

Ai, Patricia, não há ingrediente que eu goste mais do que canela. O cheirinho na cozinha, o sabor maravilhoso... vou fazer, vou fazer, vou fazer.

Beijos
Rita

Laila disse...

Concordo c/ tudo o que você disse Patrícia: como ela pôde matar eles tão cedo??? E muffins de canela devem ter MUUUUUUUUUUUUUITA canela! =D

bjos

Tania disse...

Nossa imagina comer esse muffin acompanhado de um café fresquinho em um domingo! :)
Aonde você compra essas forminhas??? Muito delicadas!!
Bjos!

Glória P. disse...

Patrícia, uma delícia seu blog!! Obrigada por compartilhar receitas tão apetitosas! :)
Tenho um lugarzinho onde também compartilho minha paixão por comida e viagens. Depois dá uma olhada. http://comereandar.blogspot.com
Beijos!

Marcia disse...

Patrícia, o jeito que vc linka os assuntos com as receitas consegue sempre arrancar um sorriso meu, não importam as circunstâncias. :)
Também fiquei chocada com a ponta minúscula que o Guy P. e o Ralph fizera1m!
Beijos

ameixa seca disse...

Muito provavelmente porque o orçamento não chegava para pagar a tão "bonzões" actores he he Felizmente a canela é bem mais baratinha :)

Nicneven disse...

Engraçado que eu vi este filme por acaso, pois estava em festa familiar na casa da minha tia e acabei acompanhando poucos minutos após o início até o final. Não sou fã de filme de guerra, mas foi legal porque é um filme bem "neutro", no sentido de que não há clichêzinhos de fragilidade por ser uma diretora mulher.

E eu comi estes muffins maravilhosos, já!!! Nham nham ^__^

thecookieshop disse...

Já fiz esses muffins - são bem bons, e essa farofinha é ótima, uso pra várias coisas!
Ficaram lindos nessas forminhas chics.

bj

Sandra Peres disse...

Patricia, desde que conheci seu blog, ando descobrindo sabores, pesquiso muito e crio coragem aqui.

A canela que eu achava que era só para o chá, tem feito muito sucesso em pães e bolos.

Vi que tem uma loja na amazon, gostaria de comprar alguns livros, mas estou aprendendo inglês agora, e pelo que vi, só dá para comprar com cartão de crédito internacional, que eu não tenho, tem como comprar de outra forma?

Beijos

Tati disse...

Engraçado vc ter postado sobre esse filme ontem a noite, pois era o q eu estava assistindo :)
Gostaria de parabenizar pelo blog. É show!!! Estou encantada com as fotos. Mas as receitas tb não deixam a desejar.
Eu entrei no mundo dos food blogs agora, pois tb adoro cozinhar e tirar fotos das receitas que faço. Seu blog só tem me inspirado ainda mais :)
Beijinhos.

Levi Pereira disse...

Paty, amOO canela!!!
bjos

Valentina disse...

Gosto muito de canela. O perfume que exala é inebriante. Agora, dependendo da quantidade pode acabar tomando conta e os outros sabores ficam meio despercebidos. a cara deste muffin está lindinha.Dá vontade de pegar um. Aparência é muuito importante.

Rafaela disse...

Patricia,

tudo bom? um gracinha os muffins.

Mais uma duvida: que batedeira voce tem? vejo em muitas receitas voce dizendo pra usar batedor em formato de pá mas acho que na batedeira que tem aqui em casa nao tem. Eu ate procurei fotos de batedores mas não identifiquei qual e o formato de pa.Estou querendo comprar uma batedeira nova para fazer bolos e cookies principalmente. O que voce sugere?

Obrigada pelas receitas e pela paciencia.

bjao

tatiane disse...

Nunca coloquei farofinha nos muffins... ainda mais com canela, resultado, terei que fazer!
beijos

Fernanda Scagliusi disse...

Fiz esses muffins no domingo. Ficaram excelentes, obrigada pela receita!!

Patricia Scarpin disse...

Quéroul, também achei a cena dele fenomenal!
A cara de bunda de James Cameron: não tem preço. :)
Beijão, querida!

Liv, depois me conta? Não concordo contigo sobre Avatar, mas tá valendo!
Beijo!

Rita, querida, eu também sou doidinha por canela, até exagero. :)
Espero que vc e os teus pequenos gostem!
Beijão!

Laila, e não é? Muita peninha! :D
Beijo!

Tania, eu comprei estas na Etsy (www.etsy.com)
Beijo!

Glória, obrigada pela visita! Vou lá te visitar.
Beijo!

Marcia, que bom que você gosta - isso me deixa super feliz. :)
Beijo!

Ameixa, hahaha, morrendo de rir contigo - talvez! :)
Que bom que dá pra usar canela aos montes sem ir à falência, né?
Beijo, querida!

Tati, é verdade! Foram estes, né, querida?
Também não sou muito de filme de guerra, mas olha, se tem Ralph Fiennes vejo tudo. :)
Beijão, querida!

Paula, essa farofinha vicia, amiga, te conto isso. :)
Beijo!

Sandra, que boa notícia! Eu fico pra lá de feliz sabendo que você está gostando de novos sabores!
Quanto à Amazon, não tem outro jeito, não, infelizmente... :(
Beijo!

Tati, boa sorte com o seu blog novo!
Beijo!

Levi, eu tb! :)
Beijo!

Tina, o perfume é mesmo uma delícia, também adoro! Eu troco um muffin desse por um daqueles de mirtilo que vc fez. ;)

Rafaela, tudo bem, sim, e contigo?
Eu tenho uma Kitchen Aid, o batedor de pá vem em batedeiras do tipo planetária.
Eu amo a Kitchen Aid, mas como ela é super cara, dá uma olhadinha nas planetárias nacionais. Não vou te indicar marca porque nunca usei outra.
Beijo e boa sorte!

Tati, você vai viciar, querida. Acredite. :)
Beijão!

Fernanda, que notícia boa! Eu é que agradeço você ter vindo aqui me contar!

moranguita disse...

hum que bem que vinha agora para o mu lanche da manha:-)

Related Posts with Thumbnails